D. Fuas Roupinho não surfava ondas gigantes, mas é uma notável figura da Nazaré. Dom Fuas, foi um dos fiéis companheiros de D. Afonso Henriques, possivelmente um dos Cavaleiros da Ordem dos Templários, que viria a ser extinta em 1312. Está ligado à famosa Lenda da Nazaré. Embora tenha sido na Nazaré o palco para a maior onda do mundo surfada, ainda não foi reconhecida como Lenda!
Tempo de leitura: 6 minutes
Lenda da Nazaré
D. Fuas Roupinho, foi o primeiro Almirante da Armada Portuguesa e ficou para a História por ter estado envolvido num célebre acontecimento, registado como a “Lenda da Nazaré”.
Reza a Lenda que, ao raiar do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, Alcaide do Castelo de Porto de Mós, fazia a sua caçada perto da orla marítima. Nessa manhã, o nevoeiro era denso e no afã da perseguição a um veado, D. Fuas não se terá apercebido da proximidade da falésia, que tão bem conhecia.

E, quando deu conta que estava à beira do abismo, perto da gruta onde se venerava a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sentiu a sua hora chegar e, in extremis, gritou:
“Senhora, Valei-me!”
Nesse instante a montada estancou e, já com as patas dianteiras fora do penhasco, fincou-se com toda a sua força nas patas traseiras e, assim, conseguiu salvar-se e ao seu ilustre cavaleiro.
Grande foi o impacto do acabar de tal cavalgada que no rochedo ficou, para sempre, cravada a pata do animal. Torna a Lenda da Nazaré muito verosímil.

O Milagre
Para agradecer tão grande milagre, D. Fuas Roupinho mandou construir uma pequena Capela sobre a gruta, a Ermida da Memória, para nela colocar a milagrosa imagem de Nossa Senhora da Nazaré.

Mas esta imagem de Nossa Senhora, tem uma história ímpar!
Sempre esteve no mesmo sítio, desde o ano de 711, dando assim o nome ao local, o “Sítio”.

Também o nome Nazaré sempre esteve associado a esta imagem de Nossa Senhora, pois diz-se ter vindo de Nazareth na Palestina, trazida por um monge grego no século IV até Mérida e, mais tarde, desse local veio para o “Sítio” pela mão do último rei visigodo da Península Ibérica.
Em 1377, O Rei D. Fernando mandou erguer uma Igreja, o Santuário de Nossa Senhora, perto da Ermida da Memória, para acolher a imagem de Nossa Senhora e fazendo jus à lenda da Nazaré.
E é ali, que ainda hoje se mantém.

Era muita a devoção dos homens do mar à Nossa Senhora da Nazaré e grandes as romarias dos marinheiros portugueses ao “Sítio”. Entre eles, nobres figuras como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

O tempo passou e, nos nossos dias, as romarias ao “Sítio” continuam. Agora, são também, feitas por outros homens do mar, os apreciadores das ondas gigantes da Nazaré e de surfistas de valente coragem que, arrojados, se aventuram perante estes gigantes de água.
É um fenómeno natural com origem na estrutura geológica do fundo oceânico junto à Praia do Norte e que se prolonga por cerca de 200 km.
Chamam-lhe “Canhão da Nazaré”, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo. O “responsável” pelas ondas gigantes da Nazaré.
O Canhão Submarino modifica as condições de propagação das ondas, tornando-as de dimensões consideráveis, podendo atingir mais de 20 metros, em particular na Praia do Norte.
A explicação científica, como se formam as ondas gigantes na Praia do Norte, do Instituto Hidrográfico.
Ondas Gigantes da Nazaré
Já em 1968, dias de “peace and love”, as ondas gigantes atraem surfistas estrangeiros que querem experimentar estas ondas. Sem os recursos de segurança de hoje e ao arrepio das indicações do pescador, que tão bem conhece o mar por estes lados, os surfistas lançam-se nas ondas gigantes da Nazaré.
O filme de Greg MacGillvray, Jim Freeman e Mike Margulies dá-nos uma nova perspectiva do que era esta praia há cerca de 50 anos.
Foram os primórdios do surf nas ondas gigante da Nazaré!
Mas, o grande desafio são as ondas extremas da Praia do Norte e as suas condições únicas para a prática do surf e encontrar a maior onda do mundo surfada.
Foi em 2010 que chegou à Nazaré Garret Mc Namara e, logo no ano seguinte, em 2011, bate o record mundial da maior onda surfada, de 24 m.

Também Mc Namara, pelos seus feitos, enfrentando as ondas gigantes da Praia do Norte é uma ilustre figura em Portugal.
O jornalista Anderson Cooper da CBS filmou em 2013 as ondas, juntamente com Mc Namara no jet sky, para o “60 Minutes Sports”.
Empolgante!
Ondas gigantes da Nazaré, a maior onda do mundo surfada e a emoção de vários surfistas famosos, neste filme da Red Bull de 2017.
O atleta português Hugo Vau, provavelmente, foi o “herói” da maior onda do mundo surfada, em Janeiro de 2018.
Créditos: Hugo Leal (Polvo)
E em Setembro de 2020, Maya Gabeira, foi a primeira surfista a bater o record Guiness da maior onda surfada por uma mulher.
Uma volta ao centro da Nazaré:
E, se quer saber como está o tempo na Nazaré, veja no IPMA.
Veja também
- A castanha, o Verão de São Martinho e o bem que faz à saúde
- Nossa Senhora dos Desamparados em Valência, Espanha
- Passeio por Arronches Alto Alentejo, o que visitar
- Campo Maior, o que ver e visitar
Excelente trabalho, bem estruturado sobre de informações referentes à Nazaré . Parabéns Pedro Fidalgo.
MPValente