Nas nossos escapadelas em Portugal, esta viagem pelo Rio Douro, passando pela paisagem do Douro Vinhateiro, foi um passeio muito agradável. Num dos locais mais bonitos e onde se desfruta de belas paisagens de Portugal, o passeio de barco no Douro, acompanhados por gente simpática de diversas nacionalidades foi fantástico. Nós fomos e adorámos!
Tempo de leitura: 4 minutes
Índice
Passeio de Barco no Rio Douro
O passeio de barco, começou no Cais da Ribeira, pela manhã, bem cedo.

O Douro é um dos maiores rios da Península Ibérica e o maior rio que atravessa Portugal. Nasce em Espanha, na serra de Urbião, desaguando entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

O Porto parece emergir do rio Douro.

Dizemos adeus a uma das pontes da cidade do Porto e, em ritmo manso, passa por nós um barco rabelo, também em passeio pelo Douro.
O barco rabelo é um barco típico do Douro vinhateiro, ligado desde sempre ao transporte das pipas do Vinho do Porto das quintas onde é produzido até Gaia, onde o vinho é armazenado.
Barco sem quilha e com fundo chato para navegar no rio mesmo onde a profundidade, em certas zonas, era muito pouca.

Na nossa viagem pelo Rio Douro, passámos pelas Barragens de Crestuma-Lever e Carrapatelo que permitem aos barcos vencer os desníveis que existem.
Antes da construção das barragens, estes desníveis eram vencidos com muita dificuldade.
Os barcos, mesmo com fundo chato, em alguns locais não passavam e tinham de ser puxados por homens ou por juntas de bois, a partir dos caminhos de sirga.
A barragem de Crestuma-Lever, foi construida em 1985 e foi a última a ser construida.

A barragem do Carrapatelo é enorme, com a maior eclusa do Rio Douro e uma das maiores do mundo.
O Douro Vinhateiro e belas Paisagens de Portugal

Continuamos o passeio de barco no Douro, e eis-nos na zona do Douro Vinhateiro!
Foi considerada como uma Região Demarcada pelo Marquês de Pombal e instituida em Setembro de 1756, por Alvará do Rei D. José I.
E o passeio de barco no Douro termina. Chegámos ao Peso da Régua o nosso destino desse dia.

Património da Humanidade
No início de um Outono ameno visitámos esta zona considerada pela Unesco, em 2001, como um dos patrimónios da humanidade.
Não perca a oportunidade de experimentar um passeio de barco no Douro!
Veja também
- Quatro coisas a fazer no parque Natural da Ria Formosa
- O que visitar em Arronches, Alto Alentejo
- Viagem à Serra da Estrela
- Palácio de Estoi no Algarve
- Aveiro, canais, moliceiros e ovos moles
- Palácio dos Condes de Óbidos em Lisboa
- Esculturas na areia
- Carrinhos do Monte na Madeira
- Locais a visitar em Matosinhos
Se pensar fazer o passeio no Douro aconselho fazer antes a descida,Régua -Porto quanto a mim é sempre muito bom fazer a viagem Porto- Régua de comboi…o passeio deslumbrante sempre á beira rio.
Já fiz das duas maneiras e acho lindo o passeio de comboio, depois se puderem fazer Régua- Pinhão de barco e descer de comboio,( lindo lindo ) no Pinhão visitar enquanto esperam o comboio o Vintage hotel agora Nau , mas que foi o palácio Taylor um jardim soberbo um cais lindissimo a não perder, Fica a dica .
EUAQUI_
Hei-de ir, logo que tenha oportunidade. Se calhar convém prever a dormida no Porto na noite anterior, não é? Farão aos fins de semana? E quanto custa?
Olá Pedro,
Tens várias opções, quer em tipo de barcos, quer de trajeto.
Pode ser do Porto à Régua, visita a uma quinta do Douro e prova de vinhos do Porto e da Régua para o Porto regresso de autocarro, que foi a nossa opção. A viagem começa de manhã cedo, por isso dormir no Porto faz sentido.
Abraço
Caro Pedro, acabei de ler o relato do passeio no Douro, e devo dizer que gostei. Já conhecia, também já passei pelas eclusas e andei de barco e de carro pelo Douro vinhateiro. É incrível. Diria mais: é um lugar para voltar sempre. Parabéns, portanto, pela iniciativa.
Se me permitires, lanço daqui um desafio: o Pássaro organizar um novo passeio, lá mais para a Primavera, com dormida na zona da Régua, visita a uma das quintas do vinho Douro, e regresso novamente de barco. Tenta arranjar um orçamento tentador. Uma noite de dormida basta. A visita a um dos produtores seria obrigatória. Vais ver que a ideia tem com toda a certeza uma adesão significativa.
E é tudo.
Um abraço e parabéns.
jm
Caro João Marinho, Está lançado o desafio e vamos planear a visita e daremos notícia em breve.
Obrigado pela comentário e sugestão.
Abraço,
pf
Um passeio único no mundo. Já fiz de lancha por vários dias e voltaria a repetir.
Ninguém devia partir sem deixar esta viagem por fazer!
Parabéns Pássaro. Podes continuar a cantar no meu ombro. Um abraço.
Cara Fernanda, Vamos planear novo “voo” no rio Douro e daremos notícia em breve.
Obrigado pelo comentário e abraço.
O Pássaro