Maneiras de Estar e de Fazer

StayAway Covid a Aplicação de combate à pandemia em Portugal

Aplicação Stayaway Covid

A Aplicação STAYAWAY Covid, lançada pelas autoridades de saúde Portuguesas, deteta a proximidade física entre telemóveis bem como o tempo dessa proximidade. Se se tiver estado em contacto com alguém que tenha testado positivo nos últimos 14 dias, a aplicação alerta esses utilizadores.

A aplicação (App) não guarda qualquer informação pessoal. A comunicação entre telemóveis faz-se por Bluetooth. A App, guarda números aleatórios gerados pelos outros telemóveis e periodicamente recolhe informação do servidor central, gerido pela Direção Geral de Saúde (DGS). Dessa pesquisa ao servidor, obtém chaves relativas a testes positivos que compara com os guardados no telemóvel.

Fig 1. Aplicação Stayaway Covid
Fig 1. Aplicação Stayaway Covid

Como Funciona a Aplicação StayAway Covid

Vamos admitir que os amigos Pedro, Francisco e Matilde vão tomar um café.

Eles têm preocupação em manter as distâncias e usar a máscara conforme é determinado pelas autoridades sanitárias.

Próximo deles estão outras pessoas, em mesas diferentes, com o distanciamento implementado na restauração. O Henrique, perto da janela e a Margarida e o Tiago, sentados na mesa próximo da saída.

Todos eles têm a aplicação instalada no seu telemóvel.

Como bons cidadãos todos têm consciência de que se tiverem tido um teste positivo ao Covid-19, irão colocar essa indicação no seu telemóvel. É uma decisão voluntária, mas todos eles ou já o fizeram se testaram positivo ou irão fazê-lo se vierem a ter teste positivo. Neste momento, como não apresentam sintomas, não sabem se são ou não positivos.

Assim, em cada um dos telefones, a aplicação gera um número aleatório e transmite-o de 10 em 10 minutos. A geração do número baseia-se num algoritmo que minimiza a possibilidade de números repetidos.

Cada um dos telefones, por outro lado, vai registar esses números aleatórios, bem como o tempo de duração e a intensidade do sinal que receberem.

Três dias depois, o Francisco faz um teste à Covid-19 que dá positivo. O médico dá-lhe um código que de forma voluntária o Francisco coloca na aplicação Stayaway Covid.

Fig 2. Registo do código em caso de teste positivo
Fig 2. Registo do código em caso de teste positivo

Quando o Francisco introduz o código na Aplicação, esta vai enviar para o servidor central gerido sob a responsabilidade da DGS, os números aleatórios que o telefone do Francisco gerou nos últimos 14 dias.

Entretanto as Aplicações do Pedro e da Matilde, vão ao repositório como sempre fazem de 10 em 10 minutos e desta vez encontram novos casos com teste positivo, isto é, os números aleatórios que foram gerados e que têm agora um código associado. A Aplicação vai verificar no telemóvel do seu dono se algum desses números aleatórios com código associado correspondem a algum número recolhido e guardado nos últimos 14 dias.

Se a Aplicação verificar que essa coincidência foi por tempo superior a 15 minutos e com suficiente intensidade, por ter havido uma distância inferior a 2 metros, emite um alerta, para o Pedro e a Matilde.

O Henrique também recebeu a mensagem, mas a Margarida e o Tiago não. Provavelmente esteve mais perto e durante mais tempo do Francisco enquanto a Margarida e o Tiago estiveram mais distantes e ou por menos tempo.

Este alerta não significa que o Pedro, a Matilde ou o Henrique estejam infetados, mas sim que estiveram expostos a um contacto que, durante os últimos 14 dias, testou positivo.

É só um alerta de que existiu contacto com uma pessoa que poderia estar já infetada ou que, entretanto, testou positivo. Por isso, há o risco de poderem ter sido contagiados.

O Pedro, a Matilde e o Henrique devem contactar as autoridades sanitárias.

Não há neste processo forma de saber quem são os utilizadores, nem a localização. Os números aleatórios são gerados automaticamente. O Pedro, a Matilde e o Henrique não sabem quem foi a pessoa que os pode ter contagiado nem o local onde isso aconteceu. Só sabem que terá acontecido uma situação de maior risco nos últimos 14 dias.

Instalar a Aplicação Stayway Covid

Aquando da instalação, tenha em atenção o nome da aplicação. Há outra aplicação com nome semelhante e que tem induzido muitos Portugueses em erro.

Fig 3. Instalar a App Stayaway Covid
Fig 3. Instalar a App Stayaway Covid

Esta Aplicação Stakeaway Covid não alerta nem deteta pessoas infetadas em tempo real, por isso protege a privacidade dos que registaram voluntariamente o teste positivo que fizeram.

Recorre ao Bluetooth para registar as pessoas que estiveram a menos de dois metros e mais de 15 minutos.

Mesmo que receba um alerta, não sabe nem quando, nem onde foi detetado esse caso.

Um utilizador só pode declarar-se como infetado na Aplicação, após receber de um médico acreditado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), um código que deve registar na App e que garante o anonimato.

Para o bom funcionamento da Aplicação deve deixar que funcione em segundo plano, embora isso não vá afetar grandemente a utilização da bateria, segundo a nossa experiência.

Fig 4. Ignorar as otimizações de bateria
Fig 4. Ignorar as otimizações de bateria

Como é garantida a privacidade

O telemóvel com a Aplicação Stayaway Covid instalada, vai partilhando com outros telemóveis que também a tenham instalada, identificadores aleatórios, que não revelam dados pessoais de identificação nem georeferências da localização.

Estes códigos gerados aleatoriamente, são partilhados com um servidor gerido pela DGS, que foi preparado para garantir a segurança da informação. É nesse servidor que é feita a comparação entre os números gerados pela aplicação no telemóvel e os códigos registados no telemóvel por uma pessoa que tenha testado positivo à Covid.

Fig 5. Ativar notificações de exposição
Fig 5. Ativar notificações de exposição

Pode descarregar aqui a deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), sobre a Aplicação Stayaway Covid.

Deliberação 2020/277 do CNPD

Deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) sobre a Aplicação StayAway Covid, de 29 Junho de 2020.

 
DOWNLOAD GRATUITO

Enviar link de download para:

Concordo com a Privacy Policy e pretendo subscrever a newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento poderá cancelar a subscrição.

Veja também:


De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o nas redes sociais!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

pt Portuguese
X

Antes de Sair

Já viu os temas que abordamos?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Olá!

Benvindo

Junte-se a nós!

Registe-se e saiba as novidades

Receba a newsleter por e-mail

Volte sempre!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Obrigado pela visita