Vamos ver como transformamos uma ideia de criação de uma empresa ou de um projeto de negócio, num modelo de negócio que seja coerente e que contemple todas as vertentes do negócio. Exemplo com o modelo de negócio Canvas.
Tempo de leitura: 8 minutes
Índice
O que é um Modelo de Negócio
O modelo de negócio é um documento simples, prático e bastante visual onde se pretende dar uma visão integrada da criação da empresa ou do projeto de negócio.
Esta é uma das atividades que o potencial empreendedor tem de ter presente e realizar, de preferência com a ajuda de alguém com experiência.

Começa por se definir qual é o produto ou serviço que pretendemos implementar e que tipo de valor podemos criar e entregar aos nossos clientes.
Devemos identificar todo o processo até à venda ao cliente, definindo, discutindo e avaliando:
- Fornecedores, concorrência e parceiros chave,
- Como fazemos chegar os produtos ou serviços ao cliente,
- Que tipo de clientes e, se há vários tipos de clientes, quais as características de cada segmento,
- Que atividades são chave no processo,
- Quais os recursos chave que temos ou que precisamos,
- Como vamos divulgar a ideia,
- Como vamos interagir com os clientes, primeiro para os atrair e depois para os reter.
- Que proposta de valor acrescentamos, em relação à concorrência,
Finalmente, precisamos de agregar estas ideia e começar a quantificar quanto vamos vender e quais serão os custos e que se vai concretizar no Plano de Negócios.
O Modelo de Negócio e o Plano de Negócio
Enquanto o modelo de negócio é sobre o que a empresa ou o projeto faz, o plano de negócio é sobre como é que a empresa o vai fazer.
Modelo de negócio é um documento que mostra de forma simples a ideia de criação de uma empresa ou projeto.
Mostra de que forma se cria e entrega valor aos clientes a partir desta ideia ou proposta de concretização da ideia.
O modelo de negócio obriga-nos a identificar os recursos e competências que temos e o que precisamos de obter para conseguir que os processos e atividades que identificámos possam ser bem executados.
Como elaborar o Modelo de Negócio
A elaboração do modelo de negócio depende do sector de atividade e da experiência de cada um dos intervenientes.
Podemos fazer listagens, por exemplo, de fornecedores, parceiros possíveis, concorrentes, atividades chave que tenham sido identificadas (inauguração, publicidade, etc.).
Nesta análise podemos também encontrar alguns fatores críticos de sucesso, por exemplo em relação à concorrência, saber que tipo de produtos similares oferece, quais os preços, promoções, utilização de meios de divulgação, nomeadamente redes sociais, vendas pela internet e eventualmente, ter acesso às contas de algumas empresas da concorrência, através de empresas que fornecem esse tipo de informação.
Podemos também usar modelos muito divulgados como o Modelo “Canvas” ou o Modelo da “Cadeia de Valor de Porter”.

A metodologia mais conhecida para apoio na elaboração do modelo de negócio é o Canvas, criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneu e que ajuda a ter uma visão mais completa de um negócio.
O quadro do Modelo de Negócio Canvas contém os seguintes nove parâmetros
- Proposta de valor
- Segmento de clientes
- Atividades-chave
- Recursos-chave
- Fontes de receita
- Parcerias
- Relacionamento com o cliente
- Canais de distribuição
- Estrutura de custos
Por outro lado, o plano de negócio é um documento mais detalhado que apresenta análises económicas e financeiras, análise de mercado e sustenta por isso a viabilidade do negócio.
O processo para elaborar o plano de negócios, considerando que temos agora de quantificar em valor as várias vertentes do negócio, vai ajudar-nos a integrar todas as ideias e verificar o impacto das decisões estratégicas. Pode, igualmente, levantar questões que vão carecer de nova reavaliação de alguns desses pontos, para prosseguir.
Quando o Plano de Negócios for dado por concluído passa a ser o guia da empresa. Definidos os objetivos, permite ao longo da vida da empresa verificar se esses objetivos estão a ser cumpridos, quais os desvios e se é necessário redefinir a estratégia ou, tão só, ajustar alguns parâmetros e prosseguir.
É, portanto, a ferramenta de planeamento e controlo de gestão, por excelência, da empresa.
Modelo de Negócio Canvas
Pode utilizar um documento com os nove parâmetros e a estrutura que se apresenta.

Proposta de Valor
Começar pela coluna do meio, para explicar o que se vai fazer e qual o valor que se oferece aos clientes para os poder conquistar e fidelizar. Que tipo de problema estamos a ajudar os nossos clientes a resolver? Que tipo de necessidades somos capazes de satisfazer?
Segmentação de Clientes
Quais os clientes que pretendemos atender? Quais são os nossos clientes mais importantes? Há algum perfil específico nestes clientes? Como estão agrupados ou associados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?
Atividades-Chave
Quais as atividades chave que a empresa tem de realizar para fazer funcionar o modelo de negócio? Estão ligadas aos canais de distribuição, ou ao relacionamento com os clientes? Têm impacto nas receitas?
Recursos-Chave
Quais os recursos mais importantes para que o modelo de negócio funcione? Estão ligadas aos canais de distribuição, ou ao relacionamento com os clientes? Têm impacto nas receitas?
Fontes de Receita
Qual o preço e de que forma vamos receber esse valor dos nossos clientes? Que preço estão os nossos clientes dispostos a pagar? Para que tipo de produto ou serviço estão hoje os clientes a pagar? De que forma é que eles estão hoje a pagar? De que forma é que eles gostariam de pagar? Quanto é que cada fonte de receita contribui para o valor total dos ganhos que se pretende obter.
Parcerias Chave
Quais são os fornecedores e parceiros mais importantes e que vão ajudar a empresa a funcionar? Que os recursos chave estamos a adquirir a estes parceiros? Que atividades chave estão estes parceiros a realizar?
Relacionamento com Clientes
Que tipo de relacionamento esperam os nossos clientes que estabeleçamos e mantenhamos com eles? Que tipos de relação vamos estabelecer com os clientes para os conquistar e reter?
Canais de Distribuição
Como a empresa vai comunicar com os clientes para entregar a Proposta de Valor?
Estrutura de Custos
Quais os custos mais significativos envolvidos na operação do Modelo de Negócio? Quais os recursos chave mais caros? Quais as atividades chave mais caras da operação?
Finalmente, todo este processo pode e deve ser melhorado, com recurso a discussão com pessoas de diferentes áreas que possam contribuir para enriquecer e valorizar o modelo de negócio.
Convidar pessoas com um perfil do tipo dos potenciais clientes para assistir a demonstrações, propostas ou protótipos e pedir para darem feedback.
Modelos de Negócio que podem interessar
Franquia ou Franchising
É um modelo de negócio em que a empresa mãe ou franchisadora mediante um contrato com a empresa franchisada, concede o direito de utilizar o seu conhecimento, marca, produtos, serviços, tecnologias, métodos de gestão em troca de contrapartidas financeiras.
Exemplos como o McDonalds´s, Antarte, Burguer King, Century 21, Swarovski, Papagaio sem Penas.
Assinatura
O modelo de assinatura ou recorrência, os clientes pagam pelo serviço mensalmente ou outra periodicidade.
Este modelo funciona muito bem para negócios que oferecem um serviço ou produto continuo, como serviços de entretenimento, Spotify, Netflix ou de leitura de jornais como o Expresso, Público, modelo de mentoria de profissionais de diversas áreas ou modelo da caixa de assinatura em que recebe periodicamente uma caixa ou outro formato com produtos exclusivos, livros, vinhos, papelaria.
Freemium
É um modelo de negócio em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente, mas que para obter recursos adicionais tem de pagar um valor. O gratuito é um produto ou serviço “free” e os recursos adicionais são “premium”.
Muito vulgar em software e serviços web.
Exemplos como o Skype, Mailchimp, Dropbox, Zapier, OneDrive, Google Drive.
Isca e Anzol
É um modelo em que se oferece um produto ou serviço a um preço muito baixo (isca), mas que obriga a obter um produto ou serviço complementar com uma margem de lucro maior para a empresa (anzol). Um produto ou serviço não funciona sem o outro.
Exemplo das máquinas de café expresso em que as cápsulas só funcionam naquela máquina. As impressoras e cartuchos de tinta, dispensador de água (isca) e garrafas de água (anzol).
Market Place
Neste modelo Marketplace, uma loja de menor dimensão aluga o espaço virtual de uma loja maior e, em troca, cede a ela uma percentagem sobre as vendas.
Exemplo como a Uber, AirBnB, Amazon.
Negócios Sociais
Para o empreendedor que quer também ser solidário social e ambientalmente, este pode ser uma forma de negócio.
São empresas que além da sua imagem preocupam-se em gerar impactos positivos para o mundo.
Exemplos, DoctorGummy, MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.
SaaS, Software as a Service, Software como Serviço
O Software como Serviço é uma forma de distribuição e comercialização de software.
Neste modelo o fornecedor de software oferece além do software toda a estrutura necessária para esse serviço, como sejam servidores, mecanismos de backup, cuidados com a segurança. O cliente utiliza o serviço através da Internet e paga um valor pelo serviço.
Por exemplo, Zoom, Camtasia, Doodly.
Podemos agora partir para começar a elaborar o plano de negócios.

Modelo de Negócio
Faça o download gratuito desta folha e se gostar, faça um bom comentário ou uma boa avaliação do nosso artigo e registe o seu mail para acompanhar as nossas novidades.
Obrigado.
Envie o link de download para:
Veja Também
Como sempre artigos muito interessantes e aprofundados. Parabéns Eng. Fidalgo. Forte abraço