Coronavírus COVID 19

Coronavírus COVID-19

Há muita informação sobre o coronavírus, Covid-19, debates e opiniões diversas, por vezes contraditória, sobre a forma como estamos a combater esta pandemia. Por isso partilhar o conhecimento e a experiência que se vão adquirindo, é um exercício que nos permite alguma serenidade, nestes tempos conturbados. Criar um sentimento de segurança e evitar o pânico é o melhor caminho.

A informação disponibilizada por entidades credíveis permite-nos acompanhar a evolução da pandemia do coronavírus, Covid-19, pois a mesma é atualizada diariamente. São três as fontes que aqui se referem: A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e a Direção Geral de Saúde Portuguesa (DGS).

Se estivermos a ver televisão, somos “bombardeados” com informações várias e, por vezes repetidamente. Por exemplo, entrevistar pessoas que estão “stressadas” e cujas respostas, a maior parte das vezes, em nada ajudam ao esclarecimento de todos, pois refletem o ponto de vista de alguém que está em grande dificuldade, o que acaba por transmitir a ideia que a situação é catastrófica e caótica. A situação é, sem dúvida, grave, mas é nestes momentos que se porá à prova a capacidade de resiliência.

Em alguns casos as informações que nos vão chegando, contradizem-se.  A pressão para se apresentarem notícias ao minuto, acaba por inibir as tarefas de confirmação das mesmas. Há dias, por exemplo, foi veiculada a informação que dava como falecida uma pessoa pelo coronavírus e que afinal não se veio a confirmar. Quem pôs a circular essa notícia nunca veio dar qualquer explicação, simplesmente retirou-a de circulação.

Parece fundamental, neste momento, seguir a “linha de comando”, tal como numa guerra tradicional. É, pois, imprescindível confiar em quem comanda e seguir as instruções.

Quem tem o comando dispões de recursos próprios para auxílio na tomada de decisão. Uma vez tomada a decisão, estar em permanente controvérsia e duvidar da sua eficácia é equivalente a não respeitar a voz de comando do general, que em vez de ser executada é contestada e não cumprida. Normalmente é uma opção fatal.

Numa democracia, como Portugal, podem discutir-se as decisões tomadas em qualquer contexto, mas uma vez tomadas, deveremos fazer tudo o que for possível para que as mesmas tenham os melhores resultados.

Coronavirus Covid-19 Ponto de Situação 5 Abril DGS

A cadeia de comando e controlo para esta guerra ao coronavírus, está definida no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID 19), parágrafo 3.2 – Liderança e Coordenação que também menciona as entidades que cooperam na tomada de decisão.

O Portal do Serviço Nacional de Saúde tem informação atualizada diariamente com o Ponto de Situação em Portugal. É um mapa interativo que mostra a evolução diária de casos suspeitos, casos confirmados e casos novos. Mostra também os casos por grupo etário, por género, sintoma e tipo de contágio. Tem uma versão para Smartphone.

No mesmo Portal pode obter ajuda com as Perguntas Mais Frequentes e pode saber o desempenho da atividade do SNS 24, de forma transparente.

Por outro lado, uma perspetiva da evolução em todo o mundo do novo coronavírus, Covid-19, pode ser vista no Portal da OMS, com um mapa interativo.

Uma visão da evolução na Europa, pode ser consultada no Portal do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doença.

Finalmente dois vídeos da DGS que explicam as medidas de prevenção e proteção para que se possa proteger e o que deve fazer se sentir sintomas

Veja também o que os especialistas prevêm, com um modelo matemático, para os próximos 3 dias.

E se precisar de se deslocar enquanto estivermos em Estado de Emergência, temos umas dicas sobre o que pode fazer.

Desejamos a todos saúde, energia positiva e clareza para estes dias.


De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

Clique numa das estrelas para o avaliar!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo e torná-lo melhor.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

close

Junte-se a nós!
Seja feliz!

Visite a Página Facebook
Visite o Instagram
Receba Newsletter por Email
Veja o nosso canal Youtube
Siga-nos no Twitter
pt Portuguese
X

Junte-se a nós!

Registe-se e mantenha o contacto

Receba a newsleter por e-mail

Terminou a visita?

Já viu os temas que abordamos?

Não perca as novidades e receba em primeira mão os nossos artigos

Em qualquer momento pode cancelar a subscrição.

Obrigado e volte sempre.

Olá!

Benvindo