As redes sociais são, cada vez mais, uma fonte de procura e ofertas de emprego. O LinkedIn, em particular, é a rede social onde empresas e agências de emprego publicam as suas ofertas. Vamos indicar como procurar emprego, quer para Portugal, quer para o estrangeiro, utilizando o LinkedIn a rede utilizada neste contexto. É, também, utilizada por “head hunters” que procuram determinados perfis profissionais. Desta forma, podem surgir oportunidades de trabalho inesperadas. Por isso, é importante que os nossos dados profissionais estejam sempre bem estruturados e atualizados.
Tempo de leitura: 8 minutes
Índice
Esta crise pandémica vai certamente trazer grande perturbações e por isso é avisado que, quanto antes, olhemos para esta questão.
Boa Estrutura e Conteúdo do Perfil no LinkedIn
Comecemos pela forma como apresentamos o perfil. Deve ter uma boa estrutura, sem esquecer a fotografia e a imagem de fundo, que melhora o perfil. Também, temos de considerar que algumas palavras chave devem ser utilizadas para chamar a atenção de qualquer possível recrutador e facilitar o trabalho de pesquisa pelos robots e algoritmos.
A rede social LinkedIn permite, igualmente que solicitemos recomendações aos nossos ex-empregadores e colegas de trabalho, facilitando a visualização do nosso currículo por parte dos empregadores e aumentando a credibilidade dos argumentos que apresentamos.
Além da apresentação do perfil, da riqueza do conteúdo, da confiabilidade do que se apresenta, se está interessado em procurar alternativas, então deve melhorar a forma como faz a pesquisa de oportunidades de trabalho.
Oportunidades de Trabalho, Ser Encontrado por Empregadores e “Head Hunters”
Para que as oportunidades de trabalho surjam, temos de elaborar o nosso perfil por forma a que ele traduza a nossa experiência profissional e tenha elementos que sejam facilmente detetados por quem procura.
Quer sejam os empregadores quer sejam os “head hunters” os nossos dados profissionais têm de estar atualizados e com todo o tipo de elementos que valorizem o Curriculum, nomeadamente as palavras chave que esses profissionais de recursos humanos utilizam.
Veja quais as características dos perfis dos concorrentes que aparecem melhor posicionados nos resultados de pesquisa e tente melhorar as palavras chave que utiliza.
Pode não estar à procura de emprego, mas é muitas vezes por esta via que algumas boas oportunidades podem surgir.
Como Procurar Emprego de Forma Ativa
Quando estamos ativa e sistematicamente a procurar emprego e utilizando a ferramenta Linkedin, sugiro que se sigam estes quatro passos que vou explicar.
1. Selecione as funções para que quer procurar emprego
Procure em “Job Search” pelo tipo de função que se ajusta aos seus conhecimentos e experiência, por exemplo Business Analyst, Project Manager, Quality Manager, Management Consultant, Business Intelligence Expert, Web Design Developper, SEO Specialist, Marketing Digital, entre outras.

2. Verificar diariamente as notificações
Pode configurar o Linkedin, para que seja notificado de novas ofertas de emprego.
Para isso tem de ativar o alerta de notificações.
Verifique diariamente as notificações para analisar as funções que escolheu como oportunidades de trabalho.

Pode ser notificado no Linkedin e também por email.

As notificações aparecerão quando selecionar o menu “Notifications”.

Se não estiver interessado neste tipo de notificações pode sempre apagar ou mesmo desligar e deixar de as receber.

3. Planear as tarefas de procura e selecção das ofertas de emprego
Planeie a forma como vai analisar e avaliar as ofertas que se apresentam.
A melhor prática é ter, logo há partida, dois ou três critérios de exclusão. Por exemplo,
- anúncios que já têm mais de uma semana,
- empresas que já conheça e não confia ou cuja descrição é muito vaga ou incompleta,
- a função anunciada não lhe interessa.
Pode, também, usar filtros para o ajudar.

Descendo na coluna da esquerda pode ter uma visão rápida das ofertas de emprego. Clicando numa das ofertas, do lado direito do écran aparece uma descrição mais detalhada.
Tenha como objetivo, seleccionar 10 ofertas de trabalho.
4. Analisar as várias ofertas de emprego
Com as exclusões que fez, a oferta agora é mais reduzida.
Comecemos pelas ofertas mais recentes.
Assim, deve tentar saber mais sobre a primeira que aparece

Neste exemplo, tem já 61 candidaturas e apresenta não só, uma descrição detalhada da função que se pretende, mas também da empresa.
Se nada do que ler for negativo e, pelo contrário, parecer que é uma oportunidade de trabalho interessante, tome nota e guarde esta opção, clicando no botão “salvar”.

Para ver os trabalhos que guardou, clique em “Saved jobs”/”Jobs Tracker”

E continuamos à procura.
Passamos por várias ofertas de emprego, até que encontramos esta, da Hovione.
A Hovione parece ser uma empresa de excelência. Vamos ver o que pretende.

Tem tudo a ver com o seu perfil. Engenharia, ligado aos processos industriais, não rejeitam se não houver experiência no sector farmacêutico que pode ser o seu caso. Apontam para três soft skills que se ajustam, Analytical Skills, Problem Solving e Operations.
Duas outras competências, Manufacturing e Process Control não são indicadas como estando no seu perfil, mas sabe que são dois pontos fortes do seu trajeto profissional. É uma falha na descrição de funções e não deve ter colocado no perfil estas duas “palavras chave”.
Deve guardar esta oferta de emprego e tomar nota para, numa eventual entrevista, referir estas duas competências e, finalmente, melhorar o seu perfil para passar a incluir estas palavras chave.
Voltamos aos “Jobs” e procuremos mais até chegarmos ao objetivo de compilar 10 oportunidades de trabalho.
Aqui chegados, paramos o processo.
Todos ouvimos ainda dizer que para haver um sim vão existir 9 nãos. Assim, com 10 hipóteses talvez uma delas seja a que tenha sucesso.
Enviar Candidaturas e Esperar Resposta
Selecionadas as 10 hipóteses de trabalho, devemos enviar as candidaturas da forma que é sugerida.
Resta aguardar, ser chamado para entrevistas ou para provas e esperar pelo resultado.
Infelizmente, muitas destas vagas acabam por ser tratadas de forma pouco profissional e demoram muito tempo, sem haver feedback por parte das empresas.
A sugestão é que contacte cada uma delas ao fim de uma semana e conforme o feedback, se não houver desenvolvimento, dê essas candidaturas como eventualmente perdidas e faça o processo de novo substituindo-as por novas candidaturas que encontrar.
Finalmente, aproveite este trabalho para ver como se posiciona a sua própria candidatura e melhore o perfil conforme o que for aprendendo.
Veja também