App Mapa de Cidadão para obter senhas online nas Lojas de Cidadão

App Mapa de Cidadão e obter senhas online

A App Mapa de Cidadão é uma aplicação para dispositivos móveis que permite marcar o atendimento em alguns serviços públicos e Lojas de Cidadão, que a tenham disponível. Assim, é possível obter senhas online, acompanhar os números chamados e o tempo de espera da última senha, através do Smartphone. Com estas funcionalidades, a Aplicação Mapa de Cidadão torna possível rentabilizar o nosso tempo de espera no local do atendimento.

O que é e para que serve a Aplicação Mapa de Cidadão

É uma aplicação desenvolvida para ser utilizada em dispositivos móveis e disponível para sistemas operativos Android, IOS e Windows Phone.

Esta App permite acompanhar a evolução das filas de espera de forma remota e, assim, planear com mais eficácia a ida a um serviço de atendimento. Podemos saber quantas pessoas estão em espera e a senha que está a ser atendida.

Também tem a possibilidade de obter senhas online para ser atendido presencialmente, em alguns serviços Públicos nomeadamente nas Lojas de Cidadão. As senhas são disponibilizadas pelos próprios serviços, de acordo com a sua gestão.

A Aplicação Mapa de Cidadão mostra os locais de atendimento mais próximos desde que a georreferenciação esteja ativada no nosso smartphone.  

Pode, igualmente, obter-se o melhor  percurso para chegar ao local que pretendermos.

Como obter a App Mapa de Cidadão

Para obter esta aplicação, basta Clicar no ícone da loja de aplicações do sistema operativo do Smartphone, por exemplo a “Play Store”.

Na Play Store, podemos pesquisar esta App usando a palavra “Mapa de Cidadão”, selecionar a aplicação Mapa de Cidadão e clicar no botão instalar.

Fig 1. Obter Aplicação Mapa de Cidadão
Fig 1. Obter Aplicação Mapa de Cidadão

O ícone da aplicação fica assim criado no ambiente de trabalho do Smartphone.

Como obter senhas online para a Loja de Cidadão

Clicando em “Explorar Serviços” a aplicação apresenta os serviços que selecionamos ou os mais próximos do local onde nos encontramos, se a geolocalização estiver ativada.

Fig 2 Explorar Serviços na App
Fig 2 Explorar Serviços na App
Fig 3 Pesquisar Serviços na App
Fig 3 Pesquisar Serviços na App

No mapa que está presente, há um ícone da Loja de Cidadão apontando para a que está mais próxima. Se o ícone não estiver a ser visualizado, basta deslocar, eventualmente reduzindo a dimensão, até que o ícone seja apresentado.

Fig 4 Localizar Lojas de Cidadão e obter senhas online
Fig 4 Localizar Lojas de Cidadão

Uma vez localizada a Loja de Cidadão, basta clicar no ícone e verificar os serviços que estão disponíveis.

Se tivermos vários assuntos a tratar podemos eventualmente “configurar o percurso” ideal dentro da Loja de Cidadão, atendendo aos tempos de espera.

Se tivermos unicamente um serviço a utilizar, basta escolher a entidade pretendida.

Depois de escolher a entidade que se pretende, clicar em “ver senhas” e aparece a informação sobre o atendimento.

Resta “pedir a senha”.

Fig 5 Loja do Cidadão Laranjeiras Lisboa; Obter senhas online.
Fig 5 Loja do Cidadão Laranjeiras Lisboa

A App Mapa de Cidadão, notifica se o pedido formulado foi concluido com sucesso. Se tiver sido concluido, pode “ver senha” na área pessoal, “as minhas senhas”.

Há ainda uma opção adicional que é pedir para sermos notificados por SMS quando faltarem poucas senhas para o respetivo atendimento.

Basta clicar na senha que se pretende, na área pessoal “as minhas senhas”. A seguir, é só requisitar este serviço e para onde se pretende que seja enviado o SMS. Este serviço tem um custo por mensagem.

Críticas feitas pelos Utilizadores à Aplicação Mapa de Cidadão

A avaliação global da aplicação não é uma apreciação de excelência e, por esse motivo fomos conhecer os comentários feitos pelos utilizadores.

Há comentários bons e outros negativos.

Alguns comentários negativos são por vezes controversos e parecem partir de pessoas que gostam de ser negativas a qualquer inovação. Provavelmente, profissionais de excelência que fazem as coisas acontecerem, sem erros nem carecendo de melhorias…

Por exemplo, o comentário, “Não funciona. Contratem melhores programadores”.

Parece-nos totalmente descabido. Podemos dizer que poderia ser melhor e, se formos mais proativos, identificar o que se poderia melhorar. Seria o comportamento mais correto para um cidadão. Dizer que a aplicação não funciona é errado, porque nós comprovámos o contrário.

Um outro comentário, refere, “com morada em Braga, com a localização ativa e ainda assim o local mais próximo é no Saldanha em Lisboa! Estou esclarecido quanto à utilidade desta pseudo aplicação”.

Também nos parece um comentário incorreto. Fizemos testes nas zonas da grande Lisboa e Porto, usámos a localização para Braga e funcionou.

Lojas de Cidadão, Braga
Fig 6. Lojas de Cidadão, Braga

Ainda, outros utilizadores não satisfeitos, referem que o horário de distribuição de senhas pela Siga App não corresponde ao horário de distribuição de senhas no local. Por vezes até não estão sequer disponíveis, por aquela via.

Neste caso, não é a má performance da App Mapa de Cidadão mas é a gestão do atendimento ao “cliente” em cada um desses locais que carece de melhoria.

Também pode utilizar a Aplicação Siga App, para tirar senhas online e saber quantas pessoas estão à espera.

Melhor ainda é pedir o que precisa sem ter de se deslocar, para obter por exemplo, a renovação do cartão de cidadão, igualmente online.


De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

pt Portuguese
X

Terminou a visita?

Já viu os temas que abordamos?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Olá!

Benvindo

Junte-se a nós!

Registe-se e mantenha o contacto

Receba a newsleter por e-mail

Volte sempre!

Antes de nos deixar, veja as últimas publicações na nossa página de Facebook.

Obrigado pela visita