Maneiras de Estar e de Fazer

Futuro das Profissões no Mundo, uma visão de 2020 a 2025

O futuro das profissões no mundo 2020 2025

As funções que vão ser mais valorizadas no futuro do mercado de trabalho, serão as que, de forma direta ou indireta, estiverem ligadas às tecnologias e à sociedade da informação. A transformação digital, presente no nosso dia a dia em praticamente todos os produtos e serviços, vai ter impacto no futuro das profissões em todo o Mundo.

A Pandemia e a Transformação Digital

A recessão global em 2020, causada pelo confinamento durante a crise pandémica da Covid-19, vem acelerar a adoção de tecnologias de automação e do comércio eletrónico.

Haverá uma expansão do trabalho remoto com impacto no bem estar e qualidade de vida dos trabalhadores, podendo-se agravar as desigualdades já existentes se não houver um esforço proativo da comunidade.

Com o aumento do conhecimento científico e das tecnologias na área da saúde, alcançámos, em poucas décadas, uma esperança de vida muito maior.

É expectável que venha a ser possível não termos de nos deslocar a um hospital ou centro de saúde, para fazer uma avaliação clínica.

Com a informação clínica das pessoas, disponível nos sistemas de saúde e com adequados algoritmos de inteligência artificial, o diagnóstico e o tratamento mais adequado podem vir a ser ministrados de forma autónoma.

Mas, também, com o aumento da idade média da população, a área da saúde e bem estar é uma das áreas com forte potencial de crescimento.

Os futuros profissionais desta área serão assim, os médicos, enfermeiros, cuidadores, fisioterapeutas, geneticistas, especialistas em saúde mental, walker talkers e engenheiros biológicos e técnicos hospitalares entre outros.

A “Economia Verde” também terá maior relevância. A engenharia ambiental e as especialidades ligadas ao impacto das alterações climáticas, enfrentam desafios para conciliar tecnologia com ambiente, energias alternativas e renováveis, gestão de resíduos e abastecimento de água potável, que vai ser escassa em Portugal.

O Futuro das Profissões, 2020-2025

O Relatório “The Future of Jobs” de Outubro de 2020 do World Economic Forum, aponta para um conjunto de profissões no mundo, como sendo as de maior procura no futuro,

  • Especialista em comércio eletrónico
  • Programadores de aplicações
  • Analistas e cientistas de dados
  • Especialistas em redes sociais
  • Especialistas em vendas e marketing digital
  • Conselheiros em estratégia
  • Gestores de inovação
  • Profissionais em desenvolvimento organizacional
  • Programadores e gestores de sites
  • Especialistas em big data
  • Especialistas em inteligência artificial e aprendizagem automática (machine learning)
  • Especialistas em realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D
  • Engenheiros e arquitetos 3D
  • Gestores de talentos
  • Engenheiros informáticos
  • Profissionais de ciber segurança
  • Especialistas em ética e direito do ciberespaço
  • Analistas em automação de processos
  • Engenheiros de robótica
  • Gestores de projetos,
  • Especialistas em nanotecnologias,
  • Especialistas de transformação digital
  • Profissionais em bases de dados e redes
  • Especialistas em blockchain

A tecnologia blockchain, ainda muito discutida e controversa nos aspéticos éticos e políticos, tem na sua base a criação das criptomoedas (bitcoins, etherium, litecoin, entre outras).

Esta tecnologia implica uma mudança de paradigma, da armazenagem de dados centralizada numa entidade para uma cadeia de recursos computacionais que partilham e validam a informação.

Don e Alex Tapscott consideram que estas tecnologias permitem fazer transações monetárias seguras e são o início de um novo ciclo da “Internet of Value” (IoV) uma evolução da Internet of Information (IoI) e da Internet of Things (IoT).

Para além do conhecimento técnico das soft skils, são necessárias capacidades de pensar de forma crítica e inovadora, “thinking skills”, e conhecer e aprender continuamente as técnicas digitais, “digital skills”.

Jeanne C. Meister considera que são estas as novas “power skills”, capacidades necessárias para o futuro das profissões e dos trabalhadores.

O Fator Humano no Futuro das Profissões no Mundo

Há funções ligadas à saúde onde o contacto humano se exige que seja feito com sensibilidade e afeto, dificilmente substituível pela tecnologia dos robots e da inteligência artificial.

Há capacidades muito difíceis de serem substituídas pela robotização.

Criatividade, iniciativa, liderança, resiliência, orientação ao serviço (cliente ou resultado),  capacidade de negociação, pensamento analítico e crítico, resolução de problemas complexos, literacia digital, gestão de pessoas, planeamento e coordenação, inteligência emocional, capacidade de julgamento, pensamento estratégico, flexibilidade cognitiva, condução da mudança, raciocínio lógico, capacidades de comunicação e colaboração, bem como a capacidade de trabalhar em equipa, serão cada vez mais necessárias.

Cada um, de per si, terá de ser capaz de gerir o seu próprio desenvolvimento para poder aprender ativamente, usando os recursos de formação disponíveis globalmente.

As empresas têm, também, de se adaptar e criar condições para os seus colaboradores evoluírem no conhecimento e progredirem profissionalmente.

Os trabalhadores, para terem mais oportunidades de evolução, têm de estar constantemente a aprender, a ganhar novas experiências e sem receio dos desafios da mudança.

Veja Também

The Future of Jobs Report October 2020 World Economic Forum

O Relatório sobre o Futuro do Emprego, Outubro de 2020, Forum Económico Mundial.
DOWNLOAD GRATUITO

Enviar link de download para:

Concordo com a Privacy Policy e pretendo subscrever a newsletter semanal e gratuita. Em qualquer momento poderá cancelar a subscrição.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o nas redes sociais!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

pt Portuguese
X

Antes de Sair

Já viu os temas que abordamos?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Junte-se a nós!

Registe-se e saiba as novidades

Receba a newsleter por e-mail

Volte sempre!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Obrigado pela visita