O Presépio de Vila Real de Santo António tem vindo a bater sucessivos records como maior presépio de Portugal. Além disso é um presépio de Natal, amigo do ambiente.
Já com 18 anos de exposições, no ano de 2020, o enorme presépio apresenta peças representando a região do Algarve e, em particular, a cidade de Vila Real de Santo António.
Tempo de leitura: 2 minutes
O Simbolismo do Presépio
Uma das representações mais interessante e que dão nota do berço da cidade é a da Praça Marquês de Pombal e da sua construção pombalina.
De facto, foi Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, o responsável pela criação da cidade de Vila Real de Santo António, para fortalecer a imagem e o poder de Portugal, perante a fronteira com Espanha, do outro lado do Rio Guadiana.
A edificação da cidade foi muito rápida. Começou em 1774 e no final desse ano já estavam construídas a Alfândega e as casas da Câmara, com o mesmo tipo de construção da Baixa de Lisboa após o terramoto de 1755.
Não podiam faltar no Presépio de Vila Real de Santo António as tradicionais salinas, ainda hoje importante fonte de riqueza da região e as praias de Monte Gordo com as antigas cabanas e noras tradicionais algarvias.
Podemos ver, contornando o grande presépio, mais do que normalmente se expõe nesta época natalícia, cenas da história antiga do Algarve e de Portugal. Há vários episódios e cenários da Civilizações Romana, Islâmica e Egípcia.
Há mais de 5000 peças, incluindo mais de 80 peças em movimento que constituem uma atração muito especial.
Tem também lagos, fontes, sons típicos e iluminação adequada ao cenário.
Presépio de Natal amigo do ambiente
Na construção deste presépio foram usados materiais naturais ou reaproveitados, como são as 20 toneladas de areia, o musgo, a cortiça e os muitos seixos decorativos.
As inúmeras peças utilizam sistemas de iluminação por “led”, para um menor consumo energético.
Trabalho voluntário
O Presépio é o resultado do trabalho de alguns voluntários, com o apoio da Autarquia, durante praticamente todo o ano, até à abertura da exposição.
Ao terminar a exposição de cada época natalícia desmonta-se todo o cenário mágico e o trabalho de planeamento e conceção da próxima exposição recomeça, com toda a criatividade, para a concretizar.
Localização
O Presépio Gigante ocupa toda a área de exposições do Centro Cultural António Aleixo, no centro de Vila Real de Santo António.
Veja Também
- Presépios Originais na Ilha da Madeira
- Ronca de Elvas, uma tradição do Natal de Elvas
- Festa de Natal e Passagem de Ano na Madeira
- À descoberta de Vila Viçosa