Rei Manuel I O sonho do Rio Ganges e da India, Mundo global

Primeira moeda do mundo global era Portuguesa

A estratégia que levou Portugal à aventura da descoberta de novos caminhos e rotas marítimas. Para criar confiança no comércio, criou a primeira moeda do mundo global, que se chamou “O Português”!

A estratégia planeada pelos Rei D. João I, Rainha Filipa de Lencastre, Príncipes de Avis-Lencastre e o fiel amigo D. Nuno Álvares Pereira, levou Portugal a ser o País Europeu que fez a mudança de paradigma de “nações sempre em guerra” para aumentarem as suas possessões, para um tipo de poder assente nas “relações comerciais”.

Tempo estimado de leitura: 5 minutes

Uma Estratégia que Podemos Chamar de Disruptiva

D. João I, com apenas 7 anos, é armado cavaleiro e nomeado Mestre da Ordem de Avis.

Os conhecimentos adquiridos, bem como a vivência que a futura Rainha Filipa de Lencastre teve junto do pai John of Gaunt (ou João de Gant), Príncipe de Inglaterra e Duque de Lancaster, foram decisivos para a educação dos príncipes.

É esta “equipa” que define e implementa uma nova estratégia que põe de lado a conquista de riqueza pela guerra e privilegia a ciência e o comércio como a nova forma de poder e que resulta do lucro dos negócios.

O filho mais conhecido do Rei D. João I é D. Henrique mas, D. Duarte, futuro Rei, D. Pedro, D. João, D. Fernando e D. Isabel que casa com o Duque de Borgonha, são os jovens impulsionadores do sonho de descobrir e alcançar o desconhecido.

Para abrir novos caminhos foi preciso enfrentar o desconhecido e atrever-se a navegar “por mares nunca dantes navegados”, como dizia Luiz Vaz de Camões, n´Os Lusíadas em 1572.

Texto indicando PUBLICIDADE

Embora a missão do empreendimento fosse de ordem económica, política, social, religiosa e comercial, a conquista de Ceuta era o passo fundamental para o arranque desta estratégia. O Mediterrâneo estava controlado por piratas mouros e os Estados do Norte de África impediam as rotas terrestres provenientes de África.

A operação Ceuta foi realizada em 1415 e, até à descoberta do caminho marítimo para a Índia e para o Brasil, decorreram cem anos. Uma estratégia de longo prazo, um século de muita morte, espírito empreendedor, competência e determinação.

É já no reinado de D. Manuel I que o caminho marítimo para a India é descoberto por Vasco da Gama em 1498 e que Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil em 1500.

A Primeira Moeda do Mundo Global O Português

Neste contexto de globalização do comércio, o Rei D. Manuel I considerou ser necessário lançar uma nova moeda que fosse confiável e uma referência no mercado global.

Criou assim a moeda que designou por “O Português”.

É uma moeda com 35,5 gramas de ouro e a de maiores dimensões alguma vez feita por um território europeu. O seu valor real está, portanto, incorporado na própria moeda, dando por isso confiança aos mercadores que a utilizavam e, por arrastamento, a todas as moedas da nação Portuguesa, promovendo a credibilidade dos mercadores Portugueses.

As primeiras moedas d´O Português foram cunhadas entre 1495 e 1497, durante quatro décadas e produzidas em Lisboa, Porto, Goa, Malaca e Coxim.

“O Português” foi uma das moedas que Vasco da Gama levou nas naus para a Índia e um dos presentes que D. Manuel I enviou ao Papa Leão X em 1514.

Texto indicando PUBLICIDADE

Uma moeda real que valia o seu peso em ouro. Para termos uma ideia, 35,5 gramas de ouro, embora dependendo da cotação do ouro, valeria atualmente cerca de 1.650€.

“O Português” apresentava no anverso legendas envolvendo o escudo e a coroa e, no reverso, a Cruz de Cristo, representada pela primeira vez numa moeda.

A moeda circulou durante o século XVI, tal como hoje circula o dólar e o euro e, mais recentemente, por via das tecnologias digitais a Criptomoeda.

A moeda teve tanta relevância que mais tarde, entre 1570 e 1640, já “O Português” tinha deixado de ser cunhado, quando algumas cidades europeias passaram a criar a sua moeda a que chamaram Portugaloser, usando a Cruz de Cristo como “O Português” e com legenda que referiam o valor da antiga moeda de referência. 

A moeda “O Português”, tem no anverso duas legendas a envolver o escudo coroado:

EMANUEL R PORTVGALIE AL

C VL IN A D G CNC ETHIOPIE ARABIE PERSIE I

Significando de forma abreviada: “D. Manuel I, Rei de Portugal e dos Algarves, daquém e além-mar em África, Senhor da Guiné, da conquista e navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia”

O Português, Primeira moeda do mundo global, Anverso, Coleção do Banco de Portugal
O Português, Primeira moeda do mundo global, Anverso, Coleção do Banco de Portugal

No reverso, a legenda à volta da Cruz de Cristo “IN HOC SIGNO VINCEES”, significa em Português atual: “Com Este Sinal Vencerás”.

O Português, primeira moeda do mundo global Reverso, Coleção do Banco de Portugal
O Português, primeira moeda do mundo global Reverso, Coleção do Banco de Portugal

Notam-se as marcas do gravador do cunho, três pontos no topo da cruz.

D. Manuel I foi um continuador da estratégia de descoberta dos oceanos, implementando novas rotas tendentes a facilitar e incrementar o comércio entre os diferentes mundos do Oriente ao Ocidente.

Era Grão-Mestre da Ordem de Cristo, herdeira dos Templários e, juntamente com a Ordem de Avis e a de Santiago, foram as fontes de conhecimento, de visão global e de financiamento do empreendimento.

O “português” ficou a ser conhecido como a primeira moeda global do mundo!

Veja Também

Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões

Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.

"Impressos em Lisboa, com licença da Santa Inquisição, & do Ordinario: em casa de Antonio Gõçaluez Impressor, 1572"
DOWNLOAD

Envio do link do download para:

Tomei conhecimento da Política de Privacidade. Opte também por receber a nossa newsletter, clicando na caixa abaixo. Obrigado.

Clique nesta caixa, para receber a nossa newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento pode cancelar a subscrição. E se quiser voltar, cá estaremos à sua espera!

Imagem: Sonho profético de D. Manuel com os rios Ganges e Indo. Numa edição de Os Lusíadas. Biblioteca Nacional de Portugal.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top