Para tentar provar que a Terra gira em torno de si mesma, o movimento de rotação da Terra, inicialmente Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) colocou um pequeno pêndulo numa plataforma giratória e o pêndulo oscilava sempre de acordo com a sua posição inicial.
Tempo de leitura: 4 minutes
Índice
As primeiras experiências de Léon Foucault
A oscilação do pêndulo não mudava de posição quando a plataforma girava simulando o movimento de rotação da Terra.
Por isso e não contente com este resultado , Léon Foucault usou um pêndulo maior com 2 metros e uma bola de 5 Kg.
Notou, desta vez, que à medida que as oscilações diminuíam de amplitude, o pêndulo parecia que girava no sentido dos ponteiros do relógio (ele estava no hemisfério Norte).

Tendo em vista perceber este fenómeno de rotação da Terra, Foucault construiu um segundo pêndulo, com 11 metros no Observatório de Paris.
O futuro Napoleão III ficou tão deslumbrado que lhe pediu para fazer uma demonstração pública no Pantheon de Paris e disse: “Vous etes invités a venir voir tourner la Terre…” (estais convidados a vir ver a Terra girar…).
A demonstração Pública do movimento de rotação da Terra, com o pêndulo que Foucault construiu
Léon Foucault assim fez, usando um cabo com 67 metros de comprimento e uma bola com 30 kg. Demonstrou assim que a Terra gira em torno de si mesma, 220 anos depois de Galileu Galilei.
Ficou conhecido como o pêndulo de Foucault.
O movimento de rotação da Terra
Hoje, sabemos que todos os pontos da Terra levam 24 horas a dar uma volta completa, com diferentes velocidades dependendo do local onde estamos. Perto dos Pólos a velocidade é mais lenta e é máxima no Equador, cerca de 1.600 Km/hr.
E contudo ela Gira
Esta discussão durou muitos anos. A teoria Heliocêntrica que coloca o Sol estacionário no centro do universo e a Terra é que se movia e a Teoria Geocêntrica que defendia que era a Terra o centro do Universo, por isso estava parada.
Esta teoria Geocêntrica dominou a Europa até ao Século XVII. Era considerada uma heresia quem pensasse de outro modo.
Giordano Bruno foi acusado de heresia e sentenciado à morte pela Inquisição em 1600, por dizer que a Terra se movia.
Copernico chegou à mesma conclusão, do movimento de rotação da Terra, mas nunca publicou os seus estudos, baseados num modelo matemático.
Galileu Galilei, pelo contrário, anunciou publicamente em 1633 e foi acusado de heresia. Não foi executado porque negou a sua conclusão, embora tenha dito em surdina “e contudo ela move-se”, “…eppur si mueve”.
Copernico e Galileu Galilei tinham razão, mas não conseguiram provar as suas teorias com experiências.
Só em 1852, quando Léon Foucault usou o pêndulo, se chegou a essa prova.

É esta a recriação do Pêndulo de Foucault que o Museu das Ciências em Valência nos apresenta.
Se considerar um ponto onde está fixado o pêndulo, no teto deste Museu, o pêndulo oscila sempre no mesmo plano (em relação a esse ponto); no entanto, a Terra gira em torno dele e por isso o plano de oscilação do pêndulo vai rodando no sentido dos ponteiros do relógio, até bater, sucessivamente, nos pinos que estão no plano horizontal.
Veja o video que comprova a rotação da Terra, o Pêndulo de Foucault:
Veja Também
- Nossa Senhora dos Desamparados em Valência
- Parque Natural da Ria Formosa
- A placa perdida do tempo dos descobrimentos, veja a história
Gostei mto!