Humildade para aprender

Aprender, Sempre! Com mente aberta

Ao longo da vida somos confrontados com situações que nos fazem pensar e, por vezes, até repensar qual o contributo que damos à nossa família, aos nossos amigos, à sociedade ou, até, a nós próprios. Uma lição de vida que todos retiramos é sem dúvida a capacidade que temos de aperfeiçoar para ter humildade para aprender. Com mente aberta, para aprender, sempre!

Tempo de leitura: 3 minutes

Lição de vida

São muitas as situações que nos surpreendem e que nos dão uma lição para melhor lidar com elas no futuro. Por isso, na vida, temos de manter uma mente aberta para podermos ter a necessária humildade para aprender.

Lição de vida
Lição de vida

Viver é aprender, sempre!

A importância da aprendizagem contínua é uma realidade e, para progredirmos quer pessoal, social ou profissionalmente temos de considerar que é necessário, encarar a vida de forma positiva. Estar disponível para aprender e aproveitar as oportunidades de aumentar o conhecimento, retirando ensinamentos dos episódios pelos quais passamos e que nos tornam pessoas melhores.

Mente aberta e humildade para aprender

Lembrando o antigo Diretor do Instituto Superior Técnico, no final da década de 60, que pensava ser importante para o engenheiro ir além do saber técnico e incorporar outros saberes na sua aprendizagem. Por isso, colocou em toda a Escola, aparelhagem sonora para que os estudantes ouvissem música clássica, pois entendia que isso ajudava a melhorar o seu sentido criativo. Uma lição de vida!

Texto indicando PUBLICIDADE
Aprender sempre
Aprender, Sempre!

Hoje estamos na época da economia criativa em que, com inúmeras ferramentas digitais, o valor maior está do lado da criatividade. Reduzir custos não chega para diferenciar os produtos e serviços, pois é preciso torná-los mais funcionais e atrativos.

A constante aprendizagem é importante e, saber ouvir, reconhecer que não sabemos tudo é uma faceta indispensável para poder ter a necessária humildade para aprender.

Aprender, sempre!

Se conseguirmos estar sempre a aprender e ao mesmo tempo, fazê-lo com prazer, teremos a tarefa facilitada e poderemos ser exemplo para outros.

Grandes sábios da Humanidade sempre tiveram humildade para aprender porque sabiam, como disse Isaac Newton

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”.

Isaac Newton

Qual a razão que leva a pensar que sabemos tudo? Só os que nada sabem pensam assim.

Mente aberta
Mente aberta
Texto indicando PUBLICIDADE

A formação ao longo da vida é uma das opções, quer seja na forma de cursos tradicionais, quer em e-learning ou por qualquer outro meio.

No Pássaro no Ombro, apresentamos artigos, fotografias, imagens, vídeos sobre vários temas e partilhamos informação para que, de forma divertida, possamos melhorar o nosso saber.


How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

1 thought on “Aprender, Sempre! Com mente aberta”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Scroll to Top