Na era da economia digital, encontrei a app EMEL para o telemóvel que penso ser uma mais valia e por isso partilho a experiência que tenho da sua utilização. A ePark App que se chama ePark EMEL.
É uma aplicação muito simples que permite pagar o estacionamento em Lisboa, sem ter de usar moedas. Basta ter um telemóvel, com alguns tipos de funcionalidades como seja ter possibilidade de localização geográfica.
Para isso terá de abrir uma conta na EMEL ou melhor registar-se no site.

Depois do registo e da validação do mesmo, poderá utilizar a aplicação. Tome nota do e-mail e da palavra passe. Descarregue a aplicação para o seu telemóvel.

Uma vez ativada a ePark App, aparece o ecran:

Coloque o seu e-mail e palavra passe e Inicie a sessão.
1ª Razão, App EMEL muito simples de registar, de descarregar e de iniciar a utilização. Não precisa sequer de encontrar os parquímetros.
Um vez dentro da aplicação ePark App, se estiver com os dados do telemóvel ligados e o localizador ativo, a App EMEL dir-lhe-à o local onde está a tentar estacionar a viatura.

Se a georeferenciação estiver a funcionar com rigor mostra não só a rua mas também o número de porta em frente da qual está tentando estacionar. Neste caso, na Alameda dos Oceanos, em frente ao número 47. Confira estes elementos. Se forem corretos deve prosseguir. Se estiver numa zona de fronteira entre tarifas diferentes, tenha cuidado.
Pode haver um erro na georeferenciação e a viatura pode estar a ser referenciada num local que embora perto pode ter outra tarifa. Neste caso, pode arrastar o posicionamento do carro até ao local correto.
Por exemplo, para a Alameda dos Oceanos, número 65.

Resta carregar na seta azul para iniciar o estacionamento.
Pode aumentar ou diminuir o tempo que planeia estacionar e não se esqueça de seleccionar a matrícula do carro. Pode ter mais do que uma matrícula inscrita na sua aplicação. O tempo mínimo é de 15 minutos, conforme diz o site da EMEL. Carregar uma nova matrícula na aplicação é preciso um pouco de cuidado porque não foi bem programada para “formatar” a matrícula portuguesa, xx-yy-zz.

2ª Razão, pode pagar o estacionamento do seu carro ou qualquer outro que tenha registado ou que registe no momento. A ePark App, permite-o.
Não se preocupe demasiado com o tempo, se for necessário adicionar mais tempo para prolongar o seu estacionamento, isso é possível. Pode programar a aplicação para o avisar quando o tempo estiver a terminar. Não pode ultrapassar o limite de tempo de estacionamento previsto para aquela zona.
Na zona onde está o sinal de [+] e o de [–] pode aumentar ou diminuir o tempo limite.
Se o tempo for aumentado demais pode acontecer, com essa intenção ou erradamente que o dia passe a ser o seguinte, conforme imagem abaixo:

Recoloque a hora de fim da forma que julgue mais apropriada, por exemplo até às 18:59

Finalmente carregue na tecla iniciar.
Também se tiver colocado tempo demais, não é problema. Quando chegar à sua viatura dê por terminado o estacionamento e o dinheiro que paga é só o que efetivamente utilizou.
3ª Razão – só paga o que utiliza, uma boa característica da app EMEL, para os parques de estacionamento em Lisboa.
Depois de ter iniciado o seu estacionamento em Lisboa, o ePark App vai adicionando o tempo e calculando o valor da tarifa a pagar.
Quando voltar ao ePark App, vai querer terminar o estacionamento ou eventualmente prolongar um pouco o seu estacionamento,
Encontra o écran seguinte:

Com o Epark EMEL, resta Terminar ou Prolongar.

E dar o ok para o caso de querer efetivamente terminar o estacionamento.
Para poder parquear terá primeiro de carregar com alguns euros a sua conta. O mínimo são 10 euros e pode fazer esse carregamento usando o Multibanco
4ª Razão – Carregar a aplicação ePark EMEL é seguro, pois só precisa de fazer carregamentos Multibanco e por valores que pode controlar.
A App ePark, gera a referência multibanco automaticamente. É só dirigir-se a uma Caixa Multibanco e pagar.

Finalmente pode visualizar o estacionamento em Lisboa que fez e pedir faturas a partir da própria App EMEL. Deixou de ser possível fazer esse pedido através do site da EMEL.

5ª Razão – Controlo total dos seus gastos e emissão de fatura que poderá usar como comprovativo, tudo feito através da App EMEL. Estacionamento em Lisboa com o ePark EMEL.
Aproveitemos este tipo de tecnologia que evita as moedas mas também é de contar com os cartões de crédito virtuais online que podem substituir os cartões de crédito reais.
Esperamos que tenha gostado desta informação.
Partilhe o artigo na sua rede social preferida. Faça um comentário e não esqueça, junte-se à nossa rede de seguidores.
Também pode seguir o Pássaro no Ombro numa das redes sociais em que estamos presentes.
Es raro encontrar a escritores con conocimientos sobre este asunto , pero creo que sabes de lo que estás comentando. Gracias compartir un tema como este.
Aqui em Cascais eu utilizo uma APP similar associada à Via Verde-Via Verde Estacionar que funciona noutras localidades mas não em Lisboa e realmente deixei-me de preocupar com ter ou não moedas suficientes.
this is a great idea . We use a similar system in Dublin. It takes all the hassel out of parking . I would highly recommend it .
Thanks for the Info.
Tom Doyle ….. Ireland