Salário Emocional Benefícios e Como se Pode Implementar

Salário Emocional Benefícios para Empresas e Colaboradores

O conceito de salário emocional refere-se a todos os benefícios que vão para além da remuneração anual que se aufere. Podem ser benefícios financeiros mas a maior parte são benefícios não financeiros e por isso dificilmente quantificáveis em termos monetários.

Tempo de leitura estimada: 4 minutes

Salário Emocional

As empresas com uma boa gestão de recursos humanos apostam na valorização destes seus recursos pois aumenta-lhes não só o conhecimento, mas também ao reconhecer o trabalho realizado, o nível de satisfação aumenta.

O salário emocional vai muito além do dinheiro, alinhando os valores e a cultura da empresa e dos colaboradores que passam a sentir-se parte de uma equipa.

Permite poder expressar as suas ideias e torna a comunicação entre lideres e liderados mas aberta e transparente.

Estes benefícios podem aumentar a satisfação de uma pessoa no trabalho.

As emoções são responsáveis por tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar e por isso são estas emoções positivas que trazem bem-estar, promovem a satisfação e melhoram aspetos como maior empenho e criatividade e isso também traz valor à empresa.

O salário emocional pode incluir coisas como autonomia, flexibilidade, crescimento pessoal e profissional, um ambiente de trabalho positivo e o sentimento de se fazer parte de uma equipa maior, a própria organização no seu todo.

Texto indicando PUBLICIDADE

Isto não significa que o salário emocional substitua o salário em dinheiro.

É preciso que a remuneração mostre que a empresa valoriza os profissionais e que lhes pagam bem.

A partir da satisfação das necessidades financeiras do colaborador, vem o salário emocional que complementam o grau de felicidade com que o trabalhador está na empresa.

Há dois fatores de particular importância para que os colaboradores se sintam bem no trabalho: o ambiente de trabalho e a atenção e respeito que é dado às pessoas

Benefícios do Salário Emocional

O salário emocional tem benefícios para as partes envolvidas, colaboradores e empresas.

Assim,

Aumento da satisfação no trabalho: os colaboradores sentem-se valorizados e apreciados e o seu contributo torna-se mais efetivo.

Retenção de colaboradores: Pessoas satisfeitas são mais propensas em continuar e a retenção de bons profissionais é importante para as empresas.

Texto indicando PUBLICIDADE

Aumento de produtividade: Os colaboradores tendem a ser mais produtivos pois sentem-se num bom ambiente, o seu comportamento tende a ser positivo e sabem que a empresa reconhece e valoriza o seu trabalho.

Melhoria do bem-estar: O salário emocional pode melhorar o bem-estar dos funcionários, pois pode incluir benefícios como flexibilidade de horário, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e um ambiente de trabalho positivo.

Atração de talentos: As empresas que oferecem um bom salário emocional são mais atraentes para os potenciais candidatos, pois demonstram que respeitam e valorizam os seus colaboradores e preocupam-se com o seu bem-estar.

Como Aumentar o Salário Emocional

O aumento do salário emocional pode ser atingido de várias formas.

Vejamos alguns exemplos:

Conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar: Alguns trabalhos permitem flexibilidade, por exemplo utilizando o trabalho remoto ou dando flexibilidade de horário. Isso aumento a satisfação do colaborador.

Oportunidades de progressão na carreira: é uma possibilidade que a haver só pode aumentar a satisfação no trabalho, aumentando o empenho dos profissionais.

Existências de espaços de lazer: ter um espaço onde se pode relaxar, falar com outros colegas de forma descontraída melhora o sentimento de bem-estar.

Benefícios complementares: Benefícios como seguro de saúde, assistência à educação dos filhos, senhas de refeição, prémios de produtividade, prémios de desempenho, prémios de qualidade, podem aumentar a satisfação no trabalho.

Atividades de “teambuilding”: Atividades que promovem a camaradagem e a colaboração entre os membros da equipe podem melhorar o ambiente de trabalho e o espírito de equipa.

Programas de formação contínua: Oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional e aumentam a satisfação no trabalho.

Bom ambiente profissional: Um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, de respeito mútuo, clima de transparência e com sentido ético, fazem com que as pessoas se sintam bem e trabalhem com gosto pelo que fazem.

Avaliação de desempenho: Uma das formas de valorizar o trabalho de cada colaborador é a avaliação de desempenho, feita de forma profissional. É preciso dar atenção às pessoas e com essa fórmula, não só damos atenção às pessoas, como ajudamos ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecemos o trabalho realizado, torna o ambiente mais agradável pois os objetivos a atingir são discutidos e acordados com cada um tornando clara a visão dos líderes da empresa em relação ao que a empresa pretende. Dá maior transparência e respeito pelos envolvidos.

Resumo

Infográfico Salário Emocional
Infografia do Salário Emocional

O salário emocional é assim um complemento ao salário monetário e não um substituto.

Ambos são importantes para a satisfação geral do trabalho.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top