Após o circuito no Douro vamos a um passeio de barco pelo parque Natural da Ria Formosa! Um mergulho na Praia da Terra Estreita e culminando com uma Cataplana no Rio Gilão.
Tempo de leitura: 4 minutes
Índice
Parque Natural da Ria Formosa.
Tendo como ponto de partida o Arraial Ferreira Neto, é bela a paisagem que nos enquadra, antes de mergulhar na Praia da Terra Estreita.



O antigo Arraial Ferreira Neto
O antigo Arraial Ferreira Neto, era um empreendimento que agregava uma parte industrial de transformação do atum e uma área de manutenção fabril, bem como uma zona habitacional para o pessoal ligado a esta faina.
Não faltavam zonas de lazer, a Escola e a Igreja.
Cerca de 150 famílias de gentes do mar, ligada à faina do atum, aqui viviam.

Este Arraial foi construído em 1943. Na década de 60 começou a diminuir a existência de atum por estes locais e em 1971 terminou a captura deste peixe. A instalação ficou, assim, ao abandono até ser renovada e transformada em unidade hoteleira, o Hotel Vila Galé Albacora.
Situado no Parque Natural da Ria Formosa, em Tavira, o antigo Arraial é hoje um património arquitectónico que testemunha a forma de vida dos pescadores e suas famílias. Tem um Museu onde podemos apreciar alguns trajes da época e, também, a típica Almadrava usada então.
A Almadrava é a designação antiga, de raiz árabe e anterior à nacionalidade, que designa a armação para capturar o pescado. As redes são fixas ao fundo do mar, para apanhar o atum na sua rota migratória.

Passeio de Barco na Ria Formosa
Pela manhã apanhamos o barco que nos vai levar à Praia da Terra Estreita, passando primeiro pelo ancoradouro da Ilha de Tavira.
Durante o passeio de barco apreciamos a beleza do Parque Natural da Ria Formosa onde, aqui e ali, avistamos alguns viveiros de ostras e as salinas de onde se extrai o sal e a famosa flor de sal de Tavira.

Praia da Terra Estreita
Desembarcamos no cais que nos à Praia da Terra Estreita e, depois de umas horas neste paradisíaco local, regressamos felizes.
A Cataplana na margem do Rio Gilão
Para terminar o dia, resta procurar algum acepipe que nos relembre a tradição algarvia.
Na margem do Rio Gilão, no mercado da Ribeira de Tavira, encontramos várias opções de cataplana.
Escolhido o Restaurante Gilão, que recomendamos, saboreamos uma cataplana de marisco, preparada pela mão especial da cozinheira Cecília Paixão.
E no dia seguinte fomos ver as esculturas na areia, não muito longe desta zona Algarvia.
No Norte de Portugal a irmã da Ria Formosa é a Ria de Aveiro, afamada também pelas salinas e ovos moles.
Veja também