O que é a matriz BCG e exemplo

O que é a Matriz BCG com exemplo para o seu negócio

Ao longo da atividade da empresa é importante analisar o respetivo desempenho bem como dos vários produtos e serviços, para poder avaliar se se está numa trajetória correta e se há necessidade da tomada de decisões estratégicas. A matriz BCG é uma das ferramentas ao dispor do empreendedor para avaliar o progresso do negócio. Para ajudar nesta atividade apresenta-se a matriz BCG, o que é e com exemplo da sua utilização.

Tempo estimado de leitura: 6 minutes

O que é a matriz BCG

A matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela Boston Consulting Group e elaborada por Bruce Henderson, que foi o seu fundador.

Baseia-se no ciclo de vida dos produtos e classifica-os em 4 categorias, em função da sua quota de mercado e do potencial de crescimento nesse mercado.

O objetivo é analisar o desempenho potencial e futuro de cada produto, serviços ou unidade de negócio.

Como se constrói a Matriz BCG, com exemplo

A matriz BCG é um gráfico cartesiano com dois eixos, um vertical outro horizontal:

  • No eixo vertical, o crescimento do mercado,

é o indicador do crescimento da empresa num determinado período. Calcula-se dividindo o diferencial de volume de vendas no período pelo volume das vendas no início

Taxa de crescimento (em %) = (Volume vendas atual – Volume vendas anterior) / Volume vendas anterior x 100.

A graduação desta linha pode ser feita considerando o valor médio do crescimento deste mercado ou, em alternativa, o crescimento médio da economia e os valores máximos e mínimos.

Por exemplo, se o crescimento médio de 2%, e o valor máximo que se conhece for de 4%, então os valores a considerar no eixo vertical podem ser o valor mínimo de 0% e o máximo de 4%. Outra opção pode ser entre -1% e 5%.

  • No eixo horizontal, a quota de mercado,

é a parte da contribuição dos produtos da empresa em relação ao mercado, a quota de mercado. Calcula-se através da divisão das vendas da empresa pelo valor total das vendas no mercado.

Vendas / Vendas totais

Em vez de escolher o valor total do mercado, dependendo do negócio e produtos que se quer analisar, pode-se optar por comparar com um dos concorrentes, ou por este estar mais próximo localmente se o negócio for local, ou próximo em termos económicos ou, ainda, outra dimensão considerada relevante.

A graduação da linha horizontal pode ser 10% como o valor máximo, significando que a empresa ou o produto vende 10 vezes mais que o concorrente e, no extremo oposto, o valor 0,1% representando um décimo das vendas do concorrente. No ponto médio, colocar-se-ia 1,0%.

Exemplo de Construção da Matriz BCG

Com o exemplo referido os eixos têm estes valores na Matriz BCG:

Construção Matriz BCG
Construção Matriz BCG

Assim, para utilizar esta metodologia, em primeiro lugar é preciso recolher os dados relativos aos produtos ou serviços que se pretendem avaliar. Listar os produtos ou unidades de negócios e os valores de vendas de cada um períodos diferentes.

Colocar os produtos na Matriz BCG, outro exemplo

As empresas, produtos ou serviços são posicionados na matriz, de acordo com a respetiva performance nestes dois parâmetros.

Um exemplo de um produto ou unidade de negócio que é a que mais vende no mercado, 50% mais do que o concorrente mais próximo. Este produto deve ser colocado na linha de 1,5 (50% mais) no eixo horizontal. O mínimo e o máximo podem ser -2 e 2. Zero será o ponto médio.

Se a taxa de crescimento for de 8%, marcar 8% no eixo vertical. O valor máximo e mínimo podem ser 0% e 10% e, assim, o ponto médio será 5%.

Na interseção das duas linhas (1,5 e 8%) desenhar um círculo que simboliza este produto ou negócio.

Quanto maior for o círculo maior o volume das vendas.

Posicionamento Matriz BCG
Posicionamento Matriz BCG

Como funciona a Matriz BCG?

Permite, em função do desempenho e potencial dos produtos em relação aos concorrentes, tomar decisões sobre quais os produtos que devemos investir mais e quais os que devem ser retirados do mercado. A visualização gráfica desses parâmetros ajuda na tomada de decisão.

A matriz BCG tem 4 quadrantes e em cada um deles associa uma categoria:

  • Estrela: Produtos que ficam no quadrante superior esquerdo estão a gerar um elevado volume de vendas e com quota de mercado apreciável.
    O investimento tem de ser elevado para manter o crescimento e continuar o enfoque no valor que é percecionado pelo cliente.
  • Ponto de Interrogação: ficam no quadrante superior direito que, embora com baixa quota de mercado, estão num franco crescimento. São produtos em que a incerteza é elevada.
    É importante avaliar o feedback dos clientes para saber se vale a pena investir para fazer crescer a sua quota de mercado?
  • Vaca Leiteira: Este é a posição que todos querem ter pois os produtos já são muito reconhecidos e, por isso, tem uma elevada quota de mercado embora o crescimento já seja baixo, pois já cresceu muito para se posicionar no topo da quota de mercado.
    É aqui que a empresa vai rentabilizar ao máximo o investimento feito. Mas não se pode dar como garantida esta posição, já que as necessidades dos clientes podem mudar.
    São a evolução da estrela quando o crescimento de mercado começa a cair.
  • Cão rafeiro: Quando se está nesta posição o cenário é difícil, pois não só não há crescimento como a quota de mercado é baixa.
    Em termos estratégicos é o momento para pensar em reformular o produto ou desistir da ideia se o investimento necessário for superior ao retorno que possa gerar.

Ao longo da vida dos produtos estes podem trocar de posição na Matriz BCG, sendo possível até passar pelas 4 categorias várias vezes.

Significa que tem de haver cuidado na tomada de decisão estratégica. Um cão rafeiro pode vir a trazer melhores resultados no futuro do que uma estrela e, por isso, é necessário complementar a análise com outro tipo de análises a fatores que se podem tornar um grande sucesso.

Em cada fase é necessário avaliar os indicadores de performance da empresa e do mercado, e tomar as decisões estratégicas necessárias.

Resumo do Gráfico da Matriz BCG

Exemplo Gráfico Matriz BCG
Exemplo Gráfico Matriz BCG

Vantagens e Desvantagens da Matriz BCG

Vantagens

  • Ferramenta simples e de fácil interpretação
  • Permite perceber em que ciclo de vida está cada produto
  • Compara com a concorrência
  • Ajuda a compreender os fatores que levam ao sucesso
  • Detetar eventuais problemas que devem ser resolvidos
  • Leva à formulação de novas estratégias

Desvantagens

  • Análise redutora, na medida em que só considera 2 fatores na análise.
  • Pode levar a decisões precipitadas, pelo que é necessário completar com outro tipo de análises, entre outras, a análise SWOT que realizamos na elaboração do plano de negócios da empresa.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Junte-se a nós

Gosta das questões e dicas que abordamos?

Receba as novidades diretamente na sua mailbox.

Subscreva a nossa newsletter

Pode cancelar a subscrição em qualquer momento.

E se quiser voltar, ficaremos muito gratos!

logo Passaro no Ombro 250 x 143

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups

Junte-se a nós!

Registe-se e não perca as novidades do seu blog

Receba a newsleter semanal no seu e-mail

Scroll to Top