Carros a hidrogénio verde, da BMW, em fase de teste »
Carros a hidrogénio verde

Carros a hidrogénio verde, da BMW, em fase de teste

Apesar da tendência crescente dos carros elétricos e da produção ainda limitada de hidrogénio verde, a BMW não desiste da tecnologia dos carros a hidrogénio e está agora a produzir cem viaturas para testes e verificação das suas potencialidades, em cenário de condução real.

Estimated reading time: 3 minutes

Em 2019 a BMW revelou no Salão de Frankfurt a criação do iX5 Hydrogen, o SUV da marca movido a hidrogénio verde.

Após quatro anos de desenvolvimento, a ideia agora é fabricar estes carros a hidrogénio para poderem ser utilizados e testados por pessoas não envolvidas no processo de criação e fabrico.

BMW iX 5 Hidrogénio verde
BMW iX 5 Hidrogénio verde; Fonte: Discover BMW UK

O BMW iX5 Hydrogen tem um motor elétrico de 374 cv e, além da bateria, tem dois tanques para armazenagem de 6 kg de hidrogénio verde a uma pressão de 700 bar.

O modelo tem uma autonomia de 500 Km e leva cerca de 3 minutos a encher os tanques de hidrogénio.

BMW iX 5 Produção de carros a hidrogénio verde
BMW iX 5 Produção de carros a hidrogénio verde, Fonte: Discover BMW UK

Na indústria automóvel a questão da evolução dos motores de combustão para os Veículos Elétricos a Bateria (VEB) passou a ser quase unânime.

De acordo com Oliver Zipse CEO da BMW, unicamente com os carros 100% elétricos não será possível atingir a descarbonização. Os carros a “hidrogénio verde são a peça que falta no quebra-cabeça” da mobilidade verde.

Texto indicando PUBLICIDADE

Mas além de algumas empresas nipónicas e coreanas, na BMW está-se a reconsiderar a alternativa do hidrogénio verde.

A BMW utiliza para este modelo dois tanques de hidrogénio da Toyota, mas a Honda e a Hyundai estão também a desenvolver esta tecnologia para os Veículos Elétricos com Célula a Combustível de Hidrogénio (VECH).

A questão da eficácia dos veículos elétricos e a dos carros a hidrogénio verde é discutível, mas um dos maiores benefícios do hidrogénio verde é que só emite água e calor, não emitindo, portanto, gases com efeito de estufa. Além disso o BMW iX5 Hydrogen pesa menos do que o seu equivalente com bateria de iões de lítio de alta capacidade.

Os veículos de transporte a hidrogénio fazem mais sentido em relação aos elétricos, não só pelo excessivo peso da bateria, como também pelo tempo necessário para a respetiva recarga porque isso significa perda de produtividade no transporte.

Com o aumento desse tipo de veículo a hidrogénio é natural que a rede de abastecimento seja aumentada e que, com algum esforço, se possa disponibilizar postos de abastecimento para os dois tipos de carros, elétricas e a hidrogénio verde.

Colabore connosco.

Veja o anúncio.

Intervalo Publicitário

Pássaro no Ombro

Recentemente, e de acordo com o Expresso Economia de 6 março 2023, a CaetanoBus celebrou contrato com o operador alemão de transportes públicos Deutsche Bahn para a entrega de 60 autocarros movidos a hidrogénio.

A produção de hidrogénio verde é no momento muito reduzida mas, com a indústria que utiliza hidrogénio azul ou cinzento a querer mudar para uma fonte sustentável, a produção de hidrogénio verde tem de ser aumentada, permitindo maior acessibilidade aos carros.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Política de Privacidade          Termos e Condições

SUBSCREVE A NOSSA

NEWSLETTER

O clube da elite!

Recebe as novidades no teu email

WELCOME,

Enjoy luxury, exclusivity and discretion

NOW TREAT YOURSELF!

Get 25% Off & Free Shipping On Your First Order. Enter Code WELL25SPE

Já de saída?

Não percas as novidades

Logotipo PO 100 x 100 png Pop Ups
Scroll to Top