Vamos verificar, com a ajuda de um simulador, a viabilidade de algumas obras que se podem realizar em nossa casa, bem como na instalação de novos equipamentos que contribuam para a melhoria da eficiência energética, ou, ainda, a utilização de energias renováveis, entre outros, acedendo ao programa do Portal Casa Eficiente.
Tempo de leitura: 4 minutes
Índice
Simulador do Portal Casa Eficiente
Para além de poder verificar, com este simulador “Casa Eficiente 2020”, os benefícios económicos do investimento em melhorias de eficiência energética, utilização de energias renováveis, eficiência hídrica, melhoria do desempenho ambiental e gestão de resíduos sólidos urbanos, o Portal Casa Eficiente permite, igualmente, recorrer a empréstimos com condições vantajosas.
Este programa é válido quer para moradias quer para condomínios e, neste caso, tanto pode incidir nas partes que são privadas, como nas partes comuns.
Comece pela identificação do local da casa, na qual pretende melhorar a eficiência energética.

Simular a Melhoria de Eficiência Energética
Caso pretenda uma melhoria da eficiência energética, escolha essa opção e surgem, então, várias hipóteses.

Se, por exemplo, tem uma janela grande envidraçada e pretende substituí-la por outra que tenha um melhor desempenho energético, escolha a opção “envolvente envidraçada”.
Mais abaixo no écran, responda se habita um apartamento ou uma moradia e qual a tipologia, o andar, a época construtiva e a configuração que melhor descreve o apartamento, no caso de se ter escolhido apartamento.
Com estes elementos introduzidos no simulador, este faz uma estimativa que, através dos dados introduzidos, calcula uma poupança de energia em Kilo-watt hora (kWh), bem como a redução percentual equivalente no consumo e o que essa redução significa em euros/hora anualmente.
No exemplo que reproduzimos, a redução é de 38,51€/ano, ou seja, se a aquisição das janelas e montagem importarem em 385€ então, no período de 10 anos, grosso modo, o seu investimento é amortizado, sem entrarmos em detalhes financeiros.
Para além disso o conforto da sua habitação melhora e a contribuição para o ambiente é notável, pois reduz o consumo de energia em 7,03%.

Continuando a recorrer ao simulador do programa do portal casa eficiente:
Clique no botão para adicionar a simulação, responda se quer fazer outras operações e, se escolher só esta hipótese, passa para a fase de validação.
Avaliar e validar a simulação

Nesta fase analise se o que respondeu está correto e selecione a emissão do orçamento modelo.
Com este modelo, devidamente preenchido, pode pedir a várias empresas de construção, inscritas nesta plataforma e qualificadas para o efeito, orçamentos para o que pretende.
Simular Utilização de Fontes de Energias Renováveis
Se quer usar fontes de energias renováveis em sua casa, por exemplo, para a instalação de carregadores para carros elétricos, volta ao simulador, escolhe a opção para as fontes de energias renováveis e, em seguida, pontos de carregamento. Terá de registar quantos pontos de carregamento necessita e qual a potência de cada um deles.
Esta ideia pode não poupar na energia que consome, mas é a sequência natural para quem adquiriu um carro elétrico e pretende ter maior autonomia no seu carregamento.

Outras hipóteses a considerar
Há mais hipóteses que pode explorar no simulador, nomeadamente, para a aquisição de frigorífico, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, sistema de rega, piscina, revestimento de paredes.
Outra possibilidade é encontrar fornecedores alternativos para poupança de energia. A fatura pode melhorar!
Declaração Casa Eficiente 2020
O programa casa eficiente emite uma Declaração que, juntamente com o orçamento, pode entregar e pedir empréstimo junto de um dos Bancos aderentes a este programa governamental.
Veja também
- Como pedir certidão de não dívida às Finanças
- Energia das ondas e marés
- Preço das casas em Portugal e respetiva evolução
Se quiser, pode descarregar o Regulamento.
Regulamento Casa Eficiente 2020
Enviar link do download para: