Exemplo de curriculum vitae português

Curriculum Vitae Português, 5 dicas para o tornar mais atraente

Para criar um Curriculum Vitae em Português, ou em outra língua não existem regras definidas, mas há modelos estabelecidos. Vamos analisar exemplos de Curriculum Vitae Português que podem ser mais atraentes.

O modelo Europass ou outros, disponibilizados por várias empresas que se dedicam à atividade de os conceber, auxiliando o preenchimento, podem ser uma forma fácil de fazer, mas são padrões muito usados.

Parece-nos ser uma boa prática não seguir um modelo muito vulgarizado. Adotar uma arquitetura que possa ser personalizada, à medida do interesse e gosto pessoal de cada um, pode fazer a diferença.

Tempo estimado de leitura: 6 minutes

É natural que o curriculum de um profissional de design, conhecedor de ferramentas artísticas, possa ter uma vertente mais criativa.

Mas, para os que não estejam habituados a utilizar tecnologias de design o Word e as suas opções básicas são o suficiente.

Para tornar o seu curriculum mais atrativo aqui deixamos cinco dicas.

Exemplo de Curriculum Vitae Português, o Conteúdo

Usar parágrafos curtos torna a leitura mais fácil e clara.

Texto indicando PUBLICIDADE

Usar títulos e subtítulos permite dar uma forma mais organizada.

Usar o negrito para chamar a atenção de pontos muito específicos, que sejam importantes referenciar, mas não utilizar em excesso.

Usar espaços em branco entre parágrafos.

Não podemos esquecer que, normalmente, um recrutador pode ter que ler muito mais de que um único curriculum, provavelmente muitas dezenas.

Assim, com sorte, cada um dos candidatos tem muito pouco tempo para captar a atenção. Por isso, por melhor que seja a sua experiência para o lugar, precisa de 20 ou 30 segundos para prender a atenção do leitor e levá-lo a continuar a leitura do seu curriculum.

O curriculum vitae é um meio de captar a atenção do recrutador. A sua finalidade é atrair o leitor e transmitir a mensagem de forma interessante e fácil.

Como dizia, o Comendador Marques de Correia, no Expresso de 3/10/2020, o modelo “Lusopass” é “dirigido para as pessoas que fazem pouco ou nada, salvo estarem nas redes sociais a socializarem (como é próprio) …”. Não é seguramente o nosso caminho.

Utilizar Fontes de Fácil Leitura

Para criar o curriculum vitae pode optar por diversas fontes. Contudo, tenha em conta que deve só utilizar fontes que sejam fáceis de ler.

Texto indicando PUBLICIDADE

No exemplo seguinte utilizamos a fonte Cambria para os textos, embora o Times New Roman seja uma boa alternativa, bem legível.

Para os títulos podemos a usar a mesma fonte, mas pode ter mais impacto se a alterarmos. No entanto, deve evitar fontes sem serifa, isto é, as que não tenham o fim das hastes das letras, traços ou prolongamentos. Exemplos destas fontes são o Arial, Arial Black ou Franklin Gothis Medium.

Comparemos então estas duas hipóteses.

No primeiro exemplo de curriculum vitae em português usamos sempre a mesma fonte, Cambria, quer em texto quer em títulos.

Fig. 1 Exemplo de Curriculum Vitae com Fonte Cambria
Fig. 1 Exemplo de Curriculum Vitae em Português com Fonte Cambria

No exemplo de curriculum vitae a seguir utilizamos, nos títulos e subtítulos, a fonte Arial Black e, no texto, a Times New Roman.

Fig. 2 Curriculum Vitae com Fontes Arial (títulos) e Times NR (texto)
Fig. 2 Exemplo de Curriculum Vitae em Português com Fontes Arial (títulos) e Times NR (texto)

Qual parece ter mais impacto visual, melhor leitura, evidenciando os pontos mais relevantes?

Utilizar Tabelas para a Apresentação do Percurso Profissional

Já tínhamos abordado esta possibilidade, substituindo o texto mais corrido e deixando de parte as listas com marcas ou números e com avanços ou recuos das margens do texto.

Vejamos primeiro um exemplo em que criamos um curriculum vitae utilizando a formatação com marcas, sem utilizar tabelas.

Fig. 3 Curriculum com Tabulações e Marcas
Fig. 3 Curriculum com Tabulações e Marcas

Em vez deste tipo de formatação podemos utilizar uma tabela para a descrição da experiência profissional, utilizando cada coluna para descrever a função, a empresa, a data e as realizações.

O exemplo seguinte utiliza uma tabela para a descrição do percurso profissional e com a fonte Calibri.

Fig. 4 Curriculum com Tabela e Logos, Fonte Calibri
Fig. 4 Curriculum com Tabela e Logos, Fonte Calibri

Utilizar Logótipos das Empresas ou Instituições Onde Trabalhou

Utilizando os logótipos das empresas com as quais colaborou, pode ser uma forma de dar um pouco mais de dinamismo ao seu Curriculum. A linguagem visual leva as pessoas a imaginar-se no contacto em causa.

Se quiser utilizar esta possibilidade, recomenda-se que a imagem do logótipo tenha uma resolução razoável para poder ser bem visualizada quando o curriculum for impresso.

Se a imagem for retirada do site da empresa é possível que a resolução não seja adequada. Se tiver dúvidas descarregue a imagem coloque-a no seu Curriculum, ajuste-a à dimensão que pretende e imprima-a. Se a resolução for boa pode usar o logótipo, caso contrário não utilize, pois o impacto que gostaria de ter acaba por ser desfavorável.

Se tiver mesmo de usar, tente melhorar a qualidade utilizando uma plataforma de design, como o Fotor.

Exemplificamos com a tabela anterior, utilizando Times New Roman no texto e Arial Black nos títulos.

Fig. 5 Curriculum Vitae Português com Tabelas, Logos, Texto Times New Roman, Títulos Arial Black
Fig. 5 Exemplos de Curriculum Vitae Português com Tabelas, Logos, Texto Times New Roman, Títulos Arial Black

Parece ter um impacto maior e melhor legibilidade.

Criar Curriculum Vitae Português com 1 ou 2 páginas

O modelo de uma (1) página serve para quem não tem muito a dizer ou que aposta numa apresentação minimalista.

O modelo de duas (2) páginas é provavelmente o que melhor se ajusta. É mais prático e tem mais espaço para apresentar o histórico da carreira profissional.

Finalmente, disponibilizamos o documento “Word” com o exemplo de uma e duas páginas que apresentámos e que pode descarregar.

Utilize-o à vontade e sucesso na sua utilização.

Veja Também:

Modelo de currículo de uma página

Curriculum Vitae com 1 página, usando fontes diferentes para texto e títulos.

Faça o download gratuito e se gostar, faça um boa avaliação ou comentário do artigo e registe o seu mail para acompanhar as nossas novidades.

Obrigado.
DOWNLOAD GRÁTIS

Enviar link de download para:

Tomei conhecimento da Política de Privacidade. Opte também por receber a nossa newsletter, clicando na caixa abaixo. Obrigado.

Clique nesta caixa, para receber a nossa newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento pode cancelar a subscrição. E se quiser voltar, cá estaremos à sua espera!

Curriculum Vitae modelo de duas páginas

Curriculum Vitae com 2 páginas, usando fontes diferentes para texto e títulos, incluindo uma tabela com utilização de logótipos, para descrição do percurso profissional.

Faça o download gratuito e se gostar, faça um boa avaliação ou comentário do artigo e registe o seu mail para acompanhar as nossas novidades.

Obrigado.
DOWNLOAD GRÁTIS

Enviar link de download para:

Tomei conhecimento da Política de Privacidade. Opte também por receber a nossa newsletter, clicando na caixa abaixo. Obrigado.

Clique nesta caixa, para receber a nossa newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento pode cancelar a subscrição. E se quiser voltar, cá estaremos à sua espera!

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top