Coronavírus COVID19 Ponto de situação

Coronavirus Covid 19 Ponto de Situação

Em relação à pandemia do Covid19, mantendo as fontes de informação credíveis, vamos introduzir na nossa análise, agora, novos dados da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP). Além da informação que esta entidade apresenta, resultado dos dados que são compilados através das fontes que anteriormente referimos, disponibiliza também a que resulta da simulação e previsões do Covid-19 para os próximos dias.

Sabendo que o crescimento será exponencial, a subida poderá ser maior ou menor.

Ainda não há dados científicos que possibilitem um grau de confiança grande no que será a evolução. Contudo, já estamos na posse de dados dos outros países e, também, de Portugal, desde o início desta crise pandémica em 1 de Janeiro de 2020 e com os casos confirmados de contaminação com o Covid19, desde 2 Março de 2020.

A subida poderá ser acima ou abaixo da previsão, mas é útil que tenhamos uma visão da evolução da realidade em relação ao que estes especialistas de saúde pública estimam.

Nestes tempos conturbados, só a informação científica nos poderá ajudar a manter um sentimento de maior segurança. 

Sigamos o que os especialistas, Andre Peralta Santos, Ricardo Mexia, Guilherme Duarte, Bernardo Gomes, Nuno Rodrigues, Luis Alves, Duarte Brito, nos dizem.

Na tabela seguinte colocamos as previsões que vão sendo feitas, pelos autores deste trabalho, para os três dias seguintes de novos casos de Covid-19.

Assim, mostramos as previsões do Covid-19, que foram sendo feitas para se compararem com os valores da coluna seguinte que são os valores reais observados e disponibilizados pela DGS, para se poder visualizar o grau de desvio ocorrido.

A “velocidade de propagação” da pandemia, que é a estimativa feita pelos mesmos autores, do número médio de casos secundários infectados por cada novo caso de infeção (Rt), no período de 7 dias.

De acordo com as previsões da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) este indicador te, evoluído positivamente: em 7 de Março 4,96, em 27 de Março 2,06, em 17 de Abril 0,69 e em 17 de Maio 0,86.

Em 18 de Maio, iniciámos a segunda fase de desconfinamento.

Previsão para os próximos 3 dias

Há, igualmente, um site do Governo “Estamos On” com toda a informação sobre as várias medidas tomadas no âmbito do COVID19. É um guia prático, que pretende auxiliar o cidadão, famílias e empresas, o que podem fazer e que auxílio podem obter do Estado. Inclui contactos e documentos.

Estamos On Portal do Governo para Covid19

Este site tem, também, um maior detalhe sobre as informações relativas ao Estado de Emergência declarado em 19 de Março de 2020 e as medida excecionais adotadas.

Se tiver dúvidas sobre os sintomas que tem, veja como avaliar sintomas no SNS24.

Siga a evolução no mundo do Covid19 no artigo que lhe apresentamos.

A todos, o desejo de saúde, serenidade e confiança nestes dias que vivemos.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

close

Junte-se a nós!
Seja feliz!

Visite a Página Facebook
Receba Newsletter por Email
Veja o nosso canal Youtube
Siga-nos no Twitter
Visite o Instagram

Receba as novidades no seu email

Junte-se a nós!

WELCOME,

Enjoy luxury, exclusivity and discretion

NOW TREAT YOURSELF!

Get 25% Off & Free Shipping On Your First Order. Enter Code WELL25SPE

Junte-se a nós

Registe-se e mantenha o contacto

Receba a nossa newsleter por e-mail