Phishing Vishing o que é e como evitar

Phishing e Vishing, como evitar burlas por telefone e email

Algumas das chamadas telefónicas e emails recebidos podem ser fraudulentas e não estão identificadas como tal. Por isso, todo o cuidado é pouco e é necessário encontrar formas de prevenir as burlas com chamadas telefónicas e emails em Portugal. Vamos saber o que são e como evitar o phishing e o vishing.

Tempo estimado de leitura: 5 minutes

Prevenção das chamadas e emails fraudulentos

Não atenda nem devolva chamadas de números desconhecidos, em particular números telefónicos internacionais.

Contacte a sua operadora e solicite informações adicionais sobre determinado número. Se aceder à Internet pode também fazer uma pesquisa desse número no seu motor de busca, ou mesmo em algumas aplicações específicas que permitem saber de quem é esse número de telefone.

Nos emails de que não conheça a proveniência, tenha cuidado e verifique com mais cuidado de quem será.

Não descarregue, nem instale, qualquer software que seja proposto por meio de comunicação telefónica, por mensagens de correio eletrónico ou por SMS. Não forneça quaisquer dados.

Lembre-se, é muito fácil cair nestas burlas telefónicas. Não aja por impulso.

O que é o phishing e o vishing telefónico?

Texto indicando PUBLICIDADE

Phishing e vishing são ambos métodos de burla através de chamada telefónica ou email que visam roubar informações pessoais em Portugal, mas diferem na forma como são executados e como os evitar:

Phishing: este é um método de ataque cibernético que induz as vítimas a clicar em links fraudulentos em e-mails recebidos. 

O link geralmente leva a vítima a um formulário que simula um site legítimo e solicita informações privadas, como nome completo, login, senhas, números de conta ou outras informações privadas. 

Um exemplo comum é um e-mail com layout e logótipo de uma instituição bancária ou de outra entidade conhecida com alerta sobre bloqueio de cartão ou de acesso à conta ou oferendo um produto ou serviço fantástico!

Mensagem fraudulenta o email não corresponde ao remetente Phishing Vishing
Mensagem fraudulenta; o email não corresponde ao remetente; Exemplo de Phishing

Existem vários sinais que podem ajudar a identificar o de phishing. Entre as várias formas, os erros ortográficos e gramaticais, o endereço completo de email não tem o nome da empresa que aparenta ser ou o assunto que tem antes do texto “FWD” que significa que a mensagem não foi endereçada para si mas que foi enviada para várias pessoas (FWD significa “forward”)

Vishing: este é uma variante do phishing, mas é realizado através de chamadas telefónicas ou mensagens de voz (combinação de phishing e voice). Os criminosos ligam e fazem-se passar por uma empresa, solicitando dados ou que faça uma instalação no seu computador. Geralmente, são pessoas convincentes que já possuem algum tipo de informação prévia e básica sobre si.

Muitas vezes, quem se apresenta faz-se passar pela Polícia Judiciária em Portugal ou mesmo a Europol, para realizar a burla com a chamada telefónica.

É importante estar sempre atento e verificar a legitimidade de qualquer solicitação de informações pessoais.

Texto indicando PUBLICIDADE

O objetivo desses criminosos é usar essas informações para aceder às contas bancárias, cartões de crédito, serviços online ou identidade das vítimas, e assim roubar-lhes dinheiro ou cometer outros crimes.

O criminoso liga e leva a pessoa que atende a chamada a pressionar três teclas no telefone ou telemóvel, por exemplo 90#. A partir desse momento todas as ligações feitas pelo criminoso passam a ser pagas na sua conta de telefone

Também, se recebem chamadas de números internacionais desconhecidos (números começados por ‘00’ ou ‘+’ e o indicativo do país), um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.

Se receber um contacto deste tipo não faculte os seus dados pessoais, nem siga as instruções recebidas. 

Lembre-se, os criminosos quer de phishing quer de vishing são muito hábeis e convincentes para manipular as emoções e a confiança das pessoas para as levar a fornecer as informações desejadas.

Ambos os métodos utilizam técnicas de “engenharia social”, baseada na ciência da motivação humana e que, num sentido negativo, pretende manipular as emoções e os instintos das vítimas de uma forma que as leva a tomar atitudes que não são do seu interesse.

A maioria destes ataques utiliza táticas como seja fazerem-se passar por uma marca confiável, ou empresas que as vítimas conhecem, confiam e com as quais talvez façam negócios com frequência ou regularmente.

Portanto, é sempre melhor ser cauteloso e verificar antes de compartilhar qualquer informação pessoal. Registe o número do contacto efetuado e contacte uma autoridade competente ou a Polícia Judiciária, denunciando a situação.

Comportamento que deve adotar em caso de suspeição

Se atender a chamada interrompa a conversa e solicite o nome da pessoa, o número de telefone e a empresa que representa.

Não saia deste pedido por mais que o outro fale. Se ele perguntar porquê, diga uma desculpa e desligue. Por exemplo, que não está interessado em falar.

Se pedirem qualquer informação pessoal, como morada, número de Segurança Social, PIN, conta bancária, etc. desligue imediatamente e bloqueie o número de telefone.

Confirme a chamada, ligando para o telefone oficial da empresa referida e verifique da veracidade desse contacto.

Ajude os outros divulgando o contacto junto das plataformas existentes para o efeito e denuncie às autoridades. Uma forma de como evitar o phishing e o vishing.

Veja também

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

1 thought on “Phishing e Vishing, como evitar burlas por telefone e email”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top