O encontro em Setúbal
Lá fomos cantando e rindo em direção a Setúbal, à procura do cais de embarque de onde partiríamos para o nosso passeio de barco e a prova de vinhos.
Prova de Vinhos em Passeio de Barco
Esperava-nos o Catamaran Boa Ideia, tripulado pelo Pierre, dono da empresa de animação turística, a À Vela Passeios que opera na zona do estuário do Sado e Sesimbra.
Este nosso passeio foi organizado pela Conceição Gato, uma “expert” na organização de eventos. Neste, combinou o passeio de barco no azul do Sado com uma saborosa prova de vinhos.

Para a seleção dos vinhos a Conceição contou, também, com o saber do conhecido Enólogo, Mário Louro.

Prova de vinhos escolhidos pelo nosso Mestre Enólogo
O Mestre Enólogo, o Eng Mário Louro, gosta de fazer este tipo de experiências. Não é uma aula nem uma prova de vinhos profissional. É uma degustação de vinhos para pessoas que gostam de os apreciar.
Por isso, os convivas eram, amiúde, desafiados a darem os seus doutos palpites sobre as castas que se iam apresentando. Mas, entre um Syrah que não o era e um Chardonnay que mais parecia um Sauvigon Blanc, partilhámos esta experiência de aromas e sabores.
É claro que, a cada ronda, da prova de vinhos, o Mestre sempre acabava a esclarecer-nos sobre as características menos perceptíveis e complexas dos vinhos.
E, como estamos a aprender, sempre, ficou-nos o ensinamento “o vinho não tem cheiro, tem aroma”!
No final, após os 12 vinhos eleitos e por nós saboreados, terminámos com um Gin Português, do Ribatejo, o Gotik, com uma pequena lasca de abóbora manteiga.
Petiscos da Marialfarroba
Já conhecíamos a Marialfarroba e o seu dono, Miguel Barros. Só não sabíamos que o Miguel era um apaixonado destas andanças marítimas.
Foi um dos convivas desta boa experiência e fez-se acompanhar de uns petiscos adequados à ocasião e, por isso, pudemos acompanhar a prova de vinhos, com o estômago bem aconchegado.
Fomos surprendidos pela qualidade e originalidade da petiscaria, com as empadinhas de pato e de frango e a tarte de legumes, fechando com um requintado doce.
A vida é bela
Num ambiente tranquilo e alegre, com vinhos excelentes, a grande dinamizadora do evento, Conceição, conseguiu que o grupo se unisse, também, à volta das canções, que nos levaram desde o cante Alentejano às muito conhecidas canções italianas.
Veja Também: