Tendo por base os dados dos últimos 7.000 utilizadores do ComparaJá.pt, o portal de comparação financeira revela qual o perfil e preferências de quem solicita crédito habitação. O Barómetro do Crédito Habitação em Portugal distingue também os melhores Bancos em Portugal para crédito habitação.
Artigo disponibilizado por: ComparaJá.pt
Estimated reading time: 3 minutes
Índice
Qual o perfil e preferências de quem solicita crédito habitação?
Entre as principais conclusões desta edição do Barómetro do Crédito Habitação realizado pelo ComparaJá destacam-se:
- Finalidade: 80% dos créditos solicitados são para aquisição de um imóvel e os restantes são para construção e transferência. Existe ainda uma percentagem, embora residual, correspondente a crédito hipotecário;
- Prazo: Quatro em cada 10 créditos têm uma maturidade compreendida entre 36 e 40 anos, sendo este o intervalo de duração mais escolhido. Por sua vez, poucos são os créditos (cerca de 5%) que têm uma duração de apenas até 15 anos.
- LTV: A grande maioria dos portugueses necessita de uma ajuda quase total dos bancos, sendo que 66,8% dos portugueses solicitaram um Loan to Value – LTV correspondente a 90%. Por sua vez, o segundo LTV mais solicitado foi o do intervalo de valores entre os 80% e os 89%.
- Idade: Quase metade (49%) dos proponentes têm idades entre os 26 e 35 anos, sendo que os consumidores com idades superiores aos 40 anos representam apenas 25% do total.
- Prestação: Mais de ⅓ dos portugueses (34%) tem uma mensalidade inferior a 400€. Ainda assim, cerca de 29% tem uma prestação compreendida entre os 400 e os 549€.
Quais os melhores Bancos em Portugal?
Por sua vez, com base no universo dos 7 mil utilizadores que recorreram ao serviço de comparação de Crédito à Habitação do ComparaJá.pt no primeiro semestre de 2022 para obter propostas das diferentes instituições bancárias, o portal de comparação distinguiu os bancos mais competitivos em seis categorias.
Os bancos que se destacaram pela competitividade das propostas apresentadas aos utilizadores do ComparaJá.pt nesta edição do “Barómetro do Crédito Habitação” foram:
- Crédito Habitação para Aquisição: Santander
- Crédito para Construção: Caixa Geral de Depósitos
- Crédito Habitação com Taxa Fixa: BPI
- Transferência de Crédito Habitação: Santander
- Processo mais rápido no Crédito Habitação: Millennium BCP
Na determinação da instituição distinguida nas categorias de “Crédito Habitação para Aquisição”, “Transferência de Crédito Habitação” e “Crédito para Construção”, o ComparaJá.pt considerou apenas as propostas que cumpriram os seguintes critérios: Finalidade de Aquisição de Habitação Própria e Permanente; Taxa Variável (indexada à Euribor); Montantes de financiamento iguais ou superiores a 50.000 euros; Prazo igual ou superior a 10 anos.
Já no apuramento da instituição distinguida na categoria de “Crédito Habitação com Taxa Fixa” os critérios considerados foram: Finalidade de Aquisição de Habitação Própria e Permanente; Taxa Fixa com prazo igual ou superior a 20 anos, Montantes de financiamento iguais ou superiores a 50.000 euros.
Por sua vez, na determinação do banco distinguido na categoria de “Processo mais rápido no Crédito Habitação”, isto é, o processo de contratação do crédito habitação mais célere desde o momento em que o cliente pede uma proposta até ao momento em que montante solicitado fica efetivamente disponível na sua conta bancária, foram tidas em conta três dimensões:
- Média dos processos mais rápidos;
- Média do total de processos;
- Média dos processos mais lentos.
A metodologia detalhada sobre os fundamentos que levaram à atribuição das distinções poderá ser consultada no site do ComparaJá.
Pode obter detalhes do preço das casas em Portugal, e a respetiva evolução, com dados recolhidos pelo INE.