O conceito de salário emocional refere-se a todos os benefícios que vão para além da remuneração anual que se aufere. Podem ser benefícios financeiros mas a maior parte são benefícios não financeiros e por isso dificilmente quantificáveis em termos monetários.
Tempo de leitura estimada: 4 minutes
Salário Emocional
As empresas com uma boa gestão de recursos humanos apostam na valorização destes seus recursos pois aumenta-lhes não só o conhecimento, mas também ao reconhecer o trabalho realizado, o nível de satisfação aumenta.
O salário emocional vai muito além do dinheiro, alinhando os valores e a cultura da empresa e dos colaboradores que passam a sentir-se parte de uma equipa.
Permite poder expressar as suas ideias e torna a comunicação entre lideres e liderados mas aberta e transparente.
Estes benefícios podem aumentar a satisfação de uma pessoa no trabalho.
As emoções são responsáveis por tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar e por isso são estas emoções positivas que trazem bem-estar, promovem a satisfação e melhoram aspetos como maior empenho e criatividade e isso também traz valor à empresa.
O salário emocional pode incluir coisas como autonomia, flexibilidade, crescimento pessoal e profissional, um ambiente de trabalho positivo e o sentimento de se fazer parte de uma equipa maior, a própria organização no seu todo.
Isto não significa que o salário emocional substitua o salário em dinheiro.
É preciso que a remuneração mostre que a empresa valoriza os profissionais e que lhes pagam bem.
A partir da satisfação das necessidades financeiras do colaborador, vem o salário emocional que complementam o grau de felicidade com que o trabalhador está na empresa.
Há dois fatores de particular importância para que os colaboradores se sintam bem no trabalho: o ambiente de trabalho e a atenção e respeito que é dado às pessoas
Benefícios do Salário Emocional
O salário emocional tem benefícios para as partes envolvidas, colaboradores e empresas.
Assim,
Aumento da satisfação no trabalho: os colaboradores sentem-se valorizados e apreciados e o seu contributo torna-se mais efetivo.
Retenção de colaboradores: Pessoas satisfeitas são mais propensas em continuar e a retenção de bons profissionais é importante para as empresas.
Aumento de produtividade: Os colaboradores tendem a ser mais produtivos pois sentem-se num bom ambiente, o seu comportamento tende a ser positivo e sabem que a empresa reconhece e valoriza o seu trabalho.
Melhoria do bem-estar: O salário emocional pode melhorar o bem-estar dos funcionários, pois pode incluir benefícios como flexibilidade de horário, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e um ambiente de trabalho positivo.
Atração de talentos: As empresas que oferecem um bom salário emocional são mais atraentes para os potenciais candidatos, pois demonstram que respeitam e valorizam os seus colaboradores e preocupam-se com o seu bem-estar.
Como Aumentar o Salário Emocional
O aumento do salário emocional pode ser atingido de várias formas.
Vejamos alguns exemplos:
Conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar: Alguns trabalhos permitem flexibilidade, por exemplo utilizando o trabalho remoto ou dando flexibilidade de horário. Isso aumento a satisfação do colaborador.
Oportunidades de progressão na carreira: é uma possibilidade que a haver só pode aumentar a satisfação no trabalho, aumentando o empenho dos profissionais.
Existências de espaços de lazer: ter um espaço onde se pode relaxar, falar com outros colegas de forma descontraída melhora o sentimento de bem-estar.
Benefícios complementares: Benefícios como seguro de saúde, assistência à educação dos filhos, senhas de refeição, prémios de produtividade, prémios de desempenho, prémios de qualidade, podem aumentar a satisfação no trabalho.
Atividades de “teambuilding”: Atividades que promovem a camaradagem e a colaboração entre os membros da equipe podem melhorar o ambiente de trabalho e o espírito de equipa.
Programas de formação contínua: Oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional e aumentam a satisfação no trabalho.
Bom ambiente profissional: Um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, de respeito mútuo, clima de transparência e com sentido ético, fazem com que as pessoas se sintam bem e trabalhem com gosto pelo que fazem.
Avaliação de desempenho: Uma das formas de valorizar o trabalho de cada colaborador é a avaliação de desempenho, feita de forma profissional. É preciso dar atenção às pessoas e com essa fórmula, não só damos atenção às pessoas, como ajudamos ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecemos o trabalho realizado, torna o ambiente mais agradável pois os objetivos a atingir são discutidos e acordados com cada um tornando clara a visão dos líderes da empresa em relação ao que a empresa pretende. Dá maior transparência e respeito pelos envolvidos.
Resumo

O salário emocional é assim um complemento ao salário monetário e não um substituto.
Ambos são importantes para a satisfação geral do trabalho.