A gamificação ou ludificação ou, ainda, “gamification” é a utilização de técnicas associadas a jogos que facilitam a aprendizagem e a melhoria das capacidades das pessoas. Com a utilização das técnicas de jogo (ou “gaming”) nas várias vertentes em que pode ser aplicada, vemos na gamificação vantagens e desvantagens. Vejamos então o que é a gamificação.
Tempo de leitura: 7 minutes
Índice
Origem da Gamificação
A gamificação, palavra de origem anglo-saxónica, “gamification”, consiste basicamente, em usar os jogos, como meio para incentivar as pessoas a aumentarem o seu envolvimento e motivação, no sentido de aprender e potenciar conhecimentos e capacidades comportamentais.
Nos jogos há uma vertente ligada ao divertimento. Por isso, ao tornar lúdico o processo de aprendizagem, também se pode chamar a esta técnica de ludificação.
O historiador holandês Johan Huizinga defende que o jogo é uma atividade inata ao homem e aos animais, sendo assim anterior à cultura. É no livro, Homo Ludens, que escreveu em 1938 e publicou em 1944, que estão as origens desta ideia.
O termo “gamification” foi criado em 2002 pelo programador Britânico Nick Pelling.
Gamificação Vantagens e Desvantagens
Vantagens da Gamificação
Durante um jogo podemos observar alguns benefícios desta técnica.
Persistência e Resiliência
No jogo, para conseguir passar à fase seguinte, ultrapassar um objetivo, ganhar pontos, medalhas, posições no ranking, checkpoints, novos desafios ou obter outras formas de reconhecimento e prémio, a capacidade de ser resiliente é determinante.
Ser capaz de não desistir mesmo que a jogada não corra bem.
Manter a calma, repensar estratégias e voltar ao jogo, à “gamification”, para ultrapassar a meta, conquistar níveis e bater recordes.
Estas são, aliás, “soft skills” muito apreciadas pelas empresas quando procuram recrutar colaboradores.
Sentido de Emergência
Muitas vezes cada jogada tem um tempo limitado de resposta ou a rapidez de resposta tem contribuição positiva para a performance. Isso obriga a focar no jogo, definir prioridades e aumentar a produtividade.
Assim, a satisfação por se conseguir fazer as coisas mais rapidamente, ajuda a criar rotinas e métodos pessoais e de grupo para melhorar a produtividade, tão importante para os resultados, quer ao nível da empresa quer individual.
Pensamento Positivo
Acreditar que é possível ultrapassar os obstáculos e não ficar prostrado com resultados negativos.
Delinear novas estratégias ou táticas que levem a chegar ao fim com o máximo de pontos e a um nível melhor do que foi atingido anteriormente.
Esta é a maneira positiva de estar na vida.
Uma forma de pensar em melhoria contínua, como é importante na gestão da qualidade e na melhoria de processos.
Cooperação, Confiança e Respeito Mútuo
Com jogos em que várias pessoas estão envolvidas, constituindo uma equipa, é necessário reforçar a confiança e o respeito entre todos, por forma a que as decisões possam ser focadas num único objetivo que é o sucesso final.
Este resultado pode ser a vitória sobre todos os outros, mas isso só é possível com uma das equipas.
O resultado final, se não for o que se ambiciona, tem de ser encarado como o resultado do trabalho do grupo e de cada um.
Só com o envolvimento de todos se consegue uma equipa coesa, capaz de enfrentar as adversidades e ultrapassar os desafios.
Tornar a derrota numa oportunidade para aprender com os erros e voltar a jogo com vontade redobrada de ganhar.
Não há bela sem senão, a gamificação tem vantagens e desvantagens.
Desvantagens da Gamificação
Há situações em que um ou vários membros da equipa não estejam alinhados no mesmo espírito.
O jogo é uma forma de melhorar capacidades e performances de cada um para que o trabalho do grupo seja otimizado.
Por exemplo, um dos membros não compreende que saber ouvir é muito importante.
Ora, interpretar a opinião do outro e enquadrá-la na sua ideia para conseguir uma estratégia ainda melhor do que a que existia, é a base do sucesso.
É muito característico da personalidade muito centrada nela própria, que pensa ter razão e não vale a pena discutir a ideia. Pode até ter receio de confrontar as suas ideias com a de outros e opta por não permitir a discussão.
Neste contexto, é célebre a frase “nunca me engano e raramente tenho dúvidas” de um antigo político que, ironicamente, duvida que a tenha dito…
É, no entanto, um exemplo do que não deve ser feito.
Nestes casos a gamificação perde utilidade. Os restantes membros do grupo tenderão a não participar nas decisões e deixar que sejam de um só indivíduo.
Para prevenir estas situações é bom que uma empresa que realiza a gamificação, encontre mentores ou coachers que possam ajustar estes comportamentos e torná-los mais úteis para o grupo e, na vida real, para a empresa.
Por outro lado, se forem jogos online, ter sempre o cuidado de utilizar fontes confiáveis. Só dizer “gamification” não é suficiente!
Ambiente Corporativo e Gamification
Nas empresas, a gamificação é utilizada como forma de aumentar o conhecimento dos colaboradores, estimular as suas ações para o trabalho em equipa, desafiar competências e criatividade, incentivar as capacidades de planeamento, de cumprimentos de prazos e objetivos e a capacidade de tomada de decisões que se colocam no âmbito do jogo.
Muitos jogos são em formato virtual dando às pessoas maior envolvimento nestas tecnologias e criando, também, maior vínculo entre a empresa e os colaboradores.
Em termos pessoais a gamificação ajuda a criar espírito de competitividade e de trabalho em equipa.
Gamificação na Educação e Ensino
Através da gamificação é possível transformar rotinas de trabalho e de estudo em tarefas que, sendo mais desafiadoras e competitivas, aumentem os níveis de satisfação e prazer.
A necessidade de competição, inerente ao ser humano, está presente nos jogos. Por outro lado, no final de cada ação há um feedback imediato que nos apresenta o resultado, positivo ou negativo.
A recompensa é mostrada também de forma imediata, seja na forma de prémio, de pontos ou de mudança de nível. Se o resultado for negativo, desafia as competências no sentido de encontrar melhores soluções. No caso do ensino, vai permitir rever o que aprendeu e obter uma melhor compreensão do assunto.
Em determinados momentos do jogo parece que já não é possível, por exemplo, ir mais além. Aqui entra a nossa capacidade de resistência, de não desistir ante a dificuldade.
É preciso um esforço extra que, quando é premiado, gera um sentimento de momento épico, qual Bartolomeu Dias a dobrar o Cabo das Tormentas. Imagine!
Para além do que se faz nas escolas, em casa, em modo de Educação à Distância (EAD) a família pode jogar em conjunto, brincando e, ao mesmo tempo, aprendendo.
Alguns jogos de outros tempos como o Monopólio, Xadrez, Trivial, fazem-se agora também com a ajuda das tecnologias virtuais.
Um dos jogos mais interessantes é o jogo para aprender línguas estrangeiras, providenciado pela plataforma Duolingo, lançada em 2011. Apresenta um pequeno questionário para perceber o nível em que estamos na língua. Depois apresenta uma sequência de questões que nos vai fazendo progredir na aprendizagem.
A Rotina da Vida e a Gamificação
A maioria das vezes, depois de um dia de trabalho, a nossa rotina orienta-se ou para ver a televisão ou ler, cada vez com menor frequência, ficar a ver o telemóvel, o Tic Toc, o Instagram e, por vezes, até se depararem com situações de maior risco, quando a literacia tecnológica ainda é reduzida.
Porque não dedicar uns minutos diários a jogos que utilizem a nossa memória ou façam apelo ao nosso raciocínio ou a acuidade visual e destreza manual!
É como manter a atividade física, indispensável à nossa saúde. A atividade de gamificação mantém as nossas capacidades mentais ativas, para além das que são usadas de forma rotineira no trajeto profissional.
O progresso da atividade na vida real é lento. As recompensas ou são lentas ou, muitas vezes, não chegam a existir. Isso causa uma sensação de frustração que pode levar a quebra de rendimento profissional e instabilidade pessoal.
As técnicas de gamificação ajudam a manter o ego em alta.
É por isso benéfico investir uns momentos diários para atividades de gamificação ou “gamification”.
Atividades na forma de jogos, trazem além de diversão, um sentimento de realização.
Como vimos, a gamificação tem vantagens e desvantagens mas as vantagens são claramente superiores às desvantagens.
Importante para libertar as nossas energias positivas e, em paralelo, aprender e melhorar as nossas capacidades técnicas, culturais e cívicas.
Veja também
Apresentamos alguns jogos online que pode fazer gratuitamente. Ajudam certamente a desafiar os nossas competências.
- Jogo do Trivial Pursuit
- Jogo de mapeamento geográfico de Países
- Jogo bloco de números
- Jogo do arco íris
- Jogo distribuição dos anéis por cores
- Mini golfe online
- Jogo do Gamão
- Jogo junta os números
Homo Ludens de J. Huizinga
Publicado na Suiça, em Alemão, em 1944.
A versão em Inglês, foi publicada em Londres em 1949.
Disponível o 1º Capítulo: A natureza e significado lúdico no fenómeno cultural
Enviar link de download para:
Sempre a partilhar conhecimento.