Nossa Senhora dos Desamparados cidade de Valência Espanha

A festa, a procissão e a Imagem de Nossa Senhora dos Desamparados na Cidade de Valência Espanha. No segundo domingo de maio, vamos até lá!

Fonte Cidade de Valência Espanha

Nossa Senhora Padroeira da Cidade de Valência Espanha

O título de Nossa Senhora dos Desamparados remonta a 1414 quando o Beato Padre Jofré criou uma Instituição para abrigar pessoas com deficiência.

Com a ajuda de outros, criou a Confraria dos Desamparados, onde se reuniram principalmente artesãos mas, dado o prestígio da obra, também contou com membros da aristocracia e burgueses ricos.

Logo após a criação da casa abrigo, fizeram uma Capela, a que deram o nome de Nossa Senhora dos Desamparados e foi assim que surgiu o título.

Mais tarde, colocaram uma imagem da Nossa Senhora a quem também se chama a Virgem dos Desamparados e que está associada a um milagre: a mulher do confrade que recebeu os escultores da estátua, sendo cega e paralítica, foi a primeira pessoa a ver a imagem, curando-se completamente e passando a ver e a andar.

Após este primeiro milagre, vários outros ocorreram e, um deles, foi o fim da terrível peste que ocorreu em Valência, em meados do século XVII, no reinado de Filipe IV.

A Virgem dos Desamparados é, por isso, a padroeira da cidade de Valência.

Basílica e Imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, Cidade de Valência Espanha

A Capela inicial construída pelos Confrades, foi substituída pela Basílica em 1667, e a imagem da Virgem foi transferida para esta sua “nova morada”.

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, tem uma postura muito peculiar que dá a sensação que a Virgem está a olhar para quem olha para Ela e compreende o que se lhe está a transmitir.

A festa da Virgem dos Desamparados é celebrada no segundo domingo de maio e ainda hoje a procissão, integra os membros da Confraria, muitas vezes acompanhados de suas famílias. Levam consigo flores para colocarem no altar consagrado à Virgem.

A Confraria continua a apoiar os pobres e doentes necessitados.

Procissão da Padroeira de Valência

Registe o seu mail e passe a receber a newsletter semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.