Empreendedorismo Características de um Empreendedor

O empreendedorismo e as características de um empreendedor

O empreendedorismo que leva à criação de um negócio não é uma tarefa fácil. Alguns negócios após o seu início aumentam o impacto nas pessoas e empresas que utilizam os respetivos produtos e serviços e outros que definham e acabam encerrando as portas. Dos vários fatores que influenciam o sucesso de uma empresa, as características de um empreendedor são fatores chave.

Vejamos algumas das características do empreendedor que nos podem ajudar a obter o sucesso.

Tempo estimado de leitura: 5 minutes

Capacidade negocial e de persuasão

Uma das características do empreendedor é negociar e persuadir.

Negociar preços e prazos de entrega com fornecedores, conseguir conquistar os seus potenciais clientes para os benefícios do seu produto ou serviço ou apresentar um “pitch” da ideia do negócio a investidores experientes para poder angariar apoio financeiro, são algumas características que se destacam no empreendedorismo.

Tenha sempre presente que o resultado da negociação tem de ser boa para todas as partes. Respeite este princípio para ser considerado um negociador confiável e para obter os melhores resultados a longo prazo.

Planeamento e organização

É importante ser capaz de definir objetivos para as várias tarefas que se apresentam quer para si que para os seus colaboradores.

Além desta capacidade para definir metas e objetivos é preciso monitorizar e acompanhar a evolução e ser capaz de concretizar ou ajudar na concretização nas que têm probabilidade de se virem a atrasar.

Nunca pensar que as coisas acontecem só porque pensou e determinou que poderiam acontecer. É necessário que as faça acontecer e claro que os objetivos têm de ser alcançáveis.

Só assim é que terá o controlo do projeto de empreendedorismo.

Comunicação efetiva

A capacidade de bem comunicar é outra das características do empreendedor. Precisa de comunicar com pessoas, para negociar, para poder influenciar quer clientes quer fornecedores quer a equipa.

Na realidade esta atividade de empreendedorismo precisa que se comunique bem, sabendo ouvir os outros, respeitando o seu ponto de vista e dando sugestões.

Se se atrapalha na forma como comunica, fale mais devagar, respire entre cada frase, não queira dizer tudo o que pensa rapidamente. O pensamento é mais rápido do que a comunicação. A gestão do pensamento e a transposição para a fala ou escrita tem de ser eficazmente gerida.

Flexibilidade cognitiva

Com a velocidade a que as mudanças tecnológicas acontecem, o que é verdade hoje pode deixar de o ser no curto ou médio prazo e por isso é necessário ter flexibilidade para adequar o nosso pensamento às novas realidades.

Esta capacidade de contornar obstáculos e considerá-los como oportunidades para encontrar novos caminhos e soluções precisa de uma mente aberta à mudança.

É necessário saber ouvir as opiniões e outros pontos de vista ao longo do trajeto de empreendedorismo.

Capacidade de julgamento

Nenhuma decisão é consensual e por isso é preciso que em face das várias opiniões que é preciso saber ouvir e reconhecer as várias opiniões. Tem de decidir de acordo com as vantagens e desvantagens de cada opção.

Só com a capacidade para avaliar as várias alternativas é que a decisão pode ser tomada.

Só decidindo é que se pode levar à prática uma ideia.

É preciso coragem para tomar decisões mesmo que se venha a demonstrar que a decisão é errada. Tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar qualquer decisão.

Uma decisão errada pode ser corrigida e uma não decisão revela a ausência desta competência fulcral para o desenvolvimento das organizações.

Resiliência

É uma das características de um empreendedor bem sucedido pois, para manter o empenho no projeto e em qualquer tarefa é preciso persistência para não desistir de a concretizar e capacidade para enfrentar momentos mais difíceis.

Resiliência é, assim, a capacidade de poder recuperar de um caso menos positivo ou mesmo de enfrentar uma crise e, após passar por essas dificuldades, estar pronto para novos desafios.

Por mais que queiramos dominar os processos, a vida prega-nos partidas e por vezes as coisas não acontecem como as tínhamos antevisto e planeado.

Assim, manter a calma diante das adversidades, pois os imprevistos fazem parte do processo de evolução e não desistir, manter-se tranquilo no meio de uma crise e aguardar o resultado sem desesperar.

É uma soft skill muito importante para fazer face às adversidades e traumas da vida, saber superá-las e continuar as tarefas que estão planeadas e que necessitam de execução.

Aprender com as crises e resistir é fundamental na nossa vida e em particular nos negócios.

Ter um espírito aberto à mudança é por isso muito importante para quem deseja seguir este caminho do empreendedorismo, com persistência para encontrar caminhos alternativos e chegar aos objetivos.

Liderança

Uma das características de um empreendedor bem-sucedido é a liderança.

É uma capacidade comportamental necessária para poder conduzir uma equipa, motivando-as, criando espírito de equipa e uma mentalidade ganhadora.

O respeito, a valorização do mérito, ajudam a criar um clima de confiança e empatia, tornando mais eficaz o contributo de cada colaborador para o resultado global da empresa.

Criatividade

É preciso ser criativo para tornar um negócio concorrencial diferente dos outros, acrescentando algo de novo que tenha valor para os consumidores.

Num mundo em constante e rápida transformação é preciso conhecer as novas ideias e sistemas que podem fazer a diferença. Por isso é necessária uma postura de aprendizagem contínua para se manter no topo das ideias que podem valorizar o empreendedorismo.

Novas formas de realizar as tarefas diárias, conhecer as novas tendências de mercado, permitem acrescentar valor e melhoram a competitividade.

Empreendedorismo e Características de um Empreendedor
Empreendedorismo e Características de um Empreendedor

Conclusão

As soft skills são essenciais na vida de todos, em particular nas atividades relacionadas com o empreendedorismo.

Não é fácil desenvolvê-las, mas temos de entender quais são aquelas que temos de desenvolver e melhorar e isso só se faz com treino, errando e aprendendo.

Estar atento à forma como outros fazem e readaptar o seu comportamento atingir as melhores características do empreendedor.

Veja também

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Junte-se a nós

Gosta das questões e dicas que abordamos?

Receba as novidades diretamente na sua mailbox.

Subscreva a nossa newsletter

Pode cancelar a subscrição em qualquer momento.

E se quiser voltar, ficaremos muito gratos!

logo Passaro no Ombro 250 x 143

Leave a Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junte-se a nós!

Registe-se e não perca as novidades do seu blog

Receba a newsleter semanal no seu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top