Maneiras de Estar e de Fazer

De quem é este número de telefone. Como descobrir.

De quem é este número de telefone

Recebemos uma chamada de um número desconhecido. De quem é este número de telefone? O que podemos fazer para identificar o número de telefone e, eventualmente, se necessário, como bloquear um número de telefone do qual não queremos receber chamadas.

Time needed: 8 minutes.

Como identificar chamadas que vêm de um número de telefone desconhecido e melhorar a eficácia dos atendimentos telefónicos?

  1. Que fazer com chamadas de números desconhecidos

  2. O telefonema que se revela inoportuno

  3. Melhorar e completar a base dos contactos

  4. Como identificar o número de telefone

  5. Como bloquear um número de telefone que não queremos atender

Que fazer com chamadas de números desconhecidos

Há situações que nos acontecem, como por exemplo, aguardarmos uma chamada telefónica a propósito da candidatura a um emprego, a confirmação de reserva do hotel, da farmácia que ficou de nos contactar assim que chegasse um medicamento.

Pode também tratar-se da chamada de um amigo, cujo contacto não temos registado.

Sem sabermos quem nos está a ligar, devemos atender a chamada, pois pode ser de um dos locais de onde aguardamos resposta ou de alguém que conhecemos, mas não temos o número.

O telefonema que se revela inoportuno

Mas também, recebemos chamadas de serviços de telemarketing ou de “call center” contratado por empresa, que pretendem vender um produto ou serviço.

Segue-se uma história maravilhosa de produto ou serviço e colocam-nos numa situação em que temos dificuldade de dizer que não pretendemos comprar ou aderir.

Há sempre argumentos do outro lado, que está treinado para estas situações, por exemplo, “experimente gratuitamente durante 15 dias”.

Se não gostamos do produto, também é difícil de argumentar, porque não temos ali à mão indicações técnicas ou evidências científicas que nos possam ajudar.

De facto, o telefonema foi inesperado e, do outro lado, está alguém que nos entrou sem pedir autorização.

Faz parte das técnicas de marketing e das vendas.

Se pedimos para nos enviarem a proposta por email para podermos analisar com mais detalhe, contrariamos os princípios da venda agressiva que nos querem impor, dado que tem de ser tudo feito pelo telefone, para aproveitar a oportunidade.

Se insistirem, o melhor é desligar o telefone, para sermos eficazes!

Na maior parte das vezes, as chamadas deste tipo, são processadas por sistemas informáticos com alguma inteligência e que, para os operadores não perderem tempo à espera que o cliente lhes responda, o sistema inicia a chamada antes dos operadores estarem livres. Ora, com frequência, quando atendemos a chamada, ficamos, como se costuma dizer, “a falar sozinhos”. O algoritmo não funcionou! Ou não teve em conta que do outro lado está uma pessoa.

Dizemos “Allo! Allo!” aguardamos uns segundos, até que um operador inicie o contacto. Ora isto é inconcebível, nós é que temos de aguardar?!

Nestes casos, podemos desligar antes da chamada ser transferida do “sistema mal programado” para o operador. Mas, se quisermos aguardar que respondam, estamos imediatamente alerta, à espera de uma venda agressiva e do pouco respeito que têm pelos seus clientes.

E lá vem a história que têm um produto ou serviço de excelência e que não há melhor no mercado. Há 25% de desconto se aderir já. Basta dizer que sim e o contrato vai por email ou por correio. Estamos a gravar a conversa para que o contrato seja válido. Mas não se preocupe que pode cancelar sempre que quiser. Bla Bla Bla Bla…

Há empresas que são recorrentes nesta técnica. O facto de não sabermos de quem é este número de telefone, leva a atendermos por uma questão de boa educação e acabamos frustrados.

Mesmo frisando que não estamos dispostos a perder o nosso tempo nesta conversa, já que, quando temos necessidade de alguma coisa, sabemos onde procurar e obter referências da qualidade do serviço ou produto, muitas vezes, o outro lado insiste!

Melhorar e completar a base dos contactos

Podemos melhorar a nossa base de contactos guardando os números de telefone de casos em que o contacto não é frequente, mas com os quais sabemos que podemos vir a contactar.

Exemplificamos com a farmácia, a candidatura a um emprego, mas podem ser casos como o supermercado que frequenta habitualmente, a loja onde faz compras de vários materiais de escritório, a livraria, etc.

Passando a identificar o número de telefone anteriormente desconhecido, permite-se minimizar a hipóteses de receber chamadas não identificadas.

Nalguns casos há chamadas ou mensagens por SMS que podem ser “spam”.

O objetivo não é que atendam a chamada. São chamadas de “trap” (reverse trap call) que podem acabar por ser cobradas com elevado custo ou em que, automaticamente, resultam na subscrição de um serviço.

Por isso se desconfiar e não atender, não devolva a chamada. Se for alguém quem lhe quer falar, voltará a ligar, mesmo que sejam os ditos “call centers”.

E se for um SMS não responda e, sobretudo, nunca dê informações pessoais.

Como identificar o número de telefone

Pode saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel, o que permite devolver a chamada, colocando o número de telefone nos contactos, já que foi previamente identificado.

Há várias plataformas disponíveis em Portugal que utilizam o contributo dos utilizadores para compilarem informação de telefones mais ou menos confiáveis, permitindo descobrir o número de telefone e saber a quem pertence.

Um exemplo é a plataforma Tellows.

Plataforma que recomendamos

Digitando um número de telefone, por exemplo 965935900.

O sistema retorna informação, como sendo do Hospital da Luz e que é um telefone confiável, a que atribuem um score de 1.

Identificar o Número de Telefone

Podemos, também, ver quem identificou e classificou este número de telefone e podemos contribuir com a nossa própria avaliação.

Como bloquear um número de telefone

Pode tentar outras alternativas, como a Páginas Amarelas ou a Truecaller.

Como bloquear um número de telefone que não queremos atender

Se, de todo, não quiser atender determinado telefone, o seu telemóvel provavelmente pode bloquear um número de telefone. Experimente esta opção ou peça ajuda ao seu Operador de Comunicações.

É possível que algumas versões mais antigas dos telefones não tenham essa possibilidade.

Podemos, ainda, descarregar uma aplicação para o telemóvel que pode fazer esse bloqueio. Por exemplo, o Tellows pode ser descarregado para o telemóvel, quer para sistemas Android quer para IOS.

De quem é este número de telefone

Pode experimentar o funcionamento, com um número de telefone de teste, para se inteirar do procedimento.

A aplicação para poder identificar telefones

Pode ver como se instala uma aplicação no telemóvel na Aplicação Siga App para tirar senhas online.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o nas redes sociais!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

pt Portuguese
X

Antes de Sair

Já viu os temas que abordamos?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Olá!

Benvindo

Junte-se a nós!

Registe-se e saiba as novidades

Receba a newsleter por e-mail

Volte sempre!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Obrigado pela visita