Soft skills mais procuradas pelos recrutadores e organizações

As soft skills mais procuradas pelos recrutadores

Algumas capacidades comportamentais e sociais ou soft skills, como são vulgarmente chamadas, serão mais importantes no trabalho, dada a rapidez das transformações tecnológicas que vão acontecendo. Estas competências, mais subjetivas e complexas de avaliar, são as que nos permitem relacionar e interagir uns com os outros. Vamos, assim, passar em revista as soft skills com exemplos, as mais procuradas e que nos parecem as mais relevantes no nosso tempo.

Tempo estimado de leitura: 8 minutes

Soft Skills e Hard Skills o que são

A transformação digital e o avanço da ciência e tecnologia trazem-nos a robótica, o transporte autónomo, a Internet das coisas, a inteligência artificial, as máquinas que aprendem, materiais avançados, biotecnologia e nanotecnologia.

As hard skills são as competências técnicas das pessoas. São ensinadas nas escolas e podem ser específicas em domínios como a programação, design, apicultura, engenharia, direito, medicina, etc. Estas são normalmente certificadas pelas entidades formadoras.

As soft skills mais procuradas por cada organização dependem da cultura e das pessoas que aí trabalham. Estão em causa, as capacidades mentais e emocionais, dirigidas pelo lado direito do cérebro.

A evolução e desenvolvimento das soft skills depende dos líderes que podem ajudar a desenvolver as competências comportamentais dos colaboradores.

Quais são as Soft Skills e os Exemplos das Mais Procuradas pelas Organizações

Pensamento Crítico

Com o aumento da informação disponível e da “confusão informativa” que prolifera nas redes sociais, e até a desinformação que tem estado presente praticamente sem qualquer controlo, é necessário possuir um pensamento crítico e capacidade de interpretação e interligação dos dados e da informação.

As decisões são cada vez mais difíceis de tomar e uma boa decisão tem de ser sustentada, não só com base em informação credível, mas também com pensamento crítico que questione as diversas ações a tomar e suas repercussões.

Mais do que simplesmente executar a tarefa é importante o pensamento crítico. É, por isso, uma das soft skills mais procuradas em qualquer organização.

Não ir pelo caminho aparentemente mais rápido dos rumores ou opiniões encontrados nas redes sociais e banalizados no seio da comunidade.

Análise de Dados

Na maior parte das empresas o ativo mais importante são os dados.

Saber aceder aos dados relevantes para a organização, interpretá-los, interrelacioná-los e estruturá-los, para que possam ser utilizados com clareza e confiança, acrescentando valor à informação já existente, é determinante.

Muitas vezes implica, também, ter o discernimento e o pensamento crítico necessário para pôr em causa a validade de alguns desses dados e averiguar melhor a sua veracidade.

Criatividade

Com a enorme quantidade e rapidez de introdução de novas tecnologias, novos produtos e novas formas de trabalho, a capacidade para trazer inovação, em qualquer campo de atividade, é cada vez mais necessária.

É preciso converter ideias originais em realidade!

Encontrar soluções para novos problemas que se colocam, ou para problemas antigos, com novas soluções mais eficiente e eficazes, é o que se precisa cada vez mais.

A aceitação de ideias e novos processos de trabalho é fundamental para realizar estratégias inovadoras, as quais têm impacto nos processos de mudança organizacional.

A robótica pode ajudar-nos a realizar algumas tarefas mais rapidamente, mas “ainda” não tem a capacidade criativa dos humanos.

Resolução de Problemas Complexos

Resolver problemas complexos, carece de pensamento crítico, alguma criatividade, raciocínio lógico e capacidade de tomar decisões.

Os problemas complexos têm normalmente muitas variáveis com impactos positivos e negativos diversos. É preciso pesar da melhor forma possível os prós e os contras de cada uma das vertentes.

Minimizar o risco e otimizar o resultado final é a melhor forma de solucionar e resolver um problema complexo.

É, também, uma das soft skills mais procuradas pelos recrutadores.

Ética

Entroncando com o pensamento criativo e a capacidade de questionar para a tomada de decisão mais correta, está a ética.

Se, subjacente à tomada de decisão, não forem consideradas as repercussões internas na organização, mas antes o interesse pessoal ou outro incompatível com o interesse daquela, estamos perante uma atitude não ética e, consequentemente, prejudicial à organização.

O comportamento ético é determinante, pois não pode ser replicado com a robotização, inteligência artificial ou qualquer outra mudança tecnológica.

A ética empresarial é o resultado das práticas que os líderes assumem, alinhando comportamentos com a estratégia e valores da organização.

Liderança

Uma boa liderança permite obter os melhores resultados do esforço do grupo de trabalho. A partilha de responsabilidades, a motivação, o respeito e a valorização do mérito tornam mais eficaz a contribuição de cada colaborador para o resultado global da organização.

Antecipar a mudança, estando atento e interpretando os seus sinais no mercado em geral ou no setor específico da atividade da organização, permite orientar a atuação das equipas.

Um clima de confiança e empatia para poder colocar-se no lugar do outro, perceber as suas emoções, favorece a sinergia.

Competências de liderança são necessárias quer para gestores de topo, como para a coordenação de equipas. Equipas dispersas, em trabalho remoto ou híbrido, em estruturas mais fluidas, por vezes em diversos países e culturas, tornam esta capacidade mais relevante.

Capacidade de Negociação

A capacidade negocial apela à ética, capacidade de comunicação para encontrar vias alternativas e solucionar dilemas que se colocam.

Respeito pelo parceiro com quem se negoceia. Saber perceber o ponto de vista do outro e encontrar soluções que sejam do agrado de ambos, pois o resultado de uma boa negociação é quando todas as partes ganham.

Estas capacidades podem em parte ser substituídas pela inteligência artificial, recorrendo a enorme quantidade de informação, mas se for necessário encontrar soluções inovadoras, o humano “ainda” está em vantagem.

Orientação ao Resultado

O profissional de excelência, tem de ser organizado para não se perder no meio de tantas tarefas e prazos a cumprir, bem como ter enfoque nas ações que têm maior impacto nos resultados.

Tem de saber distinguir o importante, do crítico e do urgente. É importante delegar as tarefas que podem ser urgentes, mas não críticas.

Ser resiliente e focado nos objetivos a atingir e, se possível, ultrapassá-los, não cedendo ao stress.

Dar mais importância ao resultado do que ao esforço para o conseguir.

Inteligência Emocional

É cada vez mais importante saber gerir a relação com os outros, reconhecendo as diferenças e comunicando com eficácia.

Uma pessoa emocionalmente inteligente sabe que as suas emoções influenciam o seu próprio comportamento bem como os que o rodeiam.

A capacidade para se colocar no lugar dos outros, para perceber as suas razões, gera a empatia que as máquinas não possuem.

Com o previsível aumento da aceleração do digital e do trabalho remoto, esta interação é ainda mais necessária e essencial nos próximos anos.

Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisões

Passar do pensamento crítico, da criatividade e da ética empresarial e conseguir ter a capacidade de julgamento para levar à prática uma ideia.

Nenhuma decisão é absolutamente consensual.

Vistas as vantagens e desvantagens de cada decisão, as diferentes ideias e pessoas que estão contra ou a favor, é necessário conseguir ultrapassar barreiras e tomar a decisão.

Tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar qualquer decisão. Uma decisão errada pode ser corrigida e uma não decisão revela ausência das skills adequadas.

Orientação ao Cliente

A orientação para servir os outros parceiros é fundamental, em especial se o trabalho que se executa tiver de lidar diretamente com clientes.

Os colegas e parceiros de negócio, não sendo clientes, devem ser tratados com respeito e simpatia como se destes se tratasse.

Todos devem orientar a sua atuação pelas necessidades de quem mantém viva a organização e respeitar da mesma forma todos os stakeholders, como se de clientes se tratasse.

Flexibilidade Cognitiva

A capacidade de adaptação a funções diferentes ou a suportes de trabalho diversos e a utilização de novas tecnologias e conhecimentos é determinante para enfrentar a transformação da sociedade.

É preciso saber ultrapassar a rotina e os procedimentos habituais, tendo a capacidade para encontrar soluções alternativas e saber adaptar-se a novas situações.

O que pensamos ser verdade hoje pode deixar de o ser no curto ou médio prazo, por isso precisamos de ter a flexibilidade necessária para adequar o nosso processo de pensamento à nova realidade.

A adaptação é fundamental para desenvolver a flexibilidade e ter a resiliência mental necessária para lidar com a constante mudança.

Indivíduos flexíveis são mais abertos à mudança, têm em geral curiosidade pelas coisas novas e estão disponíveis para adquirir novas competências. São mais capazes de se focarem nas oportunidades e não nos obstáculos.

Esta é outra das soft skills mais procuradas pelas organizações, com forte tendência de subida.

Literacia Digital

A capacidade para aprender e utilizar as tecnologias digitais, de forma segura e com eficácia, é fulcral tanto no presente como no futuro.

Pessoas com fortes skills de literacia digital comunicam e colaboram facilmente com as novas ferramentas e tecnologias e entendem melhor o impacto da sua utilização no trabalho e nos negócios.

Gestão do Tempo

Planear e gerir o seu tempo de forma eficaz é essencial para um bom desempenho organizacional.

Permite melhorar a produtividade e equilibrar melhor a vida pessoal e a profissional.

As novas tecnologias disponíveis podem ajudar na gestão do tempo.

Também são importantes estas competências para se exercer o soft power, na expressão de Joseph Nye.

Desenvolver as Soft Skills

Aprender a gerir emoções, primeiro apercebendo-se de que está sob uma forte emoção, tomar consciência dela e não reagir instantaneamente. Ficar em alerta, focado não no problema que causa a emoção mas na resolução do problema.

Melhorar a gestão do seu tempo, evitando a interrupção de tarefas que está a fazer, a não ser que o motivo seja urgente ou crítico. Se a interrupção poder ser adiada agende a questão para um “timing” mais adequado. Comunique de maneira educada e simpática, mas não tenha receio de não poder dizer sempre que “sim”.

Peça sempre feedback às pessoas que o conhecem pessoal e profissionalmente, para avaliarem as suas competências pessoais e use as respostas para melhorar, sempre.

Veja Também

The Future of Jobs

Relatório do World Economic Forum

The Future of Jobs 2018
DOWNLOAD GRÁTIS

Enviar link do download para:

Tomei conhecimento da Política de Privacidade. Opte também por receber a nossa newsletter, clicando na caixa abaixo. Obrigado.

Clique nesta caixa, para receber a nossa newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento pode cancelar a subscrição. E se quiser voltar, cá estaremos à sua espera!


De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Junte-se a nós

Gosta das questões e dicas que abordamos?

Receba as novidades diretamente na sua mailbox.

Subscreva a nossa newsletter

Pode cancelar a subscrição em qualquer momento.

E se quiser voltar, ficaremos muito gratos!

logo Passaro no Ombro 250 x 143

Leave a Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junte-se a nós!

Registe-se e não perca as novidades do seu blog

Receba a newsleter semanal no seu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top