O empreendedorismo é uma atividade que engloba simultaneamente a capacidade de criar, desenvolver e gerir negócios com sucesso. É um campo que atrai pessoas com visão, determinação e uma vontade inabalável de transformar as suas ideias em realidade. Os empreendedores são agentes de mudança, sempre à procura de novas formas de acrescentar valor aos produtos e serviços e satisfazer as necessidades dos utilizadores. Vejamos algumas das características de um bom empreendedor que podem ajudar a obter o sucesso.
Tempo estimado de leitura: 7 minutes
Índice
- Visão e Criatividade
- Paixão e Motivação
- Capacidade de Assumir Riscos Calculados
- Capacidade Negocial e de Persuasão
- Planeamento e Organização
- Capacidade de Comunicação e “Networking”
- Flexibilidade e Capacidade para se Adaptar à Mudança
- Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisão
- Resiliência, Persistência e Determinação
- Capacidade de Liderança
- Orientação para a Ação e Proatividade
- Conhecimento do Mercado e do Negócio
- Conclusão
Visão e Criatividade
Um empreendedor bem-sucedido tem uma visão clara do que deseja alcançar e do caminho a percorrer até atingir esse objetivo.
Tem a capacidade de identificar novas soluções para problemas e oportunidades de negócios onde outros veem apenas problemas.
Além disso, uma das características do empreendedor é ser criativo, capaz de encontrar soluções únicas e inovadoras, para os desafios que se lhe apresentam.
Para isso é necessária uma postura de aprendizagem contínua para se manter no topo do topo do conhecimento que pode valorizar o empreendedorismo.
É preciso visão estratégica e criatividade para tornar um negócio concorrencial diferente dos outros, acrescentando algo de novo que tenha valor para os consumidores.
Paixão e Motivação
A paixão é uma das características mais marcantes de um bom empreendedor.
É apaixonado pelo que faz e a forma empenhada como dedica o seu tempo e energia mostra que tem uma paixão enorme pela ideia e que enquanto a não concretizar não abdica dela.
Essa paixão motiva-o a superar todos os obstáculos que aparecem e continuar motivado para ultrapassar dificuldades e seguir em frente para atingir os objetivos.
Capacidade de Assumir Riscos Calculados
O empreendedor está disposto a assumir riscos calculados à procura de recompensas maiores.
Enquanto empreendedor tem de entender que o sucesso muitas vezes requer sair da zona de conforto e enfrentar incertezas.
Para se tornar empresário, tem de avaliar cuidadosamente os riscos envolvidos e tomar decisões informadas para minimizar potenciais perdas.
Capacidade Negocial e de Persuasão
Uma das principais características do bom empreendedor é negociar e persuadir, como acontece ao negociar preços e prazos de entrega com fornecedores mas também, conseguir conquistar os seus potenciais clientes para os benefícios do seu produto ou serviço e, ainda, apresentar um “pitch” da ideia do negócio a investidores experientes para poder angariar apoio financeiro.
É fundamental ter sempre presente que o resultado da negociação tem de ser boa para todas as partes. Respeitar este princípio para ser considerado um negociador confiável e obter os melhores resultados a longo prazo.
Planeamento e Organização
A capacidade de planeamento e organização é crucial para o bom sucesso do empreendedor.
Ser capaz de criar planos de negócios sólidos e bem estruturados, que abrangem todos os aspetos do negócio, desde as finanças ao marketing, passando pelas operações e recursos humanos.
Saber definir metas e objetivos, monitorizar a sua evolução para as concretizar ou ajudar ao cumprimento das que tenham probabilidade de se virem a atrasar.
Saber gerir bem o seu tempo e ajudar os outros a fazê-lo também, de forma eficaz para melhorar a produtividade e a organização do trabalho.
Capacidade de Comunicação e “Networking”
Outra característica de um empreendedor é ser capaz de comunicar eficazmente com todas as pessoas com quem interage, construindo e mantendo uma ampla rede de contatos e relacionamentos profissionais.
Nesta “rede” estão incluídos clientes, fornecedores, investidores, parceiros, bem como outros empreendedores.
Uma boa rede de contactos pode ser fundamental para o sucesso do negócio, seja para encontrar novos clientes, obter financiamento ou, ainda, encontrar novas oportunidades de negócio.
Precisa de comunicar com pessoas para negociar, para poder influenciar quer clientes, quer fornecedores e também a equipa.
É fundamental saber ouvir os outros, respeitando o seu ponto de vista e dando sugestões.
Se se atrapalha na forma como comunica, fale mais devagar, respire entre cada frase, não queira dizer tudo o que pensa rapidamente. O pensamento é mais rápido do que a comunicação. A gestão do pensamento e a transposição para a fala ou escrita tem de ser eficazmente gerida.
Flexibilidade e Capacidade para se Adaptar à Mudança
O ambiente de negócios está em constante mudança e os empreendedores precisam de ser capazes de se adaptar. O que é verdade hoje pode deixar de o ser no curto ou médio prazo.
Outra característica de um empreendedor é ter uma mente flexível e aberta à mudança e estar disposto a ajustar a sua abordagem, sempre que necessário.
Para isso importa saber ouvir outros pontos de vista ao longo do trajeto de empreendedorismo.
Além disso, não ter medo da mudança e, pelo contrário, ver a mudança como uma oportunidade para crescer e se destacar no mercado.
Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisão
O empreendedor precisa ter a capacidade de tomar decisões difíceis e muitas vezes arriscadas, avaliando os prós e os contras de cada hipótese que se lhe apresenta.
Precisa de ter confiança nas opções que toma e encarar que é necessário correr alguns riscos, embora devidamente analisados e ponderados.
Nenhuma decisão é consensual e por isso é preciso, em face das várias opiniões, decidir de acordo com as vantagens e desvantagens de cada opção.
Só decidindo é que se pode levar à prática uma ideia.
É preciso coragem para tomar decisões mesmo que se venha a demonstrar que a decisão é errada. Tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar qualquer decisão.
Uma decisão errada pode ser corrigida e uma não decisão revela a ausência desta competência fulcral para o desenvolvimento das organizações.
Resiliência, Persistência e Determinação
Ser empreendedor requere uma dose razoável de resiliência, para manter a motivação e empenho no projeto.
Em qualquer tarefa é preciso persistência para não desistir de a concretizar e determinação para enfrentar momentos mais difíceis.
Os desafios e obstáculos são inevitáveis ao longo do caminho mas um verdadeiro empreendedor não desiste facilmente.
Aprender com os erros e fracassos e continuar avançando em direção aos seus objetivos.
Resiliência é, assim, a capacidade de poder recuperar de um caso menos positivo ou mesmo de enfrentar uma crise e, após passar por essas dificuldades, estar pronto para novos desafios.
Por mais que queiramos dominar os processos acontece que as coisas nem sempre ocorrem com as tínhamos antevisto e planeado.
Assim, manter a calma diante das adversidades é fundamental. Os imprevistos fazem parte do processo de evolução e não desistir, manter-se tranquilo no meio de uma crise e aguardar o resultado sem desesperar.
Capacidade de Liderança
O bom empreendedor é um líder natural. Tem a capacidade de inspirar e motivar os que o rodeiam e a compartilhar a sua visão, para todos poderem agir como se fosse deles próprios.
Uma das características de um bom empreendedor é a sua excelente capacidade de comunicação bem como a capacidade de construir equipas eficazes, delegando responsabilidades e tarefas e ajudando os membros da equipa a alcançar o seu máximo potencial.
Há que respeitar os outros e criar confiança, pelo que as suas capacidades éticas e morais são aqui muito importantes.
O respeito e a a valorização do mérito ajudam a criar um clima de confiança e empatia, tornando mais eficaz o contributo de cada colaborador para o resultado global da empresa.
Orientação para a Ação e Proatividade
Outra das características de um empreendedor é a sua orientação para a ação e a vontade de transformar as suas ideias em realidade.
Como se costuma dizer, gostar de “meter a mão na massa”.
Não é só uma questão de sonho ou paixão mas, também, a capacidade de agir rapidamente para implementar as decisões tomadas.
Além disso, a capacidade para ser proativo é decisiva para poder antecipar novos desafios e tomar as medidas preventivas adequadas para evitar problemas.
Conhecimento do Mercado e do Negócio
O empreendedor precisa ter conhecimento do mercado em que está a atuar e das tendências do setor. Precisa de entender os seus clientes, quais as necessidades que têm ou mesmo antecipar necessidades futuras e saber como é possível ultrapassá-las.
Também precisa de ter conhecimentos financeiros e saber gerir as suas finanças com eficácia, além de conhecer os seus concorrentes e as oportunidades de crescimento.

Conclusão
Estas características do empreendedor não são exclusivas das pessoas que pretendem implementar as ideias num projeto de negócio, também são muito importantes para quem tem funções nas empresas e representam cada vez mais as competências que as organizações procuram quando recrutam no mercado de trabalho.
Atualmente não são só as competências técnicas necessárias para a função mas, também, as capacidades comportamentais ou “soft skills” que os recrutadores procuram e que os empreendedores precisam.
Não é fácil desenvolvê-las, mas temos de entender quais são aquelas que temos de melhorar e isso só se faz com treino, errando e aprendendo.
Estar atento à forma como outros fazem e readaptar o comportamento permite alcançar as melhores características para o empreendedor.
Veja também
Obrigado pelo Excelente artigo.
Abraço
Mário Carvalhosa