Grutas de Benagil, à descoberta das praias e grutas do Algarve

Praias do Algarve e Grutas de Benagil

Praias do Algarve e as Grutas de Benagil

Ao longo da costa Algarvia, encontramos grutas marinhas, como é o caso das várias grutas de Benagil, formadas nas zonas de arriba e que são o resultado da erosão dos tempos. Normalmente são rochas sedimentares, com várias camadas, de resistências diferentes, criando estrias e espaços interiores.

Em milhares de anos, foram sujeitas a todo o tipo de intempéries e de acidentes sísmicos e vulcânicos, por isso os seus contornos tornaram-se estranhos e surpreendentes.

Por vezes, as formas moldadas pela natureza, acabam por emprestar às grutas imagens interessantes, que nos são familiares.

Fotografadas por muitos profissionais, parece arte em areia e pedra.

As Grutas de Benagil

No Barlavento Algarvio, há incríveis formações rochosas que mergulham no oceano e que, aqui e ali, nos sugerem figuras, como a do elefante perfeitamente esculpido pela força das água e dos ventos.

Algumas praias e em particular muitas dessas grutas, só são acessíveis por mar, conferindo ao passeio um caráter mágico e secreto.

Praias do Algarve
Praias do Algarve

A Gruta do Paraíso e a Catedral tiveram uma menção especial no Huffington Post, como sendo um dos 5 lugares mais bonitos do mundo.

A praia de Centianes

Uma das mais bonitas praias do Algarve, é a praia do Vale de Centianes, rodeada por escarpas, abrigada do vento, fazem dela um local particular de mar límpido e areia fina.

Entre um banho e outro nestas águas algarvias, há que fazer um passeio de barco, inesquecível e imperdível.

Passeio pelas grutas de Benagil

Num ambiente tranquilo e alegre, agendámos um passeio e, à hora marcada, recebemos as instruções de segurança, um colete salva vidas e partimos à descoberta.

O Skipper João que nos acompanhou é um algarvio de gema, que conhece bem esta costa e, por isso, a sensação de segurança é grande.

O João manobra o barco com uma grande perícia que permite passar a milímetros das rochas ou avançar para o interior de uma gruta escura como breu mas que ele conhece como as suas mãos e bem sabe quando deve parar. É o que faz, quando nós, num esforço de vislumbrarmos qualquer referência, menos esperamos.

Percorremos as várias grutas de Benagil e em todas elas há sempre particularidades fantásticas e surpreendentes.

Os Olhos estão a olhar para ti!
Os Olhos estão a olhar para ti!

Aqui, uma formação rochosa parece o perfil de uma cara, ali, um crocodilo bem esculpido na rocha.

Cada gruta tem os seus contornos e todas elas foram baptizadas com nomes sugestivos e apropriados, fruto da imaginação das gentes do mar.

Gruta do Paraíso, a bela

Foram seis as grutas de Benagil que pudemos visitar.

Todas elas diferentes e com aspetos “sui generis”. Desde a Gruta da Cara, à do Farol de Alfanzina, à Gruta do Paraíso, ao Lanchão do Ladrão, à Catedral e à Gruta do Crocodilo.

Passámos também pelas praias do Carvalho, do Benagil e da Marinha cuja beleza as torna das mais referenciadas e procuradas praias do Algarve.

Detalhe da Catedral Benagil
Detalhe da Catedral Benagil

A Gruta do Paraíso e a Catedral, como as outras grutas marinhas são fascinantes, que nos proporcionam paisagens de sonho e praias paradisíacas.

Se fizeres uma visita às Grutas de Benagil ou às praias do Algarve, coloca as tuas fotos e videos no Instagram ou Facebook e marca a publicação com #aprendersempre #passaronoombro e aproveita para nos seguires no Instagram!

Como avalia este artigo?

Clique numa estrela para o avaliar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

close

Junte-se a nós!
Seja feliz!

Visite a Página Facebook
Receba Newsletter por Email
Veja o nosso canal Youtube
Visite-nos no Twitter
Visite o Instagram