Margem de Contribuição diferença para Margem Bruta

Margem de Contribuição, o que é e para que serve

Há vários indicadores financeiros que são utilizados para nos darem uma informação mais clara da situação de uma empresa. Entre os vários existentes, a Margem de Contribuição é um deles.

Tempo de leitura: 3 minutes

O que é a Margem de Contribuição

É o indicador que evidencia a diferença entre a receita proveniente da venda de produtos ou serviços e os custos variáveis que são incorridos na produção necessária para entregar os produtos ou serviços vendidos.

A fórmula para calcular a margem de contribuição:

Margem de Contribuição = Receita Total – Custos e Despesas Variáveis Totais

Os custos variáveis são os que estão relacionados diretamente com a produção ou venda do produto ou serviço.

São exemplos as matérias-primas, mas também a mão de obra que é utilizada diretamente durante a produção, bem como as despesas que são incorridas unicamente quando há a venda e produção do produto ou serviço.

Estas despesas variáveis podem ser as comissões de venda, despesas com vendas, fretes ou material de embalagem, entre outros.

O que é a Margem Bruta

A Margem Bruta é a diferença entre a receita total e o custo de produção ou de aquisição dos produtos vendidos, também designado por Custos das Mercadorias Vendidas e Materiais Consumidos (CMVMC).

O valor dos custos suportados pela empresa nas Mercadorias e Materiais utilizados para as vendas incluem todos os custos diretos e indiretos associados à produção ou à aquisição dos produtos como a matéria-prima, mão de obra direta e custos indiretos de produção tal como aluguer de equipamentos ou ferramentas, energia, água e manutenção de equipamentos, custos normalmente associados a empresas industriais.

Ao incluir todos os custos industriais, não só estão considerados os custos variáveis, como na margem bruta, mas também alguns custos fixos associados à produção dos produtos.

A Margem Bruta calcula-se assim:

Margem Bruta = Receita Total – Custo das Mercadorias Vendidas e Materiais Consumidos (CMVMC)

O Custo das Mercadorias Vendidas é utilizado para empresas que comercializam produtos já prontos e adquiridos a terceiros. Representa o total de custos envolvidos na compra das mercadorias vendidas num determinado período, incluindo o custo de aquisição das mercadorias, impostos, fretes, seguros e outros custos associados à compra das mercadorias.

Já o Custo dos Materiais Consumidos é utilizado em empresas que têm como atividade principal a produção de bens para serem vendidos. Para isso tem o custo das matérias-primas consumidas no fabrico desses produtos. É obtido pela diferença entre o stock inicial e o final das matérias-primas bem como dos valores das compras de outros materiais necessários à fabricação desses produtos no período.

Diferença entre Margem de Contribuição e Margem Bruta

Em resumo, a diferença entre a Margem de Contribuição e a Margem Bruta é que a Margem de Contribuição só considera custos variáveis enquanto a Margem Bruta inclui todos os custos quer de produção quer de aquisição dos produtos vendidos, podendo incluir, portanto, alguns custos fixos.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junta-te a nós!

Regista e não percas as novidades!

Recebe a newsleter semanal no teu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top