Carros a hidrogénio verde

Carros a hidrogénio verde, da BMW, em fase de teste

Apesar da tendência crescente dos carros elétricos e da produção ainda limitada de hidrogénio verde, a BMW não desiste da tecnologia dos carros a hidrogénio e está agora a produzir cem viaturas para testes e verificação das suas potencialidades, em cenário de condução real.

Estimated reading time: 3 minutes

Em 2019 a BMW revelou no Salão de Frankfurt a criação do iX5 Hydrogen, o SUV da marca movido a hidrogénio verde.

Após quatro anos de desenvolvimento, a ideia agora é fabricar estes carros a hidrogénio para poderem ser utilizados e testados por pessoas não envolvidas no processo de criação e fabrico.

BMW iX 5 Hidrogénio verde
BMW iX 5 Hidrogénio verde; Fonte: Discover BMW UK

O BMW iX5 Hydrogen tem um motor elétrico de 374 cv e, além da bateria, tem dois tanques para armazenagem de 6 kg de hidrogénio a uma pressão de 700 bar.

O modelo tem uma autonomia de 500 Km e leva cerca de 3 minutos a encher os tanques de hidrogénio.

BMW iX 5 Produção de carros a hidrogénio verde
BMW iX 5 Produção de carros a hidrogénio verde, Fonte: Discover BMW UK

Na indústria automóvel a questão da evolução dos motores de combustão para os Veículos Elétricos a Bateria (VEB) passou a ser quase unânime.

De acordo com Oliver Zipse CEO da BMW, unicamente com os carros 100% elétricos não será possível atingir a descarbonização. Os carros a “hidrogénio verde são a peça que falta no quebra-cabeça” da mobilidade verde.

Mas além de algumas empresas nipónicas e coreanas, na BMW está-se a reconsiderar a alternativa do hidrogénio verde.

A BMW utiliza para este modelo dois tanques de hidrogénio da Toyota, mas a Honda e a Hyundai estão também a desenvolver esta tecnologia para os Veículos Elétricos com Célula a Combustível de Hidrogénio (VECH).

A questão da eficácia dos veículos elétricos e a dos carros a hidrogénio verde é discutível, mas um dos maiores benefícios do hidrogénio verde é que só emite água e calor, não emitindo, portanto, gases com efeito de estufa. Além disso o BMW iX5 Hydrogen pesa menos do que o seu equivalente com bateria de iões de lítio de alta capacidade.

Os veículos de transporte a hidrogénio fazem mais sentido em relação aos elétricos, não só pelo excessivo peso da bateria, como também pelo tempo necessário para a respetiva recarga porque isso significa perda de produtividade no transporte.

Com o aumento desse tipo de veículo a hidrogénio é natural que a rede de abastecimento seja aumentada e que, com algum esforço, se possa disponibilizar postos de abastecimento para os dois tipos de carros, elétricas e a hidrogénio verde.

Recentemente, e de acordo com o Expresso Economia de 6 março 2023, a CaetanoBus celebrou contrato com o operador alemão de transportes públicos Deutsche Bahn para a entrega de 60 autocarros movidos a hidrogénio.

A produção de hidrogénio verde é no momento muito reduzida mas, com a indústria que utiliza hidrogénio azul ou cinzento a querer mudar para uma fonte sustentável, a produção de hidrogénio verde tem de ser aumentada, permitindo maior acessibilidade aos carros.

De 1 a 5 estrelas, como avalia este artigo?

5 estrelas para a maior pontuação!

Como achou este artigo interessante...

Partilhe-o na sua rede social favorita!

Gostariamos que o artigo tivesse sido do seu inteiro agrado.

Ajude-nos a melhorar!

Ficaremos muito gratos se nos der o seu contributo para o tornar melhor.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

Junta-te a nós!

Regista e não percas as novidades!

Recebe a newsleter semanal no teu e-mail

Obrigado pela visita!

Surpreenda-se com a nossa página de Facebook.

Volte sempre

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top