O perfil profissional que se apresenta no Linkedin é feito pela própria pessoa que, em alguns casos, pode não ser o mais adequado no que respeita às competências e à experiência profissional apresentadas. É importante obter recomendações de ex-empregadores ou ex-colegas, o equivalente da carta de recomendação profissional. Algumas dicas como ter um bom currículo e em particular mostrar recomendações no Linkedin.
Tempo de leitura: 6 minutes
Índice
A importância das recomendações, para ter um bom currículo
As recomendações visam complementar as referências de um curriculum vitae e são um testemunho feito por outra pessoa, normalmente alguém que lhe conhece o respetivo percurso profissional.
Traduzem-se numa validação de competências não só as técnicas mas, sobretudo, as competências pessoais.
Funcionam como uma carta de recomendação profissional e contribuem para a construção de um bom perfil profissional no Linkedin e para ter um bom currículo de apresentação.

É frequente, nas recomendações, vermos testemunhar que a pessoa é um trabalhador incansável, um excelente líder que motiva a sua equipa para que a obtenção de objetivos, um bom negociador ou, ainda, uma pessoa responsável e orientada aos resultados. Todas estas características, apresentadas por uma outra pessoa têm um impacto diferente do que se forem apresentadas pelo próprio.
Imagine um recrutador que encontra o seu perfil no Linkedin. Se lá existirem vários testemunhos que atestam a veracidade do que refere quanto ao seu percurso profissional, então o recrutador fica mais confiante no que respeita às suas competências.
As recomendações têm, ainda, a possibilidade adicional de permitir contactar essa pessoa e saber mais sobre si.
Assim, as recomendações no Linkedin são muito importantes e críticas para o sucesso e um bom contributo de como ter um bom curriculo, atraente para quem pesquisa.
Procurar as pessoas que o conhecem bem
Para pedir recomendações pelo Linkedin, comece por pensar quais serão as pessoas que o conhecem bem e que julgue poderem estar disponíveis para as fazer.
Naturalmente, essas pessoas têm de pertencer à sua rede de contactos, para lhes poder dirigir o pedido de uma carta de recomendação profissional.
Como ter um bom currículo com recomendações
Passo 1 Selecionar o contacto
Se ainda não tiver uma carta de recomendação, faça uma pesquisa no Linkedin pelo nome da pessoa que pretende contactar e clique no respetivo perfil.


Por baixo da foto do contacto, clique no botão “Mais”

Selecione a opção “Solicite uma recomendação” entre as várias que aparecem

Se já tem recomendações, basta ir ao local onde estas se encontram e clique no botão “Solicitar recomendação” mesmo ao lado de uma “pequena caneta”.

Surge uma caixa onde deve colocar o nome da pessoa a contactar.


Passo 2 Que relação tem com o contacto que selecionou
Selecionado o contacto, o Linkedin apresenta-lhe duas questões. A primeira é qual a relação que tem com essa pessoa e a segunda é escolher qual a situação profissional que tinha, quando a conheceu.
Após fazer esta seleção, através dos menus que se apresentam em “drop down”, segue para o último passo.

Passo 3 Pedir a recomendação
Apresenta-se uma nota onde deverá escrever uma curta mensagem para a pessoa a contactar.
Quando escreve uma nota pessoal para essa pessoa, deve personalizar a mensagem com o seu nome, cumprimentá-la ou qualquer outra nota que possa ser relevante no momento em que a contacta.
Finalmente, peça um favor muito pessoal, o de lhe escrever uma carta de recomendação através do Linkedin.

Depois, resta esperar que o seu contacto lhe envie essa carta de recomendação profissional e, se quiser ser gentil, faça-lhe uma também.
Veja também