Fazer um pé de meia com a água

Quem disse que fazer um pé-de-meia com a água é difícil?

Poupar dinheiro pode parecer uma tarefa assustadora ou até mesmo impossível para muitas pessoas, mas existem vários métodos simples para economizar dinheiro, inclusive na conta de água. Falamos de um dos bens mais importantes do planeta terra se não o mais importante, fazer um esforço para melhorar a situação precária para a qual a humanidade caminha é um dever de todos, mas como todas as lutas por causas importantes, esta começa em casa e com cada um de nós.  Especialmente em Portugal, onde a gestão da água é uma preocupação constante devido à situação recorrente nos verões que ocorre em terras lusas, por isso é fundamental implementar métodos que minimizem os gastos de água e, consequentemente, os seus custos, ajudando a fazer um pé de meia.

Artigo escrito por Selectra.

Tempo de leitura: 3 minutes

Formas Simples de Poupar Dinheiro na Água em Portugal

Importante ter em consideração a questão das tarifas de água, que em Portugal são conhecidas por terem uma grande disparidade de região para região, já para não mencionar o constante crescimento nos níveis de consumo ao longo do país. Isto tudo para chegarmos ao ponto onde estamos, o ponto de viragem, ponto este que pode começar por uma revisão ao seu contracto de água, por que afinal tudo anda em volta das nossas escolhas do dia-a-dia

O que mudar?

Um dos primeiros conselhos é inspecionar a sua casa ou apartamento em busca de fugas de água. As fugas de água podem causar desperdício de água e, consequentemente, aumento na conta de água. Por isso, é importante verificar e reparar fugas de água em torneiras e canos assim que possível.

Outra técnica útil é praticar um consumo consciente, que inclui evitar o desperdício de água, como deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça. Estes pequenos hábitos podem economizar bastante água no fim do mês. Além disso, é importante evitar banhos demorados que gastem muita água. Banhos curtos e eficientes, podem ser uma boa alternativa.

Dispositivos economizadores de água, como torneiras e chuveiros com controle de fluxo, são outra opção para economizar água. Essas tecnologias ajudam a minimizar o uso de água sem sacrificar a sua usabilidade.

Poupar na água é bom para o ambiente
Poupar na água é bom para o ambiente
Texto indicando PUBLICIDADE

Para além disso, é fundamental ter cuidado com o uso de equipamentos que utilizam água, como máquinas de lavar roupa e louça. É importante utilizar esses aparelhos somente quando estiverem completamente cheios, para evitar lavagens com poucas peças, o que pode resultar em um desperdício significativo de água.

Outra dica útil é reutilizar água sempre que possível. A água usada para lavar roupa ou louça, por exemplo, pode ser reutilizada para limpar o chão ou regar plantas. Lavar o seu carro com outras opções que não uma mangueira ou uma máquina de pressão também é uma opção a ter em conta. Em vez disso, prefira usar um balde ou uma esponja como uma opção mais econômica e mais “verde”.

Por fim, é essencial ter cuidado com os produtos de limpeza usados em casa. Produtos de limpeza com alta concentração de químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à qualidade da água. Por isso, é importante utilizar produtos de limpeza mais naturais e ecologicamente “corretos”, que reduzam o impacto ambiental.

Concluindo, conservar água é uma responsabilidade crucial, não basta apenas reduzir os gastos na conta de água, para além da vertente económica e financeira é importante saber preservar o ecossistema e garantir o uso responsável de um recurso tão valioso e escasso que a maioria o toma por garantido. Afinal, é fácil esquecer que o ciclo da água e o ciclo da vida são um só.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top