Nossa Senhora dos Desamparados cidade de Valência Espanha

Fonte Cidade de Valência Espanha

Nossa Senhora Padroeira da Cidade de Valência Espanha

O título de Nossa Senhora dos Desamparados remonta a 1414 quando o Beato Padre Jofré criou uma Instituição para abrigar pessoas com deficiência.

Com a ajuda de outros, criou a Confraria dos Desamparados, onde se reuniram principalmente artesãos mas, dado o prestígio da obra, também contou com membros da aristocracia e burgueses ricos.

Logo após a criação da casa abrigo, fizeram uma Capela, a que deram o nome de Nossa Senhora dos Desamparados e foi assim que surgiu o título.

Mais tarde, colocaram uma imagem da Nossa Senhora a quem também se chama a Virgem dos Desamparados e que está associada a um milagre: a mulher do confrade que recebeu os escultores da estátua, sendo cega e paralítica, foi a primeira pessoa a ver a imagem, curando-se completamente e passando a ver e a andar.

Após este primeiro milagre, vários outros ocorreram e, um deles, foi o fim da terrível peste que ocorreu em Valência, em meados do século XVII, no reinado de Filipe IV.

A Virgem dos Desamparados é, por isso, a padroeira da cidade de Valência.

Basílica e Imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, Cidade de Valência Espanha

A Capela inicial construída pelos Confrades, foi substituída pela Basílica em 1667, e a imagem da Virgem foi transferida para esta sua “nova morada”.

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, tem uma postura muito peculiar que dá a sensação que a Virgem está a olhar para quem olha para Ela e compreende o que se lhe está a transmitir.

A festa da Virgem dos Desamparados é celebrada no segundo domingo de maio e ainda hoje a procissão, integra os membros da Confraria, muitas vezes acompanhados de suas famílias. Levam consigo flores para colocarem no altar consagrado à Virgem.

A Confraria continua a apoiar os pobres e doentes necessitados.

Procissão da Padroeira de Valência

Registe o seu mail e passe a receber a newsletter semanal.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Lamentamos que este artigo não tenha sido útil para si!

Ajude-nos a melhorar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

close

Junte-se a nós!
Seja feliz!

Visite a Página Facebook
Receba Newsletter por Email
Veja o nosso canal Youtube
Visite-nos no Twitter
Visite o Instagram