
Convento das Chagas de Cristo
O Convento foi fundado em 1514 pelo IV Duque de Bragança, D. Jaime, que então residia no Paço Ducal de Vila Viçosa.
Este Convento construido junto ao Palácio de Vila Viçosa dos Duques de Bragança, tinha como propósito acolher as suas filhas solteiras. Entregue à Ordem de Santa Clara, tornou-se conhecido pelo Convento das freiras ricas.
A nobreza doava ao Convento grandes somas e pensões vitalícias, permitindo que as freiras tivessem as suas próprias habitações e criadagem.
Na época do Rei D João V, obreiro do Palácio de Mafra, estavam neste Convento cerca de 80 freiras. Com a extinção das Ordens religiosas, que ocorreu por decreto em 1834 o edifício passou a estar na posse da Casa de Bragança.

Pousada de Vila Viçosa de D João IV
O Convento teve várias utilizações e foi classificado como Monumento Nacional, em 1944.
Nele foi instalada, em 1997, a Pousada de D João IV, contígua ao Palácio de Vila Viçosa.
Móveis antigos em castanho português, pinturas murais e quadros, salas de abóbada ricamente decoradas fazem reviver um passado de mais de cinco séculos e despertar os sentidos.
Boa comida em Vila Viçosa
Há muitos bons e belos restaurantes em Vila Viçosa, mas destaca-se o do antigo refeitório das freiras, do outrora Convento e agora restaurante da Pousada de D João IV e a excelente oferta de pratos e serviço.

Não pode deixar de provar o borrego assado no forno à Alentejana de sabor tradicional e um toque medieval.

Doçaria Regional

O Manjar das Chagas, com uma receita secreta e original do tempo das freiras, é uma descoberta recente. Combina-se a carne de coelho, a lembrar as caçadas reais, que conjuntamente com o açúcar, os ovos e o pão revela-se num sabor único e delicioso.
A não perder este manjar e o borrego assado no forno à Alentejana na Pousada de Vila Viçosa!

Não perca os próximos artigos. Registe o seu mail, para ser notificado gratuitamente dos nossos novos artigos.