Hidrogénio Verde o futuro da energia renovável

Hidrogénio Verde a competir com a gasolina e o gasóleo

O hidrogénio verde é uma forma de energia renovável que se obtém a partir do eletrólise da água e utilizando energia elétrica, proveniente de fontes limpas como a eólica ou a solar. Assim, pode ser usado como combustível para veículos movidos a pilhas de combustível, que emitem apenas água como resíduo.

Tempo de leitura: 5 minutes

O hidrogénio verde tem potencial para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a transição energética. No entanto, ainda há vários desafios a enfrentar para que se torne uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, como o gasóleo e a gasolina.

O hidrogénio é um dos combustíveis mais limpos e abundantes do planeta, mas também um dos mais caros atendendo à dificuldade que existe em o produzir e armazenar.

De facto, um dos desafios é o custo de produção do hidrogénio verde, que é atualmente muito superior ao dos combustíveis convencionais.

Isto deve-se ao elevado consumo de energia elétrica necessária para realizar a eletrólise da água, bem como aos custos dos equipamentos e da infraestrutura necessários.

Além de uma produção complexa, não existe uma rede de distribuição e abastecimento de hidrogénio verde, o que vai implicar investimentos elevados e complexos.

Sendo o hidrogénio um gás altamente inflamável e explosivo, o seu transporte e armazenagem também exigem condições especiais de segurança.

Ciclo do Hidrogénio; Crédito: Nanopedia, via Wikimedia Commons
Ciclo do Hidrogénio; Crédito: Nanopedia, via Wikimedia Commons

Finalmente, há uma grande controvérsia quanto à questão da aceitação do hidrogénio verde não só na sua utilização industrial e nos transportes, mas também na sua utilização em automóveis.

É necessário haver não só uma aceitação social, mas também uma mudança de paradigma, quer nos consumidores, quer nos decisores políticos e, ainda, regular quer a produção quer a utilização do hidrogénio verde.

Em resumo, o hidrogénio verde pode vir a competir com o gasóleo e a gasolina no futuro, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar uma realidade.

No entanto já vimos que, por exemplo, a BMW não está a descurar esta questão e está a ensaiar no terreno com um conjunto de viaturas para verificar a sua eficácia. É o BMW iX5 Hydrogen que está em fase de testes.

Há já um estudo, de 15 novembro de 2023, desenvolvido pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos, que admite a possibilidade do hidrogénio verde ser um substituto competitivo do gasóleo e da gasolina nos transportes.

Este estudo, com o título em português “Preços competitivos do hidrogénio como alternativa económica à gasolina e ao gasóleo para o setor dos transportes de Houston” concluiu que o combustível de hidrogénio poderia ser vendido a um preço equivalente ao da gasolina e do gasóleo em 2030, considerando os custos de produção, distribuição e abastecimento.

Os investigadores analisaram vários cenários de oferta e procura de hidrogénio na região metropolitana de Houston, que é a quarta maior cidade dos Estados Unidos e um dos principais centros da indústria energética mundial.


Obrigado por ler este artigo, não se esqueça de subscrever!

Clique aqui

Obrigado e até breve.


 

Diagrama de produção e consumo de hidrogênio verde. A turbina eólica representa a geração de eletricidade livre de carbono. Crédito: Longershanks, Public Domain, via Wikimedia Commons
Diagrama de produção e consumo de hidrogénio verde. A turbina eólica representa a geração de eletricidade livre de carbono; Crédito: Longershanks, via Wikimedia Commons

O hidrogénio beneficia da maior eficiência dos veículos movidos a células de combustível, que podem chegar a 60%, comparados com os 20% dos motores de combustão interna.

Os resultados consideram que o preço final do hidrogénio ao consumidor seria entre 2 e 3 dólares por quilograma em 2030, o que seria equivalente ao preço da gasolina e do gasóleo considerando a eficiência dos veículos.

O estudo destaca, ainda, os benefícios ambientais e económicos do uso do hidrogénio como combustível para os transportes. O hidrogénio não emite poluentes locais nem gases de efeito de estufa quando é utilizado em células de combustível ou motores de combustão interna. Além disso, o hidrogénio pode criar oportunidades de negócio e emprego na região de Houston, que já tem uma infraestrutura energética desenvolvida e uma grande procura por combustíveis limpos.

O hidrogénio é considerado um dos combustíveis do futuro, pois pode ser produzido a partir de diversas fontes renováveis ou de baixo carbono, como água, vento, sol ou biomassa. O hidrogénio pode ser utilizado em diversos setores da economia, como indústria, eletricidade, aquecimento ou mobilidade. No entanto, ainda existem vários desafios para tornar o hidrogénio uma realidade comercial, como reduzir os custos de produção e distribuição, aumentar a eficiência e a segurança dos sistemas de hidrogénio e criar uma regulamentação favorável ao seu desenvolvimento.

O estudo de Houston é mais um passo na direção de mostrar que o hidrogénio pode competir com o gasóleo e a gasolina em termos de preço e desempenho nos transportes. Se este cenário se confirmar na prática, o hidrogénio poderá contribuir para a transição energética global.

Os seus autores recomendam que se invista mais na investigação e desenvolvimento do hidrogénio, bem como na criação de uma rede integrada de infraestruturas.

Além disso, sugerem que se promova uma maior cooperação entre os diferentes agentes envolvidos no setor do hidrogénio, como os produtores, os distribuidores, os fabricantes de veículos e os consumidores e que se promova investimento em I&D, inovação e normas e incentivos para o seu desenvolvimento e utilização.

Veja também

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

1 thought on “Hidrogénio Verde a competir com a gasolina e o gasóleo”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

SUBSCREVE A NOSSA

NEWSLETTER

O clube da elite!

Recebe as novidades no teu email

WELCOME,

Enjoy luxury, exclusivity and discretion

NOW TREAT YOURSELF!

Get 25% Off & Free Shipping On Your First Order. Enter Code WELL25SPE

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top