Modelo de Negócio Canvas

Modelo de Negócio, o que é e como elaborar

Vamos ver como transformamos uma ideia de criação de uma empresa ou de um projeto de negócio, num modelo de negócio que seja coerente e que contemple todas as vertentes do negócio. Exemplo com o modelo de negócio Canvas.

Tempo de leitura: 8 minutes

O que é um Modelo de Negócio

O modelo de negócio é um documento simples, prático e bastante visual onde se pretende dar uma visão integrada da criação da empresa ou do projeto de negócio.

Criar e Discutir o Modelo de Negócio
Criar e Discutir o Modelo de Negócio

Começa por se definir qual é o produto ou serviço que pretendemos implementar e que tipo de valor podemos criar e entregar aos nossos clientes.

Devemos identificar todo o processo até à venda ao cliente, definindo, discutindo e avaliando:

  • Fornecedores, concorrência e parceiros chave,
  • Como fazemos chegar os produtos ou serviços ao cliente,
  • Que tipo de clientes e, se há vários tipos de clientes, quais as características de cada segmento,
  • Que atividades são chave no processo,
  • Quais os recursos chave que temos ou que precisamos,
  • Como vamos divulgar a ideia,
  • Como vamos interagir com os clientes, primeiro para os atrair e depois para os reter.
  • Que proposta de valor acrescentamos, em relação à concorrência,

Finalmente, precisamos de agregar estas ideia e começar a quantificar quanto vamos vender e quais serão os custos e que se vai concretizar no Plano de Negócios.

O Modelo de Negócio e o Plano de Negócio

Enquanto o modelo de negócio é sobre o que a empresa ou o projeto faz, o plano de negócio é sobre como é que a empresa o vai fazer.

Modelo de negócio é um documento que mostra de forma simples a ideia de criação de uma empresa ou projeto.

Mostra de que forma se cria e entrega valor aos clientes a partir desta ideia ou proposta de concretização da ideia.

O modelo de negócio obriga-nos a identificar os recursos e competências que temos e o que precisamos de obter para conseguir que os processos e atividades que identificámos possam ser bem executados.

Como elaborar o Modelo de Negócio

A elaboração do modelo de negócio depende do sector de atividade e da experiência de cada um dos intervenientes.

Podemos fazer listagens, por exemplo, de fornecedores, parceiros possíveis, concorrentes, atividades chave que tenham sido identificadas (inauguração, publicidade, etc.).

Nesta análise podemos também encontrar alguns fatores críticos de sucesso, por exemplo em relação à concorrência, saber que tipo de produtos similares oferece, quais os preços, promoções, utilização de meios de divulgação, nomeadamente redes sociais, vendas pela internet e eventualmente, ter acesso às contas de algumas empresas da concorrência, através de empresas que fornecem esse tipo de informação.

Podemos também usar modelos muito divulgados como o Modelo “Canvas” ou o Modelo da “Cadeia de Valor de Porter”.

Cadeia de Valor
Cadeia de Valor

A metodologia mais conhecida para apoio na elaboração do modelo de negócio é o Canvas, criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneu e que ajuda a ter uma visão mais completa de um negócio.

O quadro do Modelo de Negócio Canvas contém os seguintes nove parâmetros

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Atividades-chave
  • Recursos-chave
  • Fontes de receita
  • Parcerias
  • Relacionamento com o cliente
  • Canais de distribuição
  • Estrutura de custos

Por outro lado, o plano de negócio é um documento mais detalhado que apresenta análises económicas e financeiras, análise de mercado e sustenta por isso a viabilidade do negócio.

O processo para elaborar o plano de negócios, considerando que temos agora de quantificar em valor as várias vertentes do negócio, vai ajudar-nos a integrar todas as ideias e verificar o impacto das decisões estratégicas. Pode, igualmente, levantar questões que vão carecer de nova reavaliação de alguns desses pontos, para prosseguir.

Quando o Plano de Negócios for dado por concluído passa a ser o guia da empresa. Definidos os objetivos, permite ao longo da vida da empresa verificar se esses objetivos estão a ser cumpridos, quais os desvios e se é necessário redefinir a estratégia ou, tão só, ajustar alguns parâmetros e prosseguir.

É, portanto, a ferramenta de planeamento e controlo de gestão, por excelência, da empresa.

Modelo de Negócio Canvas

Pode utilizar um documento com os nove parâmetros e a estrutura que se apresenta.

Modelo de Negócio Canvas
Modelo de Negócio Canvas

Proposta de Valor

Começar pela coluna do meio, para explicar o que se vai fazer e qual o valor que se oferece aos clientes para os poder conquistar e fidelizar. Que tipo de problema estamos a ajudar os nossos clientes a resolver? Que tipo de necessidades somos capazes de satisfazer?

Segmentação de Clientes

Quais os clientes que pretendemos atender? Quais são os nossos clientes mais importantes? Há algum perfil específico nestes clientes? Como estão agrupados ou associados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?

Atividades-Chave

Quais as atividades chave que a empresa tem de realizar para fazer funcionar o modelo de negócio? Estão ligadas aos canais de distribuição, ou ao relacionamento com os clientes? Têm impacto nas receitas?

Recursos-Chave

Quais os recursos mais importantes para que o modelo de negócio funcione? Estão ligadas aos canais de distribuição, ou ao relacionamento com os clientes? Têm impacto nas receitas?

Fontes de Receita

Qual o preço e de que forma vamos receber esse valor dos nossos clientes? Que preço estão os nossos clientes dispostos a pagar? Para que tipo de produto ou serviço estão hoje os clientes a pagar? De que forma é que eles estão hoje a pagar? De que forma é que eles gostariam de pagar? Quanto é que cada fonte de receita contribui para o valor total dos ganhos que se pretende obter.

Parcerias Chave

Quais são os fornecedores e parceiros mais importantes e que vão ajudar a empresa a funcionar? Que os recursos chave estamos a adquirir a estes parceiros? Que atividades chave estão estes parceiros a realizar?

Relacionamento com Clientes

Que tipo de relacionamento esperam os nossos clientes que estabeleçamos e mantenhamos com eles? Que tipos de relação vamos estabelecer com os clientes para os conquistar e reter?

Canais de Distribuição

Como a empresa vai comunicar com os clientes para entregar a Proposta de Valor?

Estrutura de Custos

Quais os custos mais significativos envolvidos na operação do Modelo de Negócio? Quais os recursos chave mais caros? Quais as atividades chave mais caras da operação?

Finalmente, todo este processo pode e deve ser melhorado, com recurso a discussão com pessoas de diferentes áreas que possam contribuir para enriquecer e valorizar o modelo de negócio.

Convidar pessoas com um perfil do tipo dos potenciais clientes para assistir a demonstrações, propostas ou protótipos e pedir para darem feedback.

Modelos de Negócio que podem interessar

Franquia ou Franchising

É um modelo de negócio em que a empresa mãe ou franchisadora mediante um contrato com a empresa franchisada, concede o direito de utilizar o seu conhecimento, marca, produtos, serviços, tecnologias, métodos de gestão em troca de contrapartidas financeiras.

Exemplos como o McDonalds´s, Antarte, Burguer King, Century 21, Swarovski, Papagaio sem Penas.

Assinatura

O modelo de assinatura ou recorrência, os clientes pagam pelo serviço mensalmente ou outra periodicidade.

Este modelo funciona muito bem para negócios que oferecem um serviço ou produto continuo, como serviços de entretenimento, Spotify, Netflix ou de leitura de jornais como o Expresso, Público, modelo de mentoria de profissionais de diversas áreas ou modelo da caixa de assinatura em que recebe periodicamente uma caixa ou outro formato com produtos exclusivos, livros, vinhos, papelaria.

Freemium

É um modelo de negócio em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente, mas que para obter recursos adicionais tem de pagar um valor. O gratuito é um produto ou serviço “free” e os recursos adicionais são “premium”.

Muito vulgar em software e serviços web.

Exemplos como o Skype, Mailchimp, Dropbox, Zapier, OneDrive, Google Drive.

Isca e Anzol

É um modelo em que se oferece um produto ou serviço a um preço muito baixo (isca), mas que obriga a obter um produto ou serviço complementar com uma margem de lucro maior para a empresa (anzol). Um produto ou serviço não funciona sem o outro.

Exemplo das máquinas de café expresso em que as cápsulas só funcionam naquela máquina. As impressoras e cartuchos de tinta, dispensador de água (isca) e garrafas de água (anzol).

Market Place

Neste modelo Marketplace, uma loja de menor dimensão aluga o espaço virtual de uma loja maior e, em troca, cede a ela uma percentagem sobre as vendas.

Exemplo como a Uber, AirBnB, Amazon.

Negócios Sociais

Para o empreendedor que quer também ser solidário social e ambientalmente, este pode ser uma forma de negócio.

São empresas que além da sua imagem preocupam-se em gerar impactos positivos para o mundo.

Exemplos, DoctorGummy, MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.

SaaS, Software as a Service, Software como Serviço

O Software como Serviço é uma forma de distribuição e comercialização de software.

Neste modelo o fornecedor de software oferece além do software toda a estrutura necessária para esse serviço, como sejam servidores, mecanismos de backup, cuidados com a segurança. O cliente utiliza o serviço através da Internet e paga um valor pelo serviço.

Por exemplo, Zoom, Camtasia, Doodly.

Podemos agora partir para começar a elaborar o plano de negócios.

O Plano de Negócios
O Plano de Negócios

Modelo de Negócio

Folha para usar como Modelo de Negócio, baseado no "Business Model Canvas".

Faça o download gratuito desta folha e se gostar, faça um bom comentário ou uma boa avaliação do nosso artigo e registe o seu mail para acompanhar as nossas novidades.

Obrigado.
DOWNLOAD GRÁTIS

Envie o link de download para:

Tomei conhecimento da Política de Privacidade. Opte também por receber a nossa newsletter, clicando na caixa abaixo. Obrigado.

Clique nesta caixa, para receber a nossa newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento pode cancelar a subscrição. E se quiser voltar, cá estaremos à sua espera!

Veja Também


De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Junte-se a nós

Gosta das questões e dicas que abordamos?

Receba as novidades diretamente na sua mailbox.

Subscreva a nossa newsletter

Pode cancelar a subscrição em qualquer momento.

E se quiser voltar, ficaremos muito gratos!

logo Passaro no Ombro 250 x 143

1 thought on “Modelo de Negócio, o que é e como elaborar”

Leave a Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junte-se a nós!

Registe-se e não perca as novidades do seu blog

Receba a newsleter semanal no seu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top