Maneiras de Estar e de Fazer

Presépio de Vila Real de Santo António, o maior de Portugal

Presépio de Vila Real de Santo António Presépio de Natal

O Presépio de Vila Real de Santo António tem vindo a bater sucessivos records como maior presépio de Portugal. Além disso é um presépio de Natal, amigo do ambiente.

Já com 18 anos de exposições, no ano de 2020, o enorme presépio apresenta peças representando a região do Algarve e, em particular, a cidade de Vila Real de Santo António.

Tempo de leitura: 2 minutes

O Simbolismo do Presépio

Uma das representações mais interessante e que dão nota do berço da cidade é a da Praça Marquês de Pombal e da sua construção pombalina.

De facto, foi Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, o responsável pela criação da cidade de Vila Real de Santo António, para fortalecer a imagem e o poder de Portugal, perante a fronteira com Espanha, do outro lado do Rio Guadiana.

A edificação da cidade foi muito rápida. Começou em 1774 e no final desse ano já estavam construídas a Alfândega e as casas da Câmara, com o mesmo tipo de construção da Baixa de Lisboa após o terramoto de 1755.

Não podiam faltar no Presépio de Vila Real de Santo António as tradicionais salinas, ainda hoje importante fonte de riqueza da região e as praias de Monte Gordo com as antigas cabanas e noras tradicionais algarvias.

Podemos ver, contornando o grande presépio, mais do que normalmente se expõe nesta época natalícia, cenas da história antiga do Algarve e de Portugal. Há vários episódios e cenários da Civilizações Romana, Islâmica e Egípcia.

Há mais de 5000 peças e mais de 80 peças com movimento que constituem uma atração muito especial. Tem também lagos, fontes, sons típicos e iluminação adequada ao cenário.

Presépio de Natal amigo do ambiente

Na construção deste presépio foram usados materiais naturais ou reaproveitados, como são as 20 toneladas de areia, o musgo, a cortiça e os muitos seixos decorativos.

As inúmeras peças utilizam sistemas de iluminação por led, para um menor consumo energético.

Trabalho voluntário

O Presépio é o resultado do trabalho de alguns voluntários, com o apoio da Autarquia, durante praticamente todo o ano, até à abertura da exposição.

Ao terminar a exposição de cada época natalícia desmonta-se todo o cenário mágico e o trabalho de planeamento e conceção da próxima exposição recomeça, com toda a criatividade, para a concretizar.

Localização

O Presépio Gigante ocupa toda a área de exposições do Centro Cultural António Aleixo.

Veja Também

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o nas redes sociais!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

pt Portuguese
X

Antes de Sair

Gosta dos nossos temas?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Junte-se a nós!

Registe-se e saiba as novidades

Receba a newsleter por e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre