Margem de Contribuição diferença para Margem Bruta

Margem de Contribuição, o que é e para que serve

Há vários indicadores financeiros que são utilizados para nos darem uma informação mais clara da situação de uma empresa. Entre os vários existentes, a Margem de Contribuição é um deles.

Tempo de leitura: 3 minutes

O que é a Margem de Contribuição

É o indicador que evidencia a diferença entre a receita proveniente da venda de produtos ou serviços e os custos variáveis que são incorridos na produção necessária para entregar os produtos ou serviços vendidos.

A fórmula para calcular a margem de contribuição:

Margem de Contribuição = Receita Total – Custos e Despesas Variáveis Totais

Os custos variáveis são os que estão relacionados diretamente com a produção ou venda do produto ou serviço.

São exemplos as matérias-primas, mas também a mão de obra que é utilizada diretamente durante a produção, bem como as despesas que são incorridas unicamente quando há a venda e produção do produto ou serviço.

Estas despesas variáveis podem ser as comissões de venda, despesas com vendas, fretes ou material de embalagem, entre outros.

Texto indicando PUBLICIDADE

O que é a Margem Bruta

A Margem Bruta é a diferença entre a receita total e o custo de produção ou de aquisição dos produtos vendidos, também designado por Custos das Mercadorias Vendidas e Materiais Consumidos (CMVMC).

O valor dos custos suportados pela empresa nas Mercadorias e Materiais utilizados para as vendas incluem todos os custos diretos e indiretos associados à produção ou à aquisição dos produtos como a matéria-prima, mão de obra direta e custos indiretos de produção tal como aluguer de equipamentos ou ferramentas, energia, água e manutenção de equipamentos, custos normalmente associados a empresas industriais.

Ao incluir todos os custos industriais, não só estão considerados os custos variáveis, como na margem bruta, mas também alguns custos fixos associados à produção dos produtos.

A Margem Bruta calcula-se assim:

Margem Bruta = Receita Total – Custo das Mercadorias Vendidas e Materiais Consumidos (CMVMC)

O Custo das Mercadorias Vendidas é utilizado para empresas que comercializam produtos já prontos e adquiridos a terceiros. Representa o total de custos envolvidos na compra das mercadorias vendidas num determinado período, incluindo o custo de aquisição das mercadorias, impostos, fretes, seguros e outros custos associados à compra das mercadorias.

Já o Custo dos Materiais Consumidos é utilizado em empresas que têm como atividade principal a produção de bens para serem vendidos. Para isso tem o custo das matérias-primas consumidas no fabrico desses produtos. É obtido pela diferença entre o stock inicial e o final das matérias-primas bem como dos valores das compras de outros materiais necessários à fabricação desses produtos no período.

Diferença entre Margem de Contribuição e Margem Bruta

Texto indicando PUBLICIDADE

Em resumo, a diferença entre a Margem de Contribuição e a Margem Bruta é que a Margem de Contribuição só considera custos variáveis enquanto a Margem Bruta inclui todos os custos quer de produção quer de aquisição dos produtos vendidos, podendo incluir, portanto, alguns custos fixos.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top