Crédito Consolidado o que é e como pode beneficiar o seu orçamento mensal Fonte Pexels

Crédito Consolidado: o que é e como pode beneficiar o seu orçamento mensal?

O aumento do custo de vida devido à inflação, a estagnação dos salários e o aumento das taxas de juro tem originado bastantes constrangimentos às famílias, especialmente àquelas que têm prestações de crédito às costas, já que o rendimento mensal disponível baixou fazendo disparar a taxa de esforço. Apesar de tudo isto, quando o consumidor ainda não caiu em incumprimento, mas sente necessidade de ganhar folga orçamental pode apostar no crédito consolidado, uma solução de crédito pensada para ajudar as finanças das famílias.

Artigo disponibilizado por: Unik SEO

Tempo estimado de leitura: 4 minutes

O que é um Crédito Consolidado?

Na prática, o crédito consolidado é uma solução de crédito que se propõe juntar todos os créditos ao consumo (mínimo de dois) que um consumidor tenha num só. Isto é, ao pedirmos um crédito consolidado, o banco (que não tem obrigatoriamente de ser aquele em que temos os créditos ao consumo contratualizados) vai liquidar os créditos que temos em mãos junto das outras instituições ficando o consumidor a pagar apenas uma mensalidade mais baixa do que a média das mensalidades anteriores e com menor taxa de juro perante uma única instituição.

Para além do montante, o crédito consolidado vai proporcionar-nos um prazo de pagamento mais alargado e, se quisermos, usufruir de financiamento extra, já que podemos pedir um valor mais elevado do que aquele que temos em dívida e utilizá-lo para constituir um fundo de maneio ou investir.

Como é que o Crédito Consolidado pode beneficiar o meu orçamento mensal?

Para que melhor se perceba como é que o crédito consolidado pode beneficiar o nosso orçamento mensal, temos de começar por calcular a nossa taxa de esforço, taxa que, grosso modo, nos permite ficar a saber com quanto dinheiro podemos contar durante um mês após termos cumprido com as nossas obrigações financeiras.

A taxa de esforço calcula-se da seguinte forma:

Taxa de Esforço: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100

Imaginemos que temos três créditos ao consumo que totalizam uma dívida de 40 mil euros e uma mensalidade de 1000 euros no conjunto desses créditos. Como o rendimento mensal do nosso agregado mensal é de 2200 euros, a nossa taxa de esforço vai corresponder a:

1000/2200 x 100 = 45,45%

Assim, do bolo total do nosso rendimento mensal, uma vez pagas todas as mensalidades de crédito, sobra-nos 45,45% do orçamento para alimentação, pagamento de eletricidade, água, gás, etc.

De acordo com as indicações do Banco de Portugal, uma situação em que a taxa de esforço seja superior a 35% enquadra o agregado familiar em risco de incumprimento.

Face a isto decidimos utilizar a solução de crédito consolidado que, devido à digitalização dos serviços bancários, podemos pedir de forma 100% online através do nosso smartphone, PC ou tablet com ligação à Internet.

Depois de uma rápida pesquisa utilizando um motor de busca (browser), decidimos clicar na solução de crédito consolidado do UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito S.A., produto que nos permite pedir montantes entre os 5 mil e os 75 mil euros para prazos de reembolso de 24 a 84 meses.

Ao entrarmos na página, vamos dar de caras imediatamente com um simulador que nos permitirá ficar a saber qual o valor da mensalidade em função do montante e prazo escolhido, bem como tomar nota das taxas de juro praticadas (TAEG e TAN).

Uma vez que queremos não só saldar a divida decorrente dos três créditos (40 mil euros), como também pedir um financiamento extra de 3 mil euros para podermos proceder à reparação do telhado de nossa casa, valores a pagar em 84 meses, o simulador de crédito consolidado do UNIBANCO irá dar-nos um resultado de 776,18 euros.

Para percebermos de que forma esta mensalidade irá afetar a nossa taxa de esforço, fazemos novamente contas:

Nova Taxa de Esforço com a mensalidade UNIBANCO: 776,18/2200 x 100 = 35%.

Assim, com a solução de crédito consolidado do UNIBANCO, a nossa taxa de esforço baixa significativamente para os 35% permitindo-nos poupar, mensalmente, cerca de 224 euros.

Se quisermos consolidar os nossos créditos imediatamente, basta clicarmos na barra “Peça Já” que acompanha o simulador do UNIBANCO e que nos encaminha para o preenchimento de um formulário online. Preenchido o formulário e anexados os documentos exigidos, o UNIBANCO irá analisar o pedido e, se a resposta for positiva para os nossos intentos, esta instituição financeira irá liquidar os três créditos que tínhamos e depositar os 3 mil euros que pedimos a mais na conta bancária que indicamos.

Pode saber o que fazer para não estar na lista negra do Banco de Portugal.

Avalia como excelente?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junta-te a nós!

Regista e não percas as novidades!

Recebe a newsleter semanal no teu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top