O Palácio de Estoi no Algarve, a cerca de 11km de Faro, na povoação de Estoi e nas imediações das Ruínas Romanas de Milreu, apresenta-nos um complexo que inclui o Palácio e os amplos jardins que o circundam, com adornos de azulejaria, bustos, estátuas e adornados com lagos e fontes.
Tempo de leitura: 4 minutes
História
O Palácio de Estoi no Algarve, também conhecido por Casa de Estoi e Quinta de Estoi, era originalmente denominado por Jardim de Estoy.
Francisco José Moreira de Brito de Carvalhal e Vasconcelos herda em 1782, por morte do seu pai, Fernando José de Seabra Neto, de uma das famílias mais conhecidas do Algarve, o Jardim de Estoy.

Terá sido construída ou reconstruída a edificação existente por volta de 1783. As obras terão sido dirigidas pelo Arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, responsável pelo Palácio Nacional de Queluz, com o qual aquela tem algumas semelhanças.
Em 1875 faleceu José Maria Pereira do Carvalhal, proprietário do complexo por herança familiar. Sem herdeiros, deixou em testamento que quando falecesse o Palácio e os jardins fossem vendidos e que o valor da venda fosse oferecido aos pobres.
Em 1893 o complexo foi vendido em estado de grande degradação a um abastado farmacêutico, político e proprietário no Distrito de Beja, José Francisco da Silva.
Reconstruiu o Palácio e os jardins, adquirindo muitas obras de arte, quer em Portugal quer no estrangeiro, para os ornamentar.
O Arquiteto e decorador Domingos António da Silva Meira foi responsável pelos trabalhos. Notabilizou-se pela ornamentação de algumas salas do Palácio da Pena em Sintra, por encomenda de D. Fernando II, Rei Consorte de Portugal, mais conhecido por Rei Artista.
Pelo seu grande empenho na restauração do Palácio de Estoi, José Francisco da Silva, recebeu o título de 1º Visconde de Estoi, em 1906. O Rei D. Carlos de Portugal agraciou-o com este título pelo serviço prestado à sua terra.
Este é um imóvel que muitos autores classificam como a mais significativa obra do Romantismo Algarvio.
Palácio de Estoi

Destacam-se três salas que marcam o ecletismo deste Palácio:
- Salão Nobre
- Sala Azul ou Sala de Visitas
- Sala de Jantar
A dimensão das salas, decoração e mobiliário encantam-nos.

A antiga cozinha do Palácio é muito interessante. Vale a pena apreciar o antigo sistema de telefones, o fogão, a chaminé e a decoração de azulejos.

Jardim
O Palácio é rodeado de jardins com fontes e lagos.
É decorado com estatuária e painéis de azulejo.
Património Cultural de Portugal
O Palácio de Estoi no Algarve foi considerado como Imóvel de Interesse Público em 1977 e adquirido pela Câmara Municipal de Faro em 1987.
Finalmente, foi adaptado a Pousada pelo Arquiteto Gonçalo Byrne e inaugurada em 2009, tornando-se, em 2015, uma das unidades de excelência do Grupo Pestana, integrada na Small Luxury Hotels of the Word.
Pode descarregar gratuitamente o texto de 1988 do Prof José Mesquita.
Palácio de Estoi
Enviar link de download para:
Localização do Palácio de Estoi
Veja Também