Em primeiro lugar é preciso saber que termos um cartão de crédito virtual é ter uma vida mais livre. E, neste momento, pretendemos saber como gerar cartão MB Net. Uma espécie de cartão temporário MB Net, gratuito.
Livrar-se das moedas e das notas torna a vida mais fácil, como vimos anteriormente para fazer os pagamentos do estacionamento em Lisboa.
Índice
Cartão de crédito virtual em vez de cartão físico
Em vez de usar o seu cartão de crédito habitual nas transações “online”, por exemplo a aquisição de livros e outros artigos na Amazon, é boa ideia usar um cartão virtual digital como o cartão temporário MB NET que teve algumas alterações e passou a ser integrado no serviço MB WAY e que permite gerar cartões MB NET.

Assim, uma vez que os cartões de crédito têm plafonds normalmente mais elevados, aumentamos a segurança das nossas transações.
O cartão físico pode perder-se, ser roubado ou mesmo ser clonado. Evite o risco de usar cartões reais. Em transações não presenciais o cartão de crédito virtual online faz o mesmo e é mais seguro, uma vez que os dados do cartão bancário real não são disponibilizados ao comerciante. Acresce que o cartão temporário MB NET está sujeito a limites previamente definidos por si.
Como fazer o seu cartão de crédito virtual?
Se quer fazer compras “online” em segurança poderá recorrer ao cartão temporário MB NET.

Fazer compras “online” obriga a fornecer dados relativos aos cartões de pagamento associados à sua conta Bancária.
Embora as lojas “online” invistam cada vez mais em sistemas de segurança, algumas delas não são bem conhecidas, é sempre um risco acrescido que corremos quando um cartão, que pode ter “plafonds” de crédito mais elevados, passa a estar disponível na “nuvem eletrónica”.
Uma opção mais segura para evitar estes riscos, é a criação de um cartão de crédito virtual, que fica associado à sua conta bancária, mas que tem uma validade temporária que pode ser definida por si, bem como o valor que lhe fica associado.
De facto, podemos ter tantos cartões virtuais quantos quisermos, para determinados tipos de pagamento.
O serviço MB NET é um serviço já com algum tempo de mercado e está agora associado à MB WAY.
Gerar cartão MB NET através do “site” do seu Banco, não é possível, à data desta informação.
Como fazer cartão MB Net? 4 passos para começar.
Para criar a sua conta de MB NET tem de a associar a um cartão de débito ou de crédito do seu Banco. Para poder fazer cartões virtuais destes, terá de abrir uma conta no MB WAY, através das Caixas do Multibanco.
- Inserir o seu cartão bancário na máquina de Multibanco;
- Selecionar a opção “MB Way”;
- Indicar qual o telemóvel que vai associar a este cartão. Deve ser o mesmo número que está associado à conta do cartão bancário que está a usar;
- Defina também qual será a palavra passe. A Aplicação identifica essa palavra passe, como PIN MB WAY. Deve manter-se secreto, ser um número difícil de descobrir e ter no minimo 6 digitos, a memorizar.
Instalar a App MB WAY
Uma vez registado, deve fazer o descarga da Aplicação adequada ao seu telemóvel. Eu usei o Playstore.

Antes de instalar a Aplicação pode ver o “ranking” das avaliações e algumas críticas dos já utilizadores.
Uma vez feita a escolha há que prosseguir com a instalação no telemóvel.

Iniciar a utilização da aplicação MB WAY em 3 passos.
- Para iniciar a utilização desta Aplicação e para sua segurança, além do número de telefone e da palavra passe que deu anteriormente,
- Vão enviar-lhe por SMS para o seu telemóvel, um código de ativação da conta que terá de introduzir,
- Também deve dar indicação do seu e-mail e o MB Way enviará um segundo código de ativação que terá de confirmar.
A Aplicação fica pronta e em segurança para ser utilizada.
Não há qualquer encargo pois estamos a criar um cartão virtual grátis.
As primeiras imagens, que se seguem, explicam quem são os Bancos aderentes e o que pode fazer com o cartão.



Configurar o cartão temporário
Vamos, então, começar por configurar os dados comuns a cada cartão temporário, em mais 2 passos.

- Configurar os limites que quer atribuir ao seu cartão bancário real. Terá de definir o limite máximo diário que quer aceitar para poder gerar cartão MB NET. Por exemplo pode aceitar que o seu cartão real tenha um limite máximo diário para gerar cartões MB NET de 100 euros e poder fazer compras. Não há limite ao número de cartões MB NET que pode gerar. Mas, se quiser gerar 10 cartões MB NET todos com o mesmo valor limite, então cada cartão virtual é de 10 euros.
- Tem de definir também o limite diário para pagamentos. Se o limite diário para pagamentos for de 50 euros e tiver 3 cartões virtuais, cada um deles com um limite máximo de 20 euros diários, e se num dia em 2 deles gastar 40 euros só ficará com a posssibilidade de gastar mais 10 euros no terceiro cartão de crédito virtual, mesmo que tenho definido que o limite é maior.
Como criar um cartão temporário MB NET.
Quando já estiver registado no MB NET, poderá fazer pagamentos em sites nacionais e estrangeiros, desde que estes aceitem pagamentos com a marca do cartão com o qual aderiu ao MB NET. Sempre que quiser fazer uma compra, terá de gerar cartão MB NET, temporário.
Gerar cartão MB NET
- Aceder à Aplicação MB WAY e selecionar o menu “Cartões”;

- Escolher a opção “Gerar cartão”, para gerar cartão MB NET;
- Indicar o tipo de cartão pretendido: “Compra única” (tem validade de um mês e é indicado para uma compra apenas) ou “Cartão comerciante” (tem a validade que quiser definir, até ao máximo de 12 meses, e permite fazer várias compras;
- Pode dar um nome ao cartão, por exemplo
Oseunomeamazon1
O nome é mais fácil de se relacionar com um determinado tipo de compra e é mais fácil de memorizar do que o número de identificação do cartão.
Definir o valor máximo a gastar, que pode ser mensal ou pelo total da período de validade;
- Inserir o PIN MB Way, o seu código secreto de segurança.
Cartão temporário MB NET
O cartão temporário MB NET está criado e terá o seguinte aspeto:

Após gerar cartão MB NET, pode ver os movimentos que já efetuou, pode cancelar o cartão temporário MB NET e até alterar o nome para outro que lhe seja mais conveniente. Quando precisar de indicar o número de cartão, a validade e o código CVV2 tem de selecionar “Mostrar dados”.
A seguir, para exemplificar, o mesmo cartão com outro nome:

- Quando for realizar o pagamento no “site” das suas compras, deverá usar os dados indicados no cartão temporário MB NET – número de cartão, data de validade e CVV2; o seu cartão de crédito virtual.

- Com regularidade, para fazer uma gestão cuidada, verifique os movimentos de cada cartão e se a disponibilidade já for diminuta para as próximas transações pode cancelar o cartão e criar um novo.
Passe a usar cartão de crédito virtual.
Veja também como pode enviar dinheiro online, usando o MB Way.