Praias do Algarve e as Grutas de Benagil
Ao longo das praias do Algarve e da costa Algarvia, encontramos grutas marinhas, como é o caso das várias grutas de Benagil, formadas nas zonas de arriba e que são o resultado da erosão dos tempos. Normalmente são rochas sedimentares, com várias camadas, de resistências diferentes, criando estrias e espaços interiores. Todas têm um nome, como a gruta do Paraíso ou a Catedral.
Em milhares de anos, foram sujeitas a todo o tipo de intempéries e de acidentes sísmicos e vulcânicos, por isso os seus contornos tornaram-se estranhos e surpreendentes.
Por vezes, as formas moldadas pela natureza, acabam por emprestar às grutas imagens interessantes, que nos são familiares.
Fotografadas por muitos profissionais, estas grutas no Algarve parecem arte em areia e pedra.
Grutas de Benagil Foto de Reiseuhu Grutas de Benagil Foto de Fred Rivett Grutas de Benagil Foto de Julius Silver
As Grutas de Benagil
No Barlavento Algarvio, há incríveis formações rochosas que mergulham no oceano e que, aqui e ali, nos sugerem figuras, como a do elefante perfeitamente esculpido pela força das água e dos ventos.
Algumas praias e em particular muitas dessas grutas, só são acessíveis por mar, conferindo ao passeio um caráter mágico e secreto.

A Gruta do Paraíso e a Catedral tiveram uma menção especial no Huffington Post, como sendo um dos 5 lugares mais bonitos do mundo.
A praia de Centianes
Uma das mais bonitas praias do Algarve, é a praia do Vale de Centianes, rodeada por escarpas, abrigada do vento, fazem dela um local particular de mar límpido e areia fina.
Entre um banho e outro nestas águas algarvias, há que fazer um passeio de barco, inesquecível e imperdível.
Passeio pelas grutas de Benagil
Num ambiente tranquilo e alegre, agendámos um passeio e, à hora marcada, recebemos as instruções de segurança, um colete salva vidas e partimos à descoberta.
O Skipper João que nos acompanhou é um algarvio de gema, que conhece bem esta costa e, por isso, a sensação de segurança é grande.
O João manobra o barco com uma grande perícia que permite passar a milímetros das rochas ou avançar para o interior de uma gruta escura como breu mas que ele conhece como as suas mãos e bem sabe quando deve parar. É o que faz, quando nós, num esforço de vislumbrarmos qualquer referência, menos esperamos.
Percorremos as várias grutas de Benagil e em todas elas há sempre particularidades fantásticas e surpreendentes.

Aqui, uma formação rochosa parece o perfil de uma cara, ali, um crocodilo bem esculpido na rocha.
Cada gruta tem os seus contornos e todas elas foram baptizadas com nomes sugestivos e apropriados, fruto da imaginação das gentes do mar.
Gruta do Paraíso, a bela
Foram seis as grutas de Benagil que pudemos visitar.
Todas elas diferentes e com aspetos “sui generis”. Desde a Gruta da Cara, à do Farol de Alfanzina, à Gruta do Paraíso, ao Lanchão do Ladrão, à Catedral e à Gruta do Crocodilo.
Passámos também pelas praias do Carvalho, do Benagil e da Marinha cuja beleza as torna das mais referenciadas e procuradas praias do Algarve.

A Gruta do Paraíso e a Catedral, como as outras grutas marinhas são fascinantes, que nos proporcionam paisagens de sonho e praias paradisíacas.
Se fizeres uma visita às Grutas de Benagil ou às praias do Algarve, coloca as tuas fotos e videos no Instagram ou Facebook e marca a publicação com #aprendersempre #passaronoombro e aproveita para nos seguires no Instagram!